Contador de visitas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Secretários discutem situação do SUS em São Luís

Do G1 MA

Fortalecimento do Sistema Único de Saúde está em discussão na capital

Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do N/NE ocorre até quarta.
Nesta terça-feira, ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará na cidade.

Representantes das secretarias de saúde reunidos em São Luís (Foto: Nestor Bezerra/ Divulgação) 
Representantes das secretarias de saúde reunidos
em São Luís (Foto: Nestor Bezerra/ Divulgação)
 
São Luís está sediando até a próxima quara-feira (29) o I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, que está sendo realizado no Rio Poty Hotel. O evento congrega, ainda, o IX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Região Nordeste, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde da Região Norte e o I Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão.
Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão participando do evento. "É uma iniciativa importante porque reúne pessoas comprometidas com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria da saúde pública", ressaltou o subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Soares Leite, na abertura da Oficina de Planejamento da SES.

Estavam presentes também os secretários de Estado de Saúde do Ceará, José Arruda Bastos; de Roraima, Miguel Ângelo D´Elia e o secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso.
A oficina da SES reuniu secretários e técnicos municipais de planejamento na discussão do Plano Plurianual e sua inter-relação com os instrumentos de planejamento da área de saúde; controle social, modelos de atenção a saúde; atenção básica e unidade gestora de controle, regulação, avaliação e auditoria.   
Assessora chefe de Planejamento e Ações Estratégicas da SES, Francisca Nogueira da Silva, explicou que o Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde  (PlanejaSUS)  é representado pela atuação contínua, articulada, integrada e solidária do planejamento das três esferas de gestão do SUS.
"O objetivo é pactuar diretrizes gerais para o processo de planejamento no âmbito do SUS e o elenco dos instrumentos a serem adotados pelas três esferas de gestão e, ainda, formular metodologias e modelos básicos dos instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação que traduzam as diretrizes do SUS, com capacidade de adaptação às particularidades de cada esfera administrativa", explicou.
O encontro prossegue nesta terça-feira (28), quando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em São Luís para a reunião da Comissão Intergestores Tripartite, para a discussão de temas e tomada de decisões sobre o funcionamento do SUS.

Nenhum comentário: