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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Globo favorece Corinthians e paga R$ 35 mi a mais do que ao Flamengo

Uol.com   
Por DANIEL CASTRO



Rodrigo Coca/Agência Corinthian


O meia Renato Augusto em jogo do último domingo; Corinthians fatura com TV quase o dobro do Santos

  Dono da maior torcida do país, o Flamengo recebe bem menos da Globo do que o Corinthians, segundo na preferência das arquibancadas.
Estudo realizado pelo Itaú BBA, banco de atacado e investimentos do Grupo Itaú, mostra que o Corinthians faturou R$ 156 milhões com a venda de direitos para a televisão em 2012. O valor é 42% maior do que as receitas do Flamengo com direitos televisivos, R$ 110 milhões.
De acordo com Cesar Grafietti, gerente de crédito do Itaú BBA e um dos autores do estudo, o fato de o Corinthians ter disputado (e vencido) a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa em 2012 ajuda, mas não justifica a arrecadação R$ 46 milhões maior do que a do Flamengo.
Desses R$ 46 milhões a mais, estima Grafietti, pelo menos R$ 35 milhões saíram dos cofres da Globo. Ou seja, a Globo paga mais para o Corinthians do que ao Flamengo, diferentemente do que se pensava.
"Certamente, o grosso desse dinheiro vem da Globo. O Corinthians tem mais receita com TV do que o Flamengo no mesmo campeonato que os dois disputam [o Brasileiro]", afirma Grafietti, que não teve acesso a contratos _apenas a balanços.
Mais completo estudo econômico-financeiro do futebol brasileiro, o levantamento do Itaú BBA é realizado desde 2010. Neste ano ano, a principal conclusão é de que os direitos televisivos estão impulsionando o crescimento do futebol brasileiro.
Na média dos 24 clubes estudados, as receitas com contratos de TV cresceram 35% de 2010 a 2012, bem mais do que publicidade (12%), bilheteria (9%) e venda de atletas (20%). No ano passado, os times faturaram R$ 1,326 bilhão com televisão, o que representa 45% do total de R$ 2,965 bilhões de receitas.
Dos grandes clubes, em três anos a televisão incrementou as receitas do Corinthians em 70%, do Flamengo em 80%, do Cruzeiro em 104%, do São Paulo em 69% e do Santos em 55%.
A mudança se deve ao modelo de negócio. Antes, a Globo comprava os direitos do campeonato Brasileiro do Clube dos 13, que repassava o dinheiro aos times em cotas. Agora, a negociação é direta entre agremiações e emissora. Quem tem mais audiência, tem mais poder.

Veja quanto cada clube faturou em 2012 com direitos de TV:

1. Corinthians: R$ 156 milhões;
2. Flamengo: R$ 110 milhões;
3. Santos: R$ 84 milhões;
4. São Paulo: R$ 81 milhões;
5. Atlético-MG: R$ 69 milhões;
6. Grêmio: R$ 62 milhões;
7. Vasco: R$ 56 milhões;
8. Cruzeiro: R$ 49 milhões;
8. Internacional: R$ 49 millhões;
10. Bahia: R$ 33 milhões;
11. Palmeiras: R$ 30 milhões;
12. Fluminense: R$ 28 milhões;
13. Figueirense: R$ 24 milhões;
14. Coritiba: R$ 22 milhões;
15. Criciúma: R$ 20 milhões;
16. Botafogo: R$ 19 milhões;
17. Goiás: R$ 19 milhões;
18. Atlético-PR: R$ 16 milhões;
18. Atlético-GO: 16 milhões;
20. Ponte Preta: R$ 15 milhões;
20. Portuguesa: R$ 15 milhões;
22. Vitória: R$ 10 milhões.

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