Contador de visitas

sábado, 20 de abril de 2013

Aged apreende quase cinco toneladas de queijo clandestino

Imirante, com informações da Sagrima

Foto: Divulgação/Aged

SÃO LUÍS - Uma equipe liderada pelo médico-veterinário José Barbosa, chefe da Unidade Veterinária Local da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), apreendeu, na madrugada deste sábado (20), uma carga de 4,9 toneladas de queijo que seguia para o município de Sobral (CE), sendo transportada de caminhão sem as condições sanitárias exigidas por lei.
A apreensão aconteceu durante operação de barreira móvel no município de São Francisco do Brejão, a 40 km de Açailândia. O queijo transportado irregularmente foi produzido em um laticínio instalado em São Francisco do Brejão. O estabelecimento conta com o selo de inspeção estadual e tem autorização da Aged para funcionar, porém, infringiu a legislação sanitária no que se refere às exigências para o transporte do produto e não respeitou os critérios de comercialização determinados para o tipo de certificação que possui. O motorista foi autuado em flagrante pela equipe da Aged e terá que pagar uma multa de R$ 1 por quilo de queijo apreendido. O mesmo estabelecimento foi autuado, no fim do ano passado, pelo transporte irregular de uma carga de 4,5 toneladas de queijo, que, também, teria como destino um município fora do Estado do Maranhão.
Ainda na manhã deste sábado (20), a carga irregular de queijo foi transportada por fiscais da Aged, sob escolta da Polícia Militar, para o aterro sanitário de Açailândia, onde foi incinerada conforme a legislação sanitária vigente.

Nenhum comentário: