Contador de visitas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Mais Médicos": 209 cubanos desembarcam em São Luís

Imirante.com, com informações da Agência Saúde

Ao lado dos 226 que já estão em atividade, eles vão atuar em 108 municípios maranhenses.

SÃO LUÍS - Os 209 médicos cubanos que vão ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa "Mais Médicos" em 108 municípios maranhenses desembarcaram no início da tarde em São Luís. Nesta segunda-feira (2), um grupo foi recebido pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. Na capital maranhense, passarão uma semana conhecendo a realidade local da rede pública de saúde e as características epidemiológicas da população antes de seguirem para as cidades onde vão atuar.

Foto: Biné Morais/O Estado.

Esses profissionais se juntam aos 226 que já estão em atividade no Maranhão, totalizando 435 médicos do programa em 150 cidades maranhenses. Com isso, o "Mais Médicos" chegará a mais de 1,5 milhão de pessoas que não tinham acesso a atendimento médico em atenção básica no Estado. O novo grupo está entre os 2.117 que começaram a se deslocar para os Estados brasileiros a partir de sábado (30), após aprovação no curso de avaliação do programa. Outros 700, totalizando os três mil médicos que desembarcaram no Brasil no início do mês, terminam o curso na próxima quarta-feira (4).
Atualmente, 3.678 profissionais participam do programa, sendo 819 brasileiros e 2.859 estrangeiros. Esses médicos estão atendendo a população de 1.099 municípios e 19 distritos indígenas, a maioria deles no Norte e Nordeste do país. Com os 2.117 de agora, o "Mais Médicos" chega a 5.795 profissionais em atuação em mais de 2.000 cidades. Até o fim do ano, serão 6,6 mil profissionais. Isso representa impacto na assistência em atenção básica em mais de 22,7 milhões de pessoas, que antes não tinham acesso a atendimento em suas comunidades.
Dos 2.300 que fizeram a avaliação na sexta-feira (29), 2.117 foram aprovados, 19 reprovados e 156 ficaram em recuperação e passarão por mais duas semanas de avaliação antes de se deslocar para os municípios. Além desses, dois médicos apresentaram problemas de saúde e voltaram para Cuba e seis ainda aguardam validação de seus documentos para seguir para os estados.
A aprovação na etapa de avaliação é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem o qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.
Ao longo desta semana, os 209 médicos que atuarão nos municípios maranhenses serão apresentados aos gestores locais e receberão informações sobre as estratégias em curso no Estado e nos municípios em relação à Atenção Básica, sistemas de informação e regulação, os planos de Saúde, além de fazer visitas guiadas às unidades básicas de saúde. Além de São Luís, outras capitais do país receberão médicos cubanos por uma semana para conhecerem a estrutura hospitalar da rede pública dos estados antes de seguirem aos municípios.

Nenhum comentário: