Contador de visitas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ministério custeia bolsas para estudantes na Atenção à Saúde

Imirante.com /Portal da Saúde

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde vai financiar projetos de educação pelo trabalho na área de Atenção à Saúde elaborados por instituições de ensino superior (IES) em conjunto com secretarias de saúde municipais e estaduais. A iniciativa foi lançada por meio do Edital n° 14/2013 e faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), ação que promove a integração entre ensino e trabalho na saúde durante a graduação. O valor a ser investido pelo Ministério da Saúde é de aproximadamente R$ 76 milhões, podendo variar de acordo com a quantidade de projetos aprovados.
Podem se candidatar instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que ofereçam cursos de graduação em qualquer das 14 áreas da saúde e em Saúde Coletiva. Cada instituição deverá apresentar proposta com duração de dois anos, que se alinhe às necessidades das regiões de Saúde e às prioridades das Redes de Atenção à Saúde – como a Rede Cegonha e a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Os projetos deverão ser elaborados e apresentados conjuntamente pelas instituições de ensino e pelas secretarias de saúde, que devem implementá-los em parceria. As ações devem ser desenvolvidas de forma articulada aos programas pedagógicos dos cursos. As inscrições vão até o dia 15 de abril e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, no seguinte endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=10156.
Pelo programa, serão disponibilizadas bolsas para tutores (professores), preceptores (profissionais do serviço de saúde) e estudantes de graduação da área da saúde. Os tutores deverão ser professores de graduação das disciplinas envolvidas na integração ensino-serviço. Já os preceptores devem estar envolvidos em atividades de ensino nas unidades de saúde onde atuam.

PET-SAÚDE

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial 421/2010 e financia bolsas para docentes, estudantes e profissionais que atuam na Rede de Atenção à Saúde. Desde 2009, o PET-Saúde investiu R$ 170 milhões nos projetos para promover a integração do estudante com a comunidade e com o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o programa conta com a participação de 99 instituições de ensino superior, abrangendo 709 cursos de saúde. Com 120projetosem execução, a ação envolve mais de 8mil bolsistas, entre tutores acadêmicos, preceptores dos serviços de saúde e estudantes.A expectativa é que este novo edital duplique o número de estudantes atuando nas redes de atenção nos próximos dois anos, tempo de duração dos projetos.

Nenhum comentário: