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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OS SONHOS ALIMENTAM A VIDA


Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder. Eles nascem como flores nos terrenos da inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana, um lugar que poucos exploram e compreendem.
Há dois tipos de sonhos.
Primeiro, os sonhos produzidos quando mergulhamos no sono. Segundo, os sonhos que produzimos quando estamos acordados, vivendo as batalhas da existência, sentindo a vida que pulsa em nosso dia-a-dia.
Os sonhos gerados no sono têm grande importância para o desenvolvimento da inteligência. Quando adormecemos o "eu", que representa nossa vontade consciente, deixa de atuar logicamente, e, paralelamente, alguns fenômenos inconscientes começam a ler continuamente a memória e produzir idéias, imagens mentais, fantasias e personagens. Há uma explosão criativa nos sonhos noturnos, uma releitura do passado.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

COMPORTAMENTO


Até onde posso permitir que os pequenos brinquem de "namoradinhos"?

Por meio dos jogos simbólicos, crianças vivem diferentes papéis e situações na tentativa de compreender e se adaptar ao mundo. Brincar de polícia e ladrão, casinha etc. é valioso para o equilíbrio afetivo e intelectual dos pequenos.
Por isso, é muito importante que o professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental permita e incentive momentos de faz de conta. Os namoricos entre crianças com idades semelhantes se incluem nesses jogos. Contudo, algumas vezes pode ser preciso intervir no sentido de separar o que faz parte do universo infantil do que pertence ao mundo adulto. Pode brincar de namorar, mas não pode beijar na boca, pois quem faz isso são os jovens e os adultos.
Não há a necessidade de combinar essas regras antes, trabalhe-as conforme as situações forem surgindo e se for necessário. É importante também observar se o ato não está sendo supervalorizado pelos adultos, que acham graça nesses namoricos.
Precisamos respeitar o tempo, as necessidades e a curiosidade natural das crianças.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

INDISCIPLINA


O que fazer com estudantes que destroem o patrimônio da escola?
Nessa situação, é comum usarmos ameaças, sanções coletivas e estímulos à delação. Mas, se um dos objetivos da escola é educar para a vida em sociedade, devemos considerar o aprendizado obtido nesses casos uma conquista bem mais valiosa do que a punição do autor ou a reposição do bem. O aluno deve perceber que é importante reparar um dano causado, mas isso pode ser feito por meio de abordagens que tragam resultados construtivos. Alguns exemplos são devolver o problema para os estudantes e pedir que proponham uma solução não punitiva; ouvir o autor do delito, deixando que apresente um forma de consertar ou repor o que foi quebrado ( sem jamais expô-lo).

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

COMO ORIENTAR O ALUNO QUE BATE NO COLEGA E DIZ QUE O PAI MANDOU?


Em casa, as crianças aprendem a lidar com os conflitos da mesma forma que os familiares ou membros da comunidade o fazem.
É na escola que elas têm a oportunidade de vivenciar maneiras mais assertivas e respeitosas de resolvê-los. Para tanto, reafirme sempre que entende a raiva do aluno, mas que na escola a gente não bate."Nós conversamos sobre os conflitos e juntos podemos encontrar outra solução''. Estimule o diálogo, a reconstituição dos fatos, a descriminação dos sentimentos e a busca por respostas não violentas. Espaços sistematizados para discutir os problemas, como assembleias e circulos restaurativos ajudam nesse trabalho.
É preciso estar atento também a crianças que resolvem conflitos de maneira submissa, cedendo sempre. Os pais costumam estimulá-las a se defender batendo. Informe a eles como a escola entende e lida com os conflitos. Ajude a turma a refletir sobre as relações e a buscar novas formas de conviver.

AVALIAÇÃO


Dar visto nos cadernos é uma boa forma de acompanhar o desenvolvimento dos alunos?

Por muito tempo, os vistos foram usados para vigiar e punir quem não fazia tarefa. Esse cenário mudou e hoje a prática pode ser considerada um procedimento de avalição. Para tanto é preciso ir além da assinatura no caderno. Os alunoos pequenos, em geral, adoram que o professor veja as lições feitas e deixem nelas sua marca. É preciso, no entanto, olhar os cadernos com atenção. Como o tempo escolar é precioso, dedique dez minutos por aula para as devolutivas e escolha alguns alunos por dia - de modo que ao fim de um período, todos sejam contemplados. Pare nas carteiras e converse com cada criança. Procure saber das dificuldades dela e por que deixou de fazer alguma atividade. O trabalho revelará muito sobre os avanços dos estudantes.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ÁREA DE ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA

Onde poderá atuar

Como assistente dos engenheiros em atividades voltadas para o desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos e instalações em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos. Além disso, poderá atuar em empresas que fabricam e montam veículos; em indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras.

· Que tipo de atividades irá desempenhar

Sob a supervisão de engenheiros, os técnicos em eletromecânica avaliam projetos, esquemas e instruções, especificam componentes e materiais, definem processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constroem e testam protótipos. Faz parte de suas atribuições realizar manutenção eletromecânica de máquinas, equipamentos e instalações.


O que as empresas esperam de você

o Que busque o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado tecnologicamente, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade e o aumento da produtividade.

o Que tenha espírito de liderança e saiba relacionar-se com superiores e subordinados, apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia-a-dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.

o Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas, saber ouvi-las e estar preparado para receber sugestões e críticas.



Qual a remuneração média inicial oferecida no mercado de trabalho*

R$ 1.584,48

· Como deve se preparar

Para ser um técnico em eletromecânica é necessário concluir o ensino médio e fazer um curso técnico em eletromecânica. No entanto, técnicos em mecânica, em elétrica ou em eletrônica, com noções da área complementar, também podem exercer a função. Vale destacar que, segundo a Lei Federal 9.394/96- LDB, o aluno poderá cursar o ensino médio e, concomitantemente, fazer o curso técnico.

· Conhecimentos enfatizados

Durante o curso técnico será grande o destaque para as aulas de matemática e física. Além disso, o aluno terá aulas de manutenção, eletrônica e técnicas de automação industrial.

· Estágios

Os estágios em empresas correspondem, no mínimo, a 10% da carga horária do curso técnico.