Contador de visitas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Polícia recaptura dois fugitivos de Pedrinhas e investiga últimas fugas


Do G1 MA

Um dos presos foi encontrado no Centro de São Luís e o outro, na BR-222.
Sejap investiga se houve conivência de funcionários durante a fuga.

Procurados fugitivos do Presídio de Pedrinhas (Foto: Reprodução/TV Mirante) 
Procurados fugitivos do Presídio de Pedrinhas
(Foto: Divulgação/Disque-Denúncia)

Dois dos 15 presos que fugiram da Penitenciária de Pedrinhas foram recapturados ontem (19). Robson Mendes, o Erê, foi encontrado em um salão de beleza na Rua São Pantealeão, no Centro de São Luís, enquanto José Francisco Pereira da Silva foi recapturado na BR-222, em Chapadinha, a 247 quilômeros da capital maranhense.
A localização dos dois fugitivos foi denunciada por meio do Disque-Denúncia. O órgão já divulgou o retrato falado dos presos (confira ao lado). Ainda estão foragidos Benedito Melo Filho, Daniel Nogueira Moreira, Eduardo Wanderley Ferreira da Silva, Erles de Oliveira Silva, Francivan Nunes da Silva, Gleidson Boas, João Luiz da Silva, José Fortunato Viegas Júnior, Kenyo Fernando Sousa Silva, Leonilson Amorim Mineiro, Lúcio Flávio Pinheiro Ferreira, Marcos Vinicius Alencar Correia e Nelson Ribeiro Pereira. A maioria deles foi presa por tráfico de drogas; dois são acusados de latrocínio (roubo seguido de morte). Boa parte deles também responde por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Todos aguardavam julgamento quando fugiram.

Somente dois fugitivos já foram recapturados (Foto: Divulgação/Disque-Denúncia) 
Somente dois fugitivos já foram recapturados
(Foto: Divulgação/Disque-Denúncia)

A fuga aconteceu na madrugada de domingo (14). Os 15 detentos escaparam da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) por um túnel de 18 metros de comprimento e dois de profundidade, escavado na cela 5, do Bloco C.
Os foragidos podem ser denunciados por meio do Disque-Denúncia, no telefone (98) 3222-5800 para ligações da capital e 0300-313-58-00 para ligações do interior do Estado. A Central de Atendimento funciona 24 horas. O anonimato do denunciante é garantido.
 
Pedrinhas teve oito fugas em quatro meses, diz Sejap

A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) investiga se houve conivência de funcionários na fuga. Desde março, 40 detentos já escaparam do presídio. De acordo com a secretaria, em quatro meses foram oito fugas.
Em uma delas, os presos fugiram durante o banho de sol no pátio da Casa de Detenção Provisória (CDP). Em outras duas, os detentos utilizaram túneis escavados em suas celas, sem que fossem percebidos pelo sistema de monitoramento.

Secretário Sebastião Uchôa reconhece fragilidade da segurança em  Pedrinhas (Foto: Biné Morais/O Estado) 
Sebastião Uchôa reconhece fragilidade da segu-
rança em Pedrinhas (Foto: Biné Morais/O Estado)

Na fuga do último domingo (14), 10 monitores e um agente penitenciário estavam de plantão. O titular da Sejap, Sebastião Uchôa, reconhece que há fragilidade em quase todos os presídios, mas acredita que em quase todos os casos houve negligência dos funcionários que estavam de plantão.
“É difícil. Dez monitores, um inspetor e um agente do quadro não perceberem esse túnel, que não se faz em apenas um dia, mas em, no mínimo, três”, disse.
A instalação de um processo administrativo já foi solicitada à Corregedoria do Sistema Penitenciário para apurar o caso. Segundo o secretário, além dos dois túneis por onde os presos fugiram, outros três foram descobertos quando estavam sendo escavados dentro das celas.

Nenhum comentário: