Contador de visitas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Confraternização reunirá familiares de vítimas da Kiss no Dia dos Pais

Luiza Carneiro Do G1 RS

Diversas atividades estão programadas para este domingo (11).
Tragédia na casa noturna de Santa Maria matou 242 pessoas .
 
Familiares de vítimas de Kiss farão confraternização na Estância Minuano, em Santa Maria (Foto: Divulgação/ Estância Minuano)Familiares de vítimas de Kiss farão confraternização em estância de (Foto: Divulgação/ Estância Minuano)
 
Em busca de conforto, a Associação dos Familiares de Vítimas da Tragédia de Santa Maria reunirá pais e sobreviventes neste domingo (11) em uma confraternização de Dia dos Pais. O encontro será realizado na Estância Minuano e tem previsão de reunir pelo menos 400 pessoas. O incêndio que matou 242 pessoas na boate Kiss completou seis meses em julho.
O dia será de reflexão, de acordo com Teresinha Chagas, secretária da Associação e mãe de João Renato, que morreu na casa noturna. “Essas datas para nós não têm mais muita graça. São ‘primeiras vezes’ de novo. Vai ser difícil e vamos nos unir”, explica ao G1 Teresinha.
Junto com um grupo de mães, elas organizam atividades para homenagear os pais. Além de  churrasco, realizado a partir de alimentos doados, surpresas, apresentação musical de um grupo ecumênico e sorteio de presentes estão na programação.

Local repleto de natureza será conforto para familiares no Dia dos pais (Foto: Divulgação/ Estância Minuano) 
Local repleto de natureza será conforto para
familiares no Dia dos pais (Foto: Divulgação/
Estância Minuano)
 
A reunião tem como objetivo auxiliar os pais a superar a dor pela perda dos filhos e manter as famílias unidas na luta pela punição aos responsáveis pela tragédia. Segundo o presidente da Associação, Adherbal Ferreira, pai de Jennefer, foram convidados também integrantes da Base área de Santa Maria que ajudaram no resgate e transporte dos feridos da Kiss.
“Duas ONGs, uma de Santana do Livramento e outra do Mato Grosso, também foram convidadas a participar. Queremos fazer um momento especial”, explica  Adherbal. A deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) estará presente ao lado do marido. Ela perdeu o filho de oito anos e defende projetos em defesa de vítimas de violência.
As ONGs convidadas instituições são parceiras da AVTSM e se uniram em um movimento nacional Pelo Fim da Impunidade. A iniciativa consiste em um abaixo-assinado, que pede penalidades mais duras aos crimes contra a vida, previstos na nova proposta de Código Penal, que se encontra em análise no Congresso Nacional.

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 242 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.
O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados. Dois proprietários da casa noturna e dois integrantes da banda foram presos nos dias seguintes à tragédia, mas a Justiça concedeu liberdade provisória aos quatro em 29 de maio.

Veja as conclusões da investigação

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
- As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
- O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
- A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
- Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
- A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
- As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
- A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
- Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
- As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
- Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas

Nenhum comentário: