Contador de visitas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Centenas são detidos em confronto entre PMs e grupo mascarado no Rio


Do G1 Rio

Mais de 200 pessoas foram levadas à delegacia, diz OAB-RJ.
Problema ocorreu após passeata pacífica de professores.



Mais de 200 pessoas foram encaminhadas à delegacia durante os protestos do Centro do Rio na noite desta terça-feira (15), em que ativistas mascarados e policiais militares se envolveram em confrontos, confome a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) confirmou ao Bom Dia Brasil.
O confronto ocorreu após uma passeata pacífica que reuniu 10 mil professores. Até as 22h30, a região ainda era cenário de confrontos. O acampamento defindo como "Ocupa Câmara" foi desfeito pela PM.
De acordo com o Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio (Sepe), que marcou a passeata para o Dia dos Professores, quando o confronto começou, os docentes já haviam se dispersado. O tumulto se iniciou cerca de 45 minutos depois do ato. Por volta das 20h15, a região foi tomada pela fumaça das bombas lançadas por PMs e por morteiros disparados pelos vândalos. Poucas pessoas circularam no Centro na tarde desta terça já que empresas dispensaram funcionários mais cedo.

Num dos momentos de maior tensão, um grupo de oito policiais militares do Batalhão do Choque ficou ilhado em meio a ativistas, protegidos por escudos e lançando bombas de gás. Também nas imagens, um ativista foi atingido por uma bomba de gás e caiu. Ele se levantou e saiu caminhando, enquanto socorristas voluntários tentavam ajudá-lo.
 
Carro da PM incendiado
 
Os mascarados jogavam pedras na direção dos policiais. Um carro da Polícia Militar foi incendiado no bairro da Glória, vizinho ao Centro.
Até as 22h, a PM não informou quantos homens do efetivo atuavam na região durante o protesto e no tumulto. Em diversos momentos, os mascarados vaiavam os policiais.

Detidos

Os vândalos foram levados para a 17ª DP (São Cristóvão). Além deles, pelo menos dois ônibus deixaram a Câmara Municipal com ativistas que estavam no "Ocupa Câmara", acampamento feito há mais de dois meses no local, que foi desfeito em uma ação do Batalhão do Choque por volta das 23h.
O trânsito também foi interditado em alguns pontos. E estações do metrô que ficam na região central do Rio foram fechadas por medida de precaução.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas participam do protesto no Centro do Rio (Foto: Christophe Simon/AFP)Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil participam do protesto no Centro (Foto: Christophe Simon/AFP)
 
Durante o tumulto, um grupo retirou as placas de aço que estavam protegendo os bancos contra os ataques. Em muitos pontos da Avenida Rio Branco, foram montadas fogueiras.  Por causa da confusão, muitos bares da Lapa, área boêmia do Rio, fecharam as portas. O Corpo de Bombeiros informou que equipes apagaram focos de incêndio em uma agência bancária. Muitas fachadas de prédios comerciais foram depredadas.

Mapa de destruição (Foto: Editoria de Arte/ G1)
 

Nenhum comentário: