Contador de visitas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COMO ALINHAMOS A NOSSA IMAGEM ÀS AÇÕES?

Um dos ingredientes de sucesso de uma escola passa pela percepção que o seu público possui sobre o seu posicionamento perante pais, alunos e professores. Tal percepção origina-se pelos valores da instituição, pela sua proposta de ensino, qualidade no atendimento, público-alvo, entre outros.
Porém, tão importante quanto atuar firmemente na divulgação de suas crenças e valores, o gestor da escola deve se perguntar: "será que o meu público realmente visualiza a instituição da forma como a promovemos?".
Vale ressaltar que a imagem da escola, muitas vezes associada a campanhas de marketing, que visam divulgar os diferenciais existentes, geralmente embasados em sólidas propostas de ensino, de tradição ou inovação, por exemplo, ficam expostas perante a comunidade no sentido em que serão cobradas pelos mesmos valores que divulgam.
Mas como atuar de forma a não cometermos erros que possam nos levar a armadilhas que, além de prejudicarem a prospecção de novos alunos, gerem uma imagem errônea da instituição?
Para evitar que tais situações ocorram, uma das ações que devem ser tomadas pelo gestor diz respeito a realização de uma análise que identifique se aquilo que a escola faz na prática ( por meio de suas atividades, currículos, forma de comunicação, espaço físico etc.) está alinhado com aquilo que a escola se propõe a fazer (oferecer). Qual é a coerência entre duas realidades?
Para saber as ações da escola estão no caminho certo, estas devem sempre ser analisadas à luz da "Missão" entendemos a razão de ser da instituição ( por que ela existe?) e quais são as suas responsabilidades perante os seus clientes ( o que fazemos e para quem?), a qual norteia todas as suas atividades, desde o seu posicionamento de mercado até suas ações de marketing, culturais, curriculares etc.
Dessa forma, todos na instituição passam a ter uma referência e a agir conforme as mesmas diretrizes, reforçando a imagem da escola perante a sua comunidade, por meio de atitudes concretas que reforçam os seus valores e que, ao mesmo tempo, alinham os seus esforços para ações que geram resultados.

Nenhum comentário: