Contador de visitas

sábado, 29 de junho de 2013

Chuva provoca cheia de rio e dois mil animais morrem afogados no Paraná

Do G1 PR, em Paranavaí

Em Douradina os prejuízos com a chuva passam de R$ 10 milhões.
No município de Querência do Norte, 120 famílias estão desabrigadas.

Alguns cavalos não conseguiram fugir a tempo e moradores tentam resgatá-los do meio do rio (Foto: Divulgação/Prefeitura Douradina)Alguns cavalos não conseguiram fugir a tempo e moradores tentam resgatá-los do meio do rio (Foto: Divulgação/Prefeitura Douradina)

Dos 2.500 animais que eram criados nas propriedades rurais de Douradina, no noroeste do Paraná, 2.000 morreram afogados pela cheia do Rio Ivaí, que alagou a cidade. Os donos das fazendas não conseguiram transferir a tempo as cabeças de gado e os cavalos para locais mais distantes. O número foi confirmado pelo prefeito Francisco Aparecido de Almeida, nesta sexta-feira (28).
Desde quarta-feira (19) a chuva castiga o Paraná e 59 municípios decretaram estado de emergência. Segundo a Defesa Civil mais de 78 mil pessoas foram afetadas, mais de 12 mil estão desalojadas até o momento. Conforme o Instituto Tecnológico Simepar já choveu mais de 3.900 milímetros - 220,7 mm a mais do que o esperado para o todo o mês. Nesta sexta-feira, a chuva deu uma trégua para os moradores.

A área agrícola registrou ainda mais prejuízos. Plantações de arroz, depósitos, equipamentos agrícolas e móveis também foram perdidos. Pecuaristas e equipes da prefeitura trabalham para resgatar os outros 500 animais que sobreviveram. O objetivo é transferi-los para locais seguros, distantes da margem do rio.

A prefeitura de Douradina estima que os prejuízos com a morte dos animais, com a perda de plantações de arroz e equipamentos podem ultrapassar os  R$ 10 milhões. “O nível do rio nunca tinha chegado a esse ponto. Tem trator, móveis, animais, tudo debaixo da água”, descreve o prefeito Francisco Aparecido de Almeida.

As famílias que cuidavam das propriedades foram retiradas na quinta-feira (27) com a ajuda de um barco da prefeitura e abrigadas em casas de parentes.

Cerca de 120 famílias estão desabrigadas em Querência do Norte (Foto: Reprodução/ RPC TV Noroeste) 
Cerca de 120 famílias estão desabrigadas em Querência
do Norte (Foto: Reprodução/ RPC TV Noroeste)
 
Querência do Norte

Em Querência do Norte , os prejuízos também são grandes. Como o município é cercado pelos rios Ivaí e Paraná, 120 famílias estão desabrigadas. Da madrugada de quinta para sexta-feira a água avançou mais 30 metros da margem.
As propriedades rurais que ficam à margem dos dois rios foram encobertas e a água já atinge o local onde os agricultores transferiram as cabeças de gado que sobreviveram, cerca de 35 metros acima.
Segundo a Prefeitura de Querência do Norte, a Defesa Civil do município está acompanhando as famílias e deve emitir um balanço dos estragos e a quantidade exata de pessoas desabrigadas.

Nenhum comentário: