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sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

COMO ORIENTAR O ALUNO QUE BATE NO COLEGA E DIZ QUE O PAI MANDOU?


Em casa, as crianças aprendem a lidar com os conflitos da mesma forma que os familiares ou membros da comunidade o fazem.
É na escola que elas têm a oportunidade de vivenciar maneiras mais assertivas e respeitosas de resolvê-los. Para tanto, reafirme sempre que entende a raiva do aluno, mas que na escola a gente não bate."Nós conversamos sobre os conflitos e juntos podemos encontrar outra solução''. Estimule o diálogo, a reconstituição dos fatos, a descriminação dos sentimentos e a busca por respostas não violentas. Espaços sistematizados para discutir os problemas, como assembleias e circulos restaurativos ajudam nesse trabalho.
É preciso estar atento também a crianças que resolvem conflitos de maneira submissa, cedendo sempre. Os pais costumam estimulá-las a se defender batendo. Informe a eles como a escola entende e lida com os conflitos. Ajude a turma a refletir sobre as relações e a buscar novas formas de conviver.

AVALIAÇÃO


Dar visto nos cadernos é uma boa forma de acompanhar o desenvolvimento dos alunos?

Por muito tempo, os vistos foram usados para vigiar e punir quem não fazia tarefa. Esse cenário mudou e hoje a prática pode ser considerada um procedimento de avalição. Para tanto é preciso ir além da assinatura no caderno. Os alunoos pequenos, em geral, adoram que o professor veja as lições feitas e deixem nelas sua marca. É preciso, no entanto, olhar os cadernos com atenção. Como o tempo escolar é precioso, dedique dez minutos por aula para as devolutivas e escolha alguns alunos por dia - de modo que ao fim de um período, todos sejam contemplados. Pare nas carteiras e converse com cada criança. Procure saber das dificuldades dela e por que deixou de fazer alguma atividade. O trabalho revelará muito sobre os avanços dos estudantes.

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