Contador de visitas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cena de atrasado no Enem era falsa; aluno da USP diz que fez 'brincadeira'

Do G1 São Paulo

No domingo, caso ganhou destaque no G1 e em outros sites.
Estudante fingiu ter chegado atrasado e perdido a prova.


Flávio Renato Queiroz Segundo (Foto: Arte/G1)


No domingo (27), logo depois do fechamento de um local de prova do Enem em São Paulo, o estudante Flávio Renato Queiroz chegou correndo, pulou sobre o portão fechado e pediu para entrar. Com o pedido rejeitado, ele se virou e, cercado por fotógrafos e repórteres, deu entrevista como se tivesse acabado de perder o exame. A cena era falsa.
Queiroz não era de Barueri nem tentava vaga de economia na Ufscar, como declarou aos jornalistas. Ele é aluno do curso de ciências contábeis da USP (Universidade de São Paulo) e não estava inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio.
Ele diz que apenas fez uma brincadeira com alunos de uma faculdade rival e que pretendia divulgar o vídeo na internet.
Mas suas declarações, dadas espontaneamente, ganharam destaque no G1 e em outros sites no domingo, como se seu drama fosse uma história verdadeira. Ele deixou o local sem explicar que acabara de fazer uma brincadeira.
No G1, o caso foi noticiado em duas reportagens (aqui e aqui), suas imagens entraram na galeria de fotos do 2º dia de provas (aqui e aqui). Houve destaque na Página principal do portal e na cobertura em tempo real do Enem.
 
USP x Mackenzie

Queiroz diz que a ideia não era encenar um atraso. Ele afirma que pulou na grade e gritou frases para provocar os alunos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie. A cena era registrada por um amigo do jovem, e seria postada no YouTube para aquecer a rivalidade entre as faculdades, às vésperas dos jogos universitários.
“Minha intenção começou com a ideia de um amigo meu, porque temos agora dia 15 de novembro o Economíadas e íamos fazer um vídeo para zoar o Mackenzie. Só eles pagam faculdade, é segunda opção. Eu chego, venho correndo, pulo na grade, falo que não quero fazer Mackenzie, que é minha segunda opção. Quando eu desço, tem um monte de jornalistas fazendo pergunta, tirando foto. Eu comecei a dar respostas.”
Ele diz que, quando se viu cercado de jornalistas, resolveu inventar um drama particular. Queiroz diz que não se arrepende do teatro, e que a brincadeira foi recebida com doses de graça e receio por seus familiares.
“Não, por que eu ficaria (arrependido)? Não achei nada demais. Meu pai ficou bem tranquilo. Eu já moro fora de casa, sou maior de idade, não tem muito o que fazer. Meu pai deu risada. Comigo ele nem falou nada. A família fica meio receosa, com medo, mas...”
Questionado se pediria desculpas a leitores que se solidarizaram com seu drama sem saber que era falso, ele lamenta. "Peço desculpas, nada passou de uma brincadeira de faculdade". E aos que consideram a história tola, ele aconselha: "Leve menos a serio. Vai passar raiva à toa."

Nenhum comentário: