Contador de visitas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ÁREA DE ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Onde poderá atuar

Como assistente dos engenheiros em atividades voltadas para o desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos e instalações em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos. Além disso, poderá atuar em empresas que fabricam e montam veículos; em indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras.

· Que tipo de atividades irá desempenhar

Sob a supervisão de engenheiros, os técnicos em eletromecânica avaliam projetos, esquemas e instruções, especificam componentes e materiais, definem processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constroem e testam protótipos. Faz parte de suas atribuições realizar manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações.


O que as empresas esperam de você

o Que busque o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado tecnologicamente, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade e o aumento da produtividade.

o Que tenha espírito de liderança e saiba relacionar-se com superiores e subordinados, apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia-a-dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.

o Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas, saber ouvi-las e estar preparado para receber sugestões e críticas.



Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho*

R$ 1.584,48

· Como deve se preparar

Para ser um técnico em eletromecânica é necessário concluir o ensino médio e fazer um curso técnico em eletromecânica. No entanto, técnicos em mecânica, em elétrica ou em eletrônica, com noções da área complementar, também podem exercer a função. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96- LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico.

· Conhecimentos enfatizados

Durante o curso técnico será grande o destaque para as aulas de matemática e física. Além disso, o aluno terá aulas de manutenção, eletrônica e técnicas de automação industrial.

· Estágios

Os estágios em empresas correspondem, no mínimo, a 10% da carga horária do curso técnico.

Nenhum comentário: