Contador de visitas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Modelo diz que não oferecia vantagens indevidas a prefeitos

UOL.COM
 
Suspeita de participar da quadrilha que lavava dinheiro e desviava recursos de fundo de pensão, a modelo e agente de investimentos Luciane Hoepers disse que não oferecia vantagens indevidas a prefeitos e que apenas negociava investimentos.
Em entrevista exibida ontem pelo "Fantástico", da TV Globo, Luciane disse que não poderia ser "condenada a ser prostituta" por ser bonita, criticou o "sensacionalismo" e desafiou a Polícia Federal a apresentar provas.
"Só porque sou bonita eu sou condenada a ser prostituta? Só porque sou bonita eu não tenho capacidade para convencer que o instituto de previdência possa investir num fundo que está sendo mais rentável? Se tiver alguma escuta que coloque eu como prostituta, cobrando ou me oferecendo para ir para a cama, que a delegada solte e comprove", disse. 

 
Reinaldo Gama/UOL
 
Luciane Hoepers, 33, é loira, tem olhos verdes e aparece em fotos e imagens sensuais, todas espalhadas pela internet. Ela ficou cinco dias presa e foi indiciada por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Ao "Fantástico", Luciane negou ainda que houvesse pagamento de propina a prefeitos e disse que, mesmo que houvesse algum tipo aliciamento, isso não seria suficiente para fechar o negócio. "Não houve pagamento de propina algum. A gente fazia intermédio de fundo de investimento e recebíamos a corretagem".
"Mesmo que fosse realidade eu aliciar prefeito, ele não precisa assinar. Quem assina são os gestores. O que o prefeito ia fazer? Colocar revolver e mandar assinar? Ia ameaçar de exonerar? Ia fazer isso por causa de uma loira ou uma morena?", completou.

Vizinhos chamam a polícia por causa de festa na casa de Romário, em Brasília

Demétrio Weber

Convidados estacionaram carros na frente de garagens de outras residências, bloqueando o acesso de moradores

 
 
 

Festa na casa de Romário começou no fim da tarde de sábado e era apenas para convidados, sem venda de ingressos
Foto: Ailton de Freitas / Arquivo O Globo
Festa na casa de Romário começou no fim da tarde de sábado e era apenas para convidados, sem venda de ingressosAilton de Freitas / Arquivo O Globo
 
BRASÍLIA - No primeiro fim de semana após o deputado federal Romário (PSB-RJ) voltar ao PSB, uma festa realizada em sua casa, no sábado, em Brasília, provocou atrito com vizinhos. O problema ocorreu do lado de fora da casa: convidados da festa estacionaram seus carros na frente de garagens de outras residências, bloqueando o acesso de moradores. Vizinhos chamaram a Polícia Militar, que teria aplicado multas por estacionamento irregular.
A assessoria de Romário confirmou que o deputado estava em Brasília, mas não soube dizer se ele estava em casa. De acordo com a assessoria, a festa começou no fim da tarde de sábado e era apenas para convidados, sem venda de ingressos.
A assessoria informou que o deputado não faria declarações sobre o incidente, destacando que problemas de estacionamento são crônicos em festas no Lago Sul. A assessoria afirmou também que o parlamentar não tem como controlar o local onde convidados estacionam seus veículos.
A festa na casa de Romário promovia o Paradise Weekend, um festival de música eletrônica que será realizado na Costa do Sauípe, na Bahia.
A Polícia Militar do Distrito Federal informou que não teria como confirmar, neste domingo, se houve estacionamento irregular no sábado, no endereço da festa.

Ator Cláudio Cavalcanti morre aos 73 anos, no Rio

DO UOL, no Rio
             

 

 
Morreu às 17h45 deste domingo (29), no Rio de Janeiro, aos 73 anos, o ator e secretário municipal de Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, onde Cavalcanti estava internado desde o último dia 16. A assessoria não revelou a causa da morte.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio de Janeiro, o ator será cremado no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio. O velório acontecerá a partir das 9h desta terça-feira e a cerimônia de cremação deve ocorrer às 13h.
Ao longo da carreira, Cavalcanti participou de mais de 50 novelas, minisséries e especiais, dublagens, 22 longas e dezenas de peças teatrais. Ele também foi vereador do Rio em dois mandatos.
Segundo a assessoria da Prefeitura, o ator se internou no Pró-Cardíaco para fazer uma operação na coluna cervical. No início da semana, ele foi submetido à cirurgia e neste domingo teve um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.
O último trabalho de Cavalcanti na TV foi na segunda temporada de "Sessão de Terapia", que estreia no próximo dia 7 no canal pago GNT.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Caravana Literária Monteiro Lobato chega a São Luís

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
 

São obras e painéis como a vida artística e pessoal do autor.
Exposição fica até o dia 6 de outubro no Shopping da Ilha, Maranhão Novo.



Depois de passar por vários estados, chega ao Maranhão a Caravana Literária Monteiro Lobato. A Caravana,onde  são apresentados painéis onde são descritos momentos da vida artística e pessoal do autor, fica  até o dia 6 de outubro no Shopping da Ilha, no bairro Maranhão Novo, em São Luís.

Entre os livros apresentados, títulos bem conhecidos como 'O Sítio do Pica-pau Amarelo' e obras não tão populares, como a biografia do mestre da literatura infantil, onde são retratadas as faces de escritor e pedagogo.

No espaço, dá para perceber que a maioria das pessoas adora ouvir a boneca tagarela, Emília, personagem criada por Monteiro Lobato. É o caso do pequeno Carlos, de 5 anos, que passou horas batendo papo com a menina de pano e com os outros amigos de Emilia também.

A amostra segue aberta para visitação até o dia 6 de outubro. Depois da exposição, 200 livros sobre a obra do escritor vão ser doados para organizações de São Luís. "É importantíssimo que mediadores, professores e o público em geral tenha acesso a discussões e interpretação sobre a importância de Monteiro Lobato na formação de leitores", disse a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Rose Ferreira.

Seca deixa 70 cidades em situação de emergência no Maranhão

 Do G1 MA

Em 2013, choveu apenas a metade do previsto pelos meteorologistas.
Maior lagoa do Maranhão secou e os animais já não ficam em pé.



No Maranhão, 70 cidades estão em situação de emergência por causa da estiagem secou a maior lagoa do Estado. Sem chuva, os açudes secaram e o pasto desapareceu. Alguns animais já não têm forças sequer para ficar em pé.
De janeiro até agora, choveu apenas a metade do previsto pelos meteorologistas. Toda uma área normalmente estaria coberta de água. É onde deveria estar a maior lagoa do Maranhão, que fica em uma região onde não chove há mais de três meses.  Sem chuva, a lagoa secou e o que restou dela serve como uma das poucas fontes de água para quem vive por aqui. Gente que muitas vezes tem de caminhar por mais de uma hora para matar a sede.

FNDE veta recursos de 44 municípios de AL por falta de prestação de contas

Do G1 AL
 

Pendências são referentes ao Pnate, PDDE e Alimentação Escolar.
Gestores podem regularizar a situação apresentando dados de 2011-2012.


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) bloqueou o repasse de recursos para 44 municípios alagoanos que não apresentaram prestações de contas referentes aos Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), durante o exercício 2011 e 2012.
Segundo o FNDE, com relação ao Pnate, estão com pendências, por não repassarem dados ao Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) no ano de 2011, os municípios de: Belém, Carneiros, Igreja Nova, Jaramataia, Maragogi, Palestina, Passo de Camaragibe, Poço das Trincheiras e São José da Tapera.

Já em 2012, deixaram de prestar contas referentes aos recursos do Pnate os municípios de: Carneiros, Igreja Nova, Jaramataia, Maragogi, Passo de Camaragibe, Roteiro, São José da Tapera e Traipu.

PDDE

No Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE/PDE-Escola) apresentam pendências diante dos exercícios 2011 e 2012, os municípios de: Água Branca, Belém, Cacimbinhas, Cajueiro, Carneiros, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Novo Lino, Palestina, Palmeira dos Índios, Pilar, Piranhas, Poço da Trincheiras, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, São Brás, São José da Tapera, São Sebastião, São Miguel dos Milagres, Traipu e Senador Rui Palmeira.

Educação Integral

Na relação dos inadimplentes quanto ao repasse de dados PDDE da Educação Integral nos anos de 2011 e 2012 estão inclusos os municípios alagoanos de: Cajueiro, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Piranhas, Cacimbinhas, Carneiros, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Ibateguara, Jacaré dos Homens, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Palestina, Palmeira dos Índios, Pilar, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Teotonio Vilela.

Alimentação Escolar

No Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), quem possui pendências são os municípios de Carneiros, Jaramataia, Inhapi, Japaratinga, Passo do Camaragibe e Traipu.

Segundo as normas brasileiras, os municípios são responsáveis pela alimentação e pelo transporte escolar em suas redes. “Mesmo que não recebam o apoio financeiro do governo federal, precisam manter esses serviços de forma contínua”, afirma o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino.

Regularização

Os novos prefeitos que ainda não têm senha do SIGPC devem entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800-616161. Também estão disponíveis no portal eletrônico do FNDE os guias de orientação para auxiliar os gestores estaduais e municipais no preenchimento da prestação de contas.

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 38% e Marina Silva com 16%

Do G1, em Brasília

Diferença entre atual presidente e ex-senadora foi de 8 para 22 pontos.
Informação é do site de 'O Estado de S. Paulo', que encomendou pesquisa.


Pesquisa Ibope presidente 2014 (Foto: Editoria de Arte / G1)

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (26) pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo" informa que Dilma Rousseff (PT) tem 38% das intenções de voto para presidente em 2014, seguida por Marina Silva (sem partido), com 16%.
Em relação a pesquisa de julho, a diferença entre a atual presidente e a ex-senadora aumentou de 8 para 22 pontos percentuais. Na ocasião, Dilma registrava 30% e Marina, 22%.
Aécio Neves (PSDB) aparece com 11% (13% na pesquisa anterior) e Eduardo Campos (PSB), com 4% (antes, 5%). De acordo com o site, 15% afirmaram que votarão em branco ou nulo e 16% disseram que não sabem em quem votar.
O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os últimos dias 12 e 16 em todas as regiões do país, informou o site. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O instituto também simulou um cenário em que o candidato do PSDB é José Serra, em vez de Aécio Neves.
Nesse caso, Dilma tem 37%; Marina, 16%; Serra, 12%; e Campos, 4% – 14% dizem que votarão branco ou nulo e 16% não sabem.

Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Dilma superaria Marina por 43% a 26% (35% a 34% na pesquisa de julho).
Contra um candidato do PSDB (seja Aécio ou Serra), Dilva venceria por 45% a 21% e contra Eduardo Campos, por 46% a 14%.

'É tudo mentira', diz ex-mulher de executivo sobre acusação de irmão

Tatiana Santiago e Marcelo Mora Do G1 São Paulo


Giselma Carmen Campos nega participação na morte do diretor da Friboi.
Irmão confirmou em júri que ela é mandante do assassinato do ex-marido.



A ré Giselma Carmen Campos negou nesta quinta-feira (26) a acusação feita pelo irmão, Kairon Valter Alves, de que seria a mandante da morte do ex-marido, o diretor-executivo da Friboi Humberto de Campos Magalhães, ocorrida em 2008. "É tudo mentira", disse durante o julgamento do caso no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo.
Os dois são réus no júri que começou nesta terça-feira (24). Kairon Alves confirmou na tarde desta quinta que a irmã mandou assassinar o ex-marido. “Depois de muita insistência, ela começou a falar que ele [Humberto] a estava ameaçando. Como fazia muitos anos que a gente não se via, bateu um sentimento e eu disse que ia ajudá-la”, afirmou Kairon durante interrogatório no júri. “Eu culpo a Giselma porque me senti manipulado por ela. Estou muito arrependido, tenho vergonha porque a vida só Deus pode tirar.”
No fim do interrogatório de Giselma, a juíza Eliana Cassales Tosi de Mello colocou os dois irmãos frente a frente. Ela perguntou se Kairon mantinha a versão de que a irmã era mandante do assassinato. Ele disse que sim. A ex-mulher do executivo voltou a repetir que era "mentira".

Eu culpo a Giselma porque me senti manipulado por ela. Estou muito arrependido, tenho vergonha porque a vida só Deus pode tirar"
Kairon Valter Alves

Giselma disse, durante o interrogatório, que Humberto e Kairon "se conheciam" e "tinham uns negócios", sem especificar quais eram eles. Ela contou que o casal se separou em abril de 2008, mas continuava saindo com o ex-marido, mesmo sabendo que o executivo mantinha relacionamento com duas mulheres. Segundo a versão da ré, os problemas com Humberto ocorreram quando ela arrumou um namorado. Ela diz que o executivo começou a atrasar a pensão.
Segundo Giselma, durante todo o período de namoro e casamento, Humberto saía com outra mulheres. "A gente conversava, ele dizia que me amava e queria mudar", afirmou. Em relação ao filho Carlos Eduardo Magalhães, que testemunhou contra ela no julgamento, a ré disse que "ama muito" o jovem, mas que os dois estão tendo problemas.
Ela alegou que o depoimento do estudante "tem muita coisa que não é verdade". Sobre ter pedido que o filho mais novo não encontrasse o pai na noite do crime - eles tinham marcado um jantar -, Giselma afirmou que Carlos Eduardo chegou em casa gripado e a pediu para comprar um remédio, por isso sugeriu que ele não fosse ao encontro com o executivo.
Questionado qual seria o motivo de Kairon a incriminar pelo assassinato, Giselma disse que o irmão havia pedido R$ 15 mil a ela para uma cirurgia de um filho, mas ela não tinha o dinheiro naquele momento para dar. Por isso, acredita que o irmão ficou com raiva dela.
Ela insistiu para o fato de que não tinha motivos para matar o marido. "Eu tinha pensão, 50% dos bens seriam meus, estava montando a minha fábrica com uma boa previsão de lucro. Com a morte dele, não tenho mais a pensão, nem os bens e nem o dinheiro na hora que eu quero", declarou.
Ao final deste terceiro dia de julgamento, o promotor José Carlos Consenzo adiantou que irá pedir a prisão de Giselma em caso de condenação. "Apesar de estar em liberdade em razão de uma liminar do Supremo (Tribunal Federal), a minha interpretação é a de que não há alcance (para a manutenção da liberdade da ré). Ela não tem domicílio no distrito onde ocorre o julgamento. Ela disse para o filho dela que se fosse condenada não ficaria um dia na cadeia e fez ameaças a testemunhas", justificou Consenzo.
Segundo o promotor, a possibilidade de uma fuga por parte da ré "é iminente". "Ela não mora no distrito e está com dinheiro", afirmou.
Já para Mauro Nacif, advogado de defesa de Giselma, Kairon mentiu no júri ao disser que foi manipulado pela cliente dele e ainda acredita na absolvição dela. "Existe uma norma: na dúvida, decida-se a favor do réu. Eu continuo insistindo que o delegado nunca pegou um áudio dela e ela nunca confessou. Por que ela está solta e todos os demais estão presos?", indagou.

Interrogatório do irmão

Kairon cumpriu uma pena de 18 anos por tráfico de drogas no Maranhão. Ele contou que, pouco depois de deixar a prisão, a irmã o procurou em São Luís. “Ela queria alguma forma de poder matá-lo”, disse o réu. O irmão contou que tentou fazer Giselma desistir da ideia e só topou por causa do argumento de que Humberto estaria ameaçando a ex-mulher.
O réu descreveu que, depois de chegar a São Paulo, teve contato diariamente com a irmã. Ele recebeu R$ 1 mil para a viagem até a capital paulista e mais R$ 2 mil para se manter na cidade. “Eu falei para ela que não queria nada [dinheiro]. Ela que escolheu a data do crime porque seria a melhor oportunidade de matar o marido."
Ele disse que a irmã entregou o celular de Carlos Eduardo, filho do casal. “Ela pegou o celular do filho, me entregou e disse que era a única forma de atrair o marido e que, se fosse de outro telefone, ele não atenderia”, descreveu. O telefone foi entregue a um dos dois homens contratados para a execução, segundo Kairon. Ele ligou para Humberto e disse que o filho estava drogado, caído na Rua Alfenas, na Vila Leopoldina.
O irmão contou que ficou em um bar perto da estação de trem do bairro à espera dos matadores. Depois, foi até o condomínio onde Giselma morava para pegar o dinheiro que entregaria aos homens. No dia seguinte ao crime, Kairon voltou ao Maranhão.
Com relação à atual mulher do executivo, a veterinária Adriana Ferreira Domingos, o irmão disse que Giselma “tinha raiva dela”, mas não chegou a dizer que queria matá-la, apesar de ter “dado a entender”.
Ele se declarou arrependido pela participação no crime. “Me arrependi. Vi a reportagem na TV e só falavam bem dele. Fiquei com muita vergonha do que tinha feito”, disse. Questionado pela juíza, ele disse que gostaria de pedir desculpas à família de Humberto. “Essa dor nunca cicatriza. Se fosse comigo, da mesma forma, iria querer Justiça”, disse. A mãe do executivo se emocionou na plateia e começou a chorar com as declarações do réu.

Mapa caso Friboi (Foto: Arte/G1)
Cronologia caso Friboi - 24/09 (Foto: Arte/G1)

Mãos atadas

Antes do interrogatório de Kairon, o advogado Ademar Gomes, que defende a acusada, disse que a defesa da ré estava "de mãos atadas". Segundo Gomes, Kairon decidiu manter a confissão, já feita na época da prisão, de que a irmã mandou matar. "Por isso, a defesa de Giselma fica realmente de mãos atadas. Até agora, segundo Giselma, ela não tinha participação como mandante do crime”, disse Ademar Gomes.
A estratégia dos defensores era alegar que o vídeo com a confissão de Kairon, gravado na época da prisão dele, havia sido obtido sob tortura. Gomes diz que uma eventual confissão de Giselma pode servir como atenuante da pena. “Sim, se ela entender que tem culpa e confessar, é realmente um atenuante. Se ela não confessar, a nossa tese de Giselma vai ser pela negativa da autoria”, disse. “Eu sou defensor, eu vou continuar até o fim dizendo para ela: as suas provas, as suas possibilidades de ser absolvidas são nulas”, disse.

Segundo dia: irmãos falam

Na quarta-feira (15), segundo dia de julgamento, os destaques foram para os depoimentos dos irmãos Carlos Eduardo Magalhães, de 22 anos, e Marcus Vinícius Campos de Magalhães, filhos da ré Giselma e da vítima Humberto.
Como testemunha de defesa, o estudante de direito Marcus Vinícius Campos de Magalhães afirmou acreditar na inocência da mãe. Ele disse que ela não tinha motivos para matar o pai. Entretanto, o advogado de defesa, Ademar Gomes, criticou a desenvoltura do jovem no júri.
"Ele estava tenso, nervoso, travou por completo. Não posso aceitar isso de um estudante de direito. Ele prejudicou muito a defesa. O filho não soube defender a mãe", afirmou Gomes.
À tarde, o estudante de administração Carlos Eduardo Magalhães, de 22 anos, disse, por sua vez, que a mãe Giselma Carmen Campos perseguia o pai.  “Ela vivia perseguindo meu pai, ligava para saber o horário de entrada e de saída da empresa, ligava para os seguranças para saber se ele estava acompanhado de alguém”, afirmou durante os questionamentos da promotoria.
Carlos Eduardo afirmou que a mãe nunca negou o crime, apesar de ressaltar que eles não falavam sobre o caso. “Em nenhum momento ela tentou se defender do crime, dizendo que não mandou executar meu pai."
A ré estava na sala durante o depoimento de Carlos Eduardo. Ela manteve a cabeça baixa, escrevendo em folhas de papel. Giselma não esboçou reação durante as respostas do filho ao promotor do caso. O jovem chamou a mãe pelo nome durante todo o tempo.

Questionado pelo promotor José Carlos Consenzo sobre o motivo de se referir a mãe como Giselma, ele respondeu que sempre a tratou assim. “Eu não considero mãe uma pessoa que tem coragem de fazer comigo o que muitas pessoas não fariam”, justificou.


Primeiro dia: mulher e delegado

No primeiro dia, três testemunhas de acusação foram ouvidas pelo júri. A veterinária Adriana Ferreira Domingos, que vivia com a vítima na época do assassinato, foi a terceira e última a depor. Ela relatou as ameaças da ex-mulher da vítima, Giselma Carmen Campos.
“Ela ligava no meu celular e falava um monte de coisas, xingava, dizia um monte de barbaridades, me ameaçava, ligou inclusive no meu trabalho. Falou que eu não ficaria com ele e que faria o possível para que isso acontecesse”, afirmou.
A veterinária contou aos jurados que os dois iniciaram o relacionamento em dezembro de 2007, quando Magalhães já estava separado da mulher, e passaram a morar juntos em São Paulo em fevereiro de 2008. “Quero ver na cadeia quem fez isso com ele. Eu não tenho ódio nenhum dela. É uma coitada. Mandou matar o pai dos filhos dela”, afirmou.
Antes dela, prestou depoimento o delegado Rodolpho Chiarelli Júnior, que investigou o assassinato. Ele disse não ter dúvidas que Giselma planejou o crime. “Eu afirmo e reafirmo que ela é a mentora intelectual desse crime e é uma afronta para mim ela estar solta”, afirmou o policial, que trabalhava no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O crime

Segundo a polícia e a promotoria, Giselma passou a planejar o assassinato de Humberto depois da separação informal do casal. Apesar de estarem casados judicialmente, eles estavam separados na época do crime, em 2008.
Giselma procurou o irmão Kairo Alves, no Maranhão, que havia saído da prisão, onde passou 18 anos condenado por tráfico de drogas. Segundo a polícia, Kairo veio a São Paulo e contratou dois pistoleiros no Centro de São Paulo. A investigação mostrou que Giselma pagou ao irmão e aos pistoleiros cerca de R$ 30 mil.
No dia da morte, um dos assassinos utilizou o celular do filho mais velho de Humberto, entregue por Giselma, e telefonou para o executivo dizendo que o jovem estava passando mal, no meio da rua. Humberto saiu de casa apressado e foi à rua indicada procurando o filho de casa em casa. Ao voltar para o carro, um motoqueiro se aproximou e depois de uma rápida discussão disparou dois tiros que mataram Humberto.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ato contra prisões em protestos no Rio tem ativistas e 'Batman' detidos

Isabela Marinho e Gabriel Barreira Do G1 Rio
 

MP confirmou pedido de fim da Ceiv, antecipado por promotor a ativistas.
Ativista vestido de Batman foi detido, liberado e voltou a usar máscara.



Manifestante vestido de Batman é detido no Centro do Rio. Eron Melo se negou a retirar a máscara e foi levado para delegacia. (Foto: Bruno Poppe/Frame/Folhapress) 
Manifestante vestido de Batman foi detido; liberado, ele voltou a usar máscara e se disse ciente dos riscos de ser preso (Foto: Bruno Poppe/Frame/Folhapress)

O protesto contra prisões em manifestações no Rio, na noite desta quarta-feira (25), no Centro, foi marcado por novas detenções e pelo diálogo com um promotor, que antecipou a ativistas o pedido do fim da Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (Ceiv) — confirmado pelo Ministério Público (MP) à noite. Mais de dez pessoas foram detidas por esconder o rosto. Dentre elas, Eron Moraes Melo, que estava fantasiado de Batman e foi levado à delegacia após se recusar a tirar o disfarce. Às 20h30, ele voltou à manifestação, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sem a máscara, mas voltou a colocá-la, até a manifestação ser dispersada, por volta das 21h.

Eron Melo, o Batman, tira a máscara e depois a coloca novamente em protesto no Rio (Foto: Isabela Marinho/G1) 
Após ser detido, Eron Melo, voltou da delegacia
sem a máscara de Batman, mas a colocou
novamente (Foto: Isabela Marinho/G1)

"Eu sabia que poderia ser detido. Fiz isso conscientemente. Expliquei na delegacia que é um protesto contra essa lei abusiva que proíbe o uso das máscaras. Ela tem que ser derrubada", declarou Eron ao G1.
Segundo ele, os policiais o levaram a delegacia, sem violência. Ele fez um registro de ocorrência e se comprometeu a voltar para prestar esclarecimentos. Antes, ao ser levado para o camburão da PM, ele havia dito não ser contra a instituição Polícia Militar, mas sim contra "um ditador chamado Sérgio Cabral".

Marfan pede fim da Ceiv

Máscaras chegaram a ser distribuídas por ativistas durante o ato, que criticava também a lei que permite detenções de mascarados em protestos. Pouco antes da primeira detenção, o promotor de Justiça Paulo Wunder Alencar informou a manifestantes que o Ministério Público (MP-RJ) havia pedido a extinção da Ceiv, por considerar que o papel dela "já foi cumprido". Por volta das 20h30, o MP enviou nota ao G1, informando que o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, encaminhou ofício ao governador Sérgio Cabral propondo a revogação do Decreto nº 44.305, que instituiu a Ceiv.

No documento, Marfan destacou que, após dois meses de trabalho conjunto, a comissão alcançou bons resultados e cumpriu seus objetivos. O governo do Rio já comunicou ao MPRJ que concorda com a extinção da CEIV e revogará o decreto.

Manifestantes atearam fogo na Constituição em manifestação no Centro (Foto: Isabela Marinho/G1) 
Manifestantes atearam fogo na Constituição em
manifestação no Centro (Foto: Isabela Marinho/G1)
Conflito

Por volta de 19h, no entanto, policiais dispararam choques com a arma taser e provocaram a ira de manifestantes, que tiraram satisfações com os agentes. Em grupo, os ativistas vestiram máscaras e deixaram o clima tenso novamente. Pouco depois, os manifestantes queimaram a Constituição de 1988. "Essa constituição é queimadas todos os dias", disse um deles enquanto ateava fogo.

Conversa com o MP

Os manifestantes haviam pedido, por volta de 18h, que o subprocurador de Direitos Humanos Ertulei Laureano Matos descesse do prédio para dialogar. Paulo Wunder desceu representando Ertulei. O grupo pediu que Wunder entregasse um documento assinado pelo MP se posicionando sobre três assuntos: presos nas manifestações, a extinção da Ceiv e a mudança na legislação que proíbe o uso das máscaras.
"Não há presos políticos, há dois presos. As manifestações relacionadas a estes presos são dadas nos processos destes presos e esses processos são públicos", disse Wunder a um dos integrantes do protesto.

Batman é detido durante protesto (Foto: Isabela Marinho/G1 Rio) 
Batman é detido durante protesto (Foto: Isabela
Marinho/G1 Rio)

Após a detenção do 'Batman', uma mulher que integra o movimento falou as reivindicações do grupo em voz alta. As palavras foram repetidas pelos participantes do protesto. “Esta instituição [MP] é cúmplice e conivente com as violações das leis feitas pelo estado. Seus procuradores declaram publicamente sua visão tendenciosa sobre os fatos."

Alunos também protestam

Mais cedo, por volta das 15h, alunos da Universidade da Gama Filho também fizeram um protesto no Centro. Com cartazes, o grupo questionava "MP, vai deixar a UFG acabar?". A instituição, pertencente ao Grupo Galileo, está com as aulas suspensas desde agosto deste ano.

O ato teve início em frente ao prédio do Ministério Público, onde os alunos cantaram o Hino Nacional. Em seguida, os jovens pararam em frente ao antigo prédio do curso de Medicina da universidade, de onde seguiram pelas ruas do Centro do Rio, interditando vias e caminhando em direção ao Ministério Público Federal.

Alunos contestam problemas estruturais

O presidente do Centro Acadêmico, Edivaldo Guimarães Júnior afirmou que a causa do protesto são problemas estruturais da universidade, que vão além do atraso do pagamento do salário dos professores.
“A mensalidade aumentou, professores das nossas principais disciplinas práticas foram demitidos, e o convênio com a Santa Casa foi desfeito, sendo substituído por outro convênio que não atinge nossas necessidades e expectativas. Vale lembrar que a Gama Filho é a maior escola de medicina do Brasil, e não conseguimos, até agora, um posicionamento do MEC que nos defenda e resguarde”.

Homem fantasiado de Batman é detido por PMs em protesto contra o uso de máscaras em manifestações (Foto: Isabela Marinho/G1) 
Homem fantasiado de Batman é detido por PMs em protesto contra o uso de máscaras em manifestações (Foto: Isabela Marinho/G1)

Secretaria de Educação abre amanhã concurso para 59 mil professores

Do UOL, em São Paulo
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abrirá inscrições nesta quinta-feira para um concurso de professores que oferece 59 mil vagas. O candidato poderá se inscrever até o dia 16 de outubro. A taxa de inscrição será de R$ 29, segundo o órgão. 

A previsão é de que a prova aconteça no dia 17 de novembro e seja realizadas nas 91 diretorias de ensino do Estado. 
Das 59 mil vagas de docentes no concurso, 20 mil profissionais devem começar a trabalhar ainda no primeiro semestre letivo de 2014. O salário inicial de um professor da rede que dá aulas nos anos finais do ensino fundamental e médio por 40 horas semanas é de R$ 2.257,84. Segundo a pasta, em 2014 a remuneração chegará a R$ 2.415,89.
O processo seletivo do concurso se divide em duas etapas, uma avaliação de títulos e o exame que acontece no dia 17 de novembro. A prova terá 80 questões objetivas e 2 dissertativas. O conteúdo da prova se refere à formação básica do professores e à formação específica de cada disciplina. Informações sobre bibliografia estarão no portal da secretaria
Cada candidato deverá indicar ao menos uma diretoria de ensino em que deseja trabalhar.


Dormir à tarde pode aumentar o colesterol e o risco de diabetes tipo 2

Estudo afirma que quanto maior o tempo dormindo, maior é a ameaça


Dizem que fazer a famosa "sesta" pode ajudar o cérebro a descansar e trabalhar melhor no resto do dia. Entretanto, esse hábito também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 - como afirma uma nova pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China. O trabalho foi publicado em setembro na revista Sleep Medicine.

O estudo acompanhou 27.009 homens e mulheres com 45 anos ou mais. Quase 70% dos voluntários disseram tirar um cochilo à tarde regularmente tirou um cochilo à tarde. Durante a pesquisa eles descobriram que as leituras de glicose eram muito maiores entre aqueles que mantinham essa prática. Os pesquisadores descobriram que dormir de 30 minutos a uma hora pode aumentar as chances de desenvolver diabetes do tipo 2. Quarenta por cento deles também tinham pressão arterial elevada, em comparação com apenas 33% dos não-cochiladores, e 24% tinham níveis aumentados de colesterol, em comparação com 19% dos participantes que não dormiam à tarde ou o faziam por um tempo menor que 30 minutos.

De acordo com os autores, uma razão para a sesta ser prejudicial é simplesmente o fato de que dormir a tarde significa que menos exercício está sendo realizado. Outra hipótese é a de que o cochilo interrompe o relógio interno do corpo e expõe o organismo a níveis mais altos do hormônio do estresse cortisol. Os cientistas afirmam que esses resultados estão em contraste com os de outros estudos recentes - que mostram o cochilo como benéfico para o cérebro e para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. Eles completam dizendo que é importante descobrir o tempo certo de soneca e se pessoas com fatores de risco para essas doenças realmente se beneficiam no hábito.

Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração

 O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras. A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado. Já o excesso de peso, principal causador da hipertensão, exige um esforço maior não só do coração, mas também de todo o sistema circulatório, sendo a principal causa do aumento da pressão e podendo levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, ou seja, da diminuição da capacidade do coração de cumprir a sua função de bombear efetivamente o sangue, que corre por todo o corpo, alimentando órgãos e tecidos vitais. Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira 12 maneiras de proteger esse órgão vital.
 
Sono - Foto: Getty Images

Sono reparador

Estudos recentes apontam que cerca de 40% dos indivíduos hipertensos sofrem também de apneia obstrutiva do sono, alertando para uma relação entre as doenças. A apneia atinge aproximadamente sete em cada 100 pessoas e a incidência é maior no sexo masculino. Estima-se que 24% dos homens de meia-idade e 9% das mulheres são afetados pela apneia. A doença caracteriza-se pelo ronco que segue em um mesmo ritmo, vai ficando mais alto e, de repente, é interrompido por um período de silêncio. Neste momento, a pessoa fica totalmente sem respiração, mas, logo o ronco volta ao ritmo inicial. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Artur Beltrame Ribeiro, quem sofre de apneia do sono apresenta mais variabilidade da pressão e o aumento está ligado à lesão dos órgãos-alvo, como coração, cérebro e rins. Além disso, uma noite bem dormida tem a ver com viver mais, de acordo com um estudo da Universidade de Warwick e da Universidade Federico II, na Itália. De acordo com os pesquisadores, quem dorme menos de seis horas ou mais de oito ao dia tem 12% a mais de chance de morrer. Com a qualidade do sono prejudicado, crescem os ricos de acidentes, por conta da sonolência, e de ataques cardíacos em função do estresse.

Descontrolada, médica rasga prontuário de menina em SP

Uol


Uma pediatra foi afastada do trabalho após se recusar a atender duas crianças e rasgar o prontuário de uma delas na madrugada de sábado (21), no Hospital Geral da Vila Penteado, na zona norte de São Paulo. Um vídeo feito pelo pai de uma das pacientes mostra a ação.
Edinei Brandão de Souza, pai da menina de 4 anos, disse que a confusão começou porque a médica não quis atender uma outra criança que estava com uma infecção no ouvido. "Ela chegou a atender minha filha, viu que ela estava com 38,5º C de febre e recomendou uma medicação. Depois de se descontrolar e recusar atender a filha de uma outra mulher, começou a gritar e disse que o meu caso não era grave", afirmou.
O pai da menina disse que aguardava em fila para que a filha dele, com dor de garganta, fosse medicada quando a médica falou que não atenderia a criança diagnosticada com infecção porque o caso não era grave. A mãe da criança saiu do hospital e disse que chamaria a polícia, quando foi acompanhada pela médica, que gritava com ela.
O homem começou a filmar e disse que os gritos estavam assustando sua filha. Enquanto filmava a ação, o ele pede para que a médica pare com o barulho e ameaça acionar a polícia, mas a profissional disse não se importar, pois já havia ido diversas vezes a delegacias.
Nas imagens, a mulher dá tapas em objetos de metal e chega a dizer que vai "quebrar o celular" do homem para que ele pare a gravação.
Segundo Brandão, a médica voltou atrás momentos depois e disse que atenderia a filha dele, mas em troca o homem deveria apagar os vídeos que ele fez no hospital. O homem recusou a proposta e acionou a Polícia Militar. A filha dele foi atendida por outro profissional depois de cerca de 15 minutos.
Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que foi aberta uma sindicância interna para apurar as circunstâncias do atendimento. A mulher poderá perder o cargo.
A secretaria disse ainda que o "Hospital Geral de Vila Penteado informa que todos os funcionários da unidade são orientados a tratar os pacientes com respeito e cordialidade. A direção da unidade considera inadmissível esse tipo de atitude antiprofissional, que desrespeita o paciente e os demais colegas de trabalho."

Obra que desabou em SP tinha metade dos pilares, afirma polícia

UOL


A construção que desabou em São Mateus (zona leste de SP) no dia 27 de agosto, deixando dez mortos, tinha menos pilares de sustentação do que o previsto no projeto inicial, segundo a polícia.
Anteontem, o empreiteiro da obra, José Francisco de Oliveira, prestou depoimento e disse que o número de pilares foi reduzido a pedido do engenheiro responsável.
"Ele falou que, no projeto inicial, eram 12 pilares, e esse número foi reduzido para seis, seguindo ordens do engenheiro responsável", disse Guilherme Leonel Santos, delegado-assistente do 49º DP (São Mateus). O motivo da redução não foi informado.
A construção era irregular, foi multada duas vezes e havia sido embargada.
A arquiteta Rosana Januário Ignácio, responsável pelo projeto, também prestou depoimento anteontem.
Edilson Carlos dos Santos, advogado de Mostafa Abdallah Mustafa, o dono do imóvel e do terreno, afirmou que só agora o cliente soube da redução nos pilares.
"Agora estamos sabendo disso. O proprietário contratou profissionais", disse.
A reportagem não conseguiu falar Oliveira.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Presidente do CRM-PR renuncia para não assinar registros de médicos

Thais Kaniak Do G1 PR
 

Pedido foi oficializado nesta terça-feira (24), de acordo com a autarquia.
CRM-PR emitiu 8 registros provisórios dos profissionais para 'Mais Médicos'.



Alexandre Gustavo Bley renunciou ao cargo de presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) (Foto: Bruna Diegoli / CRM-PR / Divulgação) 
Alexandre Gustavo Bley renunciou ao cargo de presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) (Foto: Bruna Diegoli / CRM-PR / Divulgação)

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Alexandre Gustavo Bley, renunciou ao cargo para não assinar os registros provisórios aos médicos com formação no exterior para o programa do governo federal “Mais Médicos”, de acordo com a autarquia. Bley renunciou ao cargo na noite de segunda-feira (23) durante uma reunião com conselheiros. O pedido foi oficializado nesta terça-feira (24), quando o CRM-PR emitiu os primeiros oito registros provisórios.
“Confesso que prefiro a vergonha da renúncia a ter que conviver com a vergonha de ter traído a minha consciência, pois quando um indivíduo abre mão de suas convicções, perde sua identidade e o significado de sua existência”, diz um trecho da carta de renúncia de Bley, que não concedeu entrevista.
Segundo o CRM-PR, os 20 registros provisórios que devem ser expedidos até segunda-feira (30) pela autarquia são para médicos que vão trabalhar em Curitiba (3), Pinhais (3), Araucária (2). Arapongas (2), Iguaraçu (1), Capanema (1) , Campo Largo (1), Piraquara (1), Contenda (1), Mandaguari (1), São Miguel do Iguaçu (1) e Mandaguari (1).


Info Mais Médicos V7 3.9 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Os registros provisórios do primeiro grupo de médicos do programa foram assinados pelo secretário-geral do CRM-PR, Hélcio Bertolozzi Soares, que prevê a emissão de outros 12 até segunda-feira porque há falhas documentais.
“Essa obrigatoriedade de inscrição, ao arrepio da lei, do próprio contexto da MP 621 e da ética me incomoda e me faz tomar uma atitude. A luta é árdua, pois a força governamental é infinitamente superior e a preservação da instituição tem que ser priorizada. As pessoas passam, mas as instituições devem ficar”, argumentou Bley em outro trecho da carta.
Conforme o Conselho Regional de Medicina, outros quatro registros foram solicitados e têm prazo até o começo de outubro. A autarquia informou que está fornecendo apenas o número provisório do CRM, já que a cédula de identidade, em confecção pelo CFM, ainda não foi distribuída. São 24 protocolos, de 30 médicos previstos para a primeira fase, sendo que nenhum ocupará posto de alguma cidade desprovida de profissional residente. Outros 58 estão previstos para a segunda etapa.
O novo presidente do CRM-PR, Maurício Marcondes Ribas, disse nesta terça-feira que há inconsistências nos dossiês enviados pelo Ministério da Saúde, mas que está assumindo a responsabilidade pela legitimidade da documentação. Ele relatou que o CRM-PR vai buscar informações sobre a autenticidade dos diplomas e fiscalizar os intercambistas estrangeiros, assim como as atividades tutoriais ou de supervisão, conforme disposto na MP 621/2013 e já admitido pela Advocacia Geral da União. Ribas ainda afirmou que condições adequadas para a boa prática médica continuarão a ser cobradas.
'Segurança e zelo'
Na quarta-feira (18), Bley havia afirmado ao G1 que o CRM-PR não iria inscrever médicos formados no exterior, brasileiros ou estrangeiros, por falta de segurança documental. “É uma decisão de segurança e de zelo. Como vou receber um profissional para atuar no mercado de trabalho se não tem uma segurança mínima de que ele seja um médico? Teve até um caso em que o diploma era de outra pessoa – um médico usou o diploma de uma médica. Nada de autenticação ou de chancela consular. Não existe a mínima segurança para a inscrição desses profissionais. Da forma como o governo está tratando isso, não tenho a mínima condição de inscrever. É questão de consciência”, tinha relatado.
Na sexta-feira (20), O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou ter orientado os conselhos regionais a autorizarem os registros provisórios dos médicos estrangeiros do programa “Mais Médicos” desde que os profissionais apresentem a documentação "completa" e "sem inconsistências".
Parecer da presidente
A presidente Dilma Rousseff (PT) emitiu um parecer regulamentando o registro profissional dos participantes do “Mais Médicos”. Os Conselhos Regionais de Medicina de todo o país só podem exigir os documentos estabelecidos pela medida provisória que instituiu o programa. O parecer, que foi assinado pela presidente e pelo advogado-geral da União, o ministro Luís Inácio Adams, tem força de lei e foi publicado no Diário Oficial da União no dia 16 de setembro. Segundo o parecer, os Conselhos que exigirem documentos extras cometerão ação de improbidade administrativa, estando sujeitos a ações judiciais.
De acordo com o Ministério da Saúde, Conselhos de diferentes estados do país estavam exigindo informações extras, como: revalidação de diploma, os nomes do tutor e do supervisor e o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os profissionais iriam atuar.
A medida provisória do programa "Mais Médicos" estabelece que os CRMs devem exigir da coordenação do programa a declaração de participação do profissional;  cópia de documentos que comprovem nome, nacionalidade, data e lugar do nascimento, filiação; habilitação profissional para o exercício de medicina e diploma expedido por instituição de educação superior estrangeira.
‘Mais Médicos’
O programa "Mais Médicos" foi lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT), no dia 8 de julho, com o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, além de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades e, assim, melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Os médicos do programa vão receber uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo e farão especialização em Atenção Básica.
Segundo o Ministério da Saúde, no Paraná, já foram investidos R$ 149,3 milhões para obras em 1.024 unidades de saúde e R$ 17,8 milhões para compra de equipamentos para 334 unidades. Também foram aplicados R$ 70,8 milhões para construção de 41 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e R$ 28,5 milhões para reforma e/ou construção de 49 hospitais.
Além de Curitiba, os municípios paranaenses que receberam os médicos foram: Sarandi, Marialva, Guarapuava, Guaíra, Londrina, Arapongas, Iguaraçu, Pinhais, Araucária, Colombo, Cambé, Almirante Tamandaré, Contenda, Capanema, Campo Largo, São Miguel Do Iguaçu, Piraquara e Mandaguari.
Médicos cubanos
Quatro mil médicos cubanos vem para o Brasil, por meio de um acordo entre o Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), assinado no dia 21 de agosto, para preencher as vagas que não foram escolhidas por brasileiros e estrangeiros na seleção individual. Quatrocentos profissionais cubanos participam da primeira etapa do programa, porém, nenhum destes vai trabalhar no Paraná.
Cinco cidades paranaenses, que não foram escolhidas por nenhum profissional brasileiro e estrangeiro, podem receber cubanos nas próximas etapas do programa.  Itambé, no noroeste, Jataizinho, no norte; Lapa, Mandirituba e Tunas do Paraná, que ficam na Região Metropolitana de Curitiba estão entre os 701 municípios brasileiros que não tiveram nenhum inscrito na seleção.

PF prende 11 pessoas suspeitas de desvio de verbas do Fome Zero

 Do G1 PR, com informações da RPC TV

Operação foi realizada em 15 cidades do Paraná, em SP e no MS.
Cúpula da Conab no Paraná foi afastada por indícios de participação.




A Polícia Federal (PF) informou que cumpriu todos os mandados de prisão expedidos durante a Operação "Agro-Fantasma", desencadeada na manhã desta terça-feira (24) no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul para combater o desvio de recursos de Programa Fome Zero do governo federal. Conforme o balanço parcial, os 37 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Dos 37 mandados de conduções coercitivas, quando a pessoa é intimada a prestar depoimento na delegacia, 30 tinham sido cumpridos até as 13h. A operação foi realizada em 15 municípios do Paraná, em São Paulo e em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
A operação revela um esquema de fraudes que acontecia com desvio de valores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), segundo a PF. "O dinheiro chegava para a coordenação do município e, em vez do repasse da verba para os produtores rurais, havia falsificação de documentos em nome dos trabalhadores e o saque dos recursos", diz o delegado Maurício Todechini. O PAA foi implementado em 2003 e anualmente movimenta bilhões de reais em todo o Brasil.
Ainda segundo a PF, seis funcionários da Conab no Paraná ligados ao grupo foram afastados, em razão de indícios de participação nos crimes. O diretor de Política Agrícola da Conab, Silvio Porto, prestou depoimento nesta manhã na Polícia Federal, em Brasília. Segundo a PF, ele deve ser indiciado por estelionato. "A Conab era conivente, sabia das irregularidades, muitas vezes escondia essas irregularidades com relatório falsos, com ocultação de documentos. Fiscalizava, entre aspas, os municípios combinando a fiscalização, os locais de que iam ser fiscalizados, e na verdade não havia fiscalização nenhuma", afirmou Todechini.
Entre os principais crimes cometidos pela quadrilha estão falsidade ideológica, estelionato contra a Conab, peculatos culposo e doloso e prevaricação, quando o funcionário público demonstra ser infiel às suas responsabilidades. Desde o início da operação, em 2011, 58 pessoas já foram indiciadas por esses crimes.
Em nota, a Conab informou que ainda não teve acesso ao processo, que corre em segredo de justiça e que sete funcionários da Superintendência no Paraná foram afastados das funções nesta terça-feira até a conclusão das investigações pela Polícia Federal. A Companhia Nacional de Abastecimento também esclareceu que vem colaborando com as investigações da Polícia Federal desde o início do processo, em 2011, fornecendo as informações e os documentos solicitados.
"A presidência da Companhia nomeou o funcionário Erli de Padua Ribeiro como superintendente interino da regional do Paraná, para acompanhar as investigações e tomar as providências administrativas cabíveis. O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, área responsável pela operacionalização do PAA, prestou esclarecimentos na Polícia Federal e foi liberado em seguida, mas ainda aguarda acesso ao processo para se posicionar", diz a nota.
Quanto ao PAA, a Conab afirmou que devido às denúncias que deram origem às investigações da PF, o estado do Paraná foi considerado prioritário no Plano Nacional de Fiscalização. De 121 projetos no estado, 21 foram fiscalizados pelos técnicos da Conab, sendo 3 projetos considerados regulares, 11 com ressalva, 2 irregulares e 5 projetos que ainda não entraram em execução. Foram visitados 86 produtores, 85 entidades beneficiárias e 19 parceiros.
"Os relatórios de fiscalização foram encaminhados a todas as superintendências para providências", informa a nota.

Modelo aplica golpe em prefeitos e desvia R$ 300 mi

Uol.com

Em Brasília, uma modelo que encantou prefeitos por todo o país prestou depoimento nesta terça-feira (24) na Polícia Federal. Ela revelou detalhes da quadrilha acusada de desviar R$ 300 milhões de fundos de pensão municipais. A mulher era como uma isca para os políticos: após acompanhá-los para lugares íntimos, os apresentava para os líderes do bando.

Discurso de Dilma é resposta a opinião pública, diz Professor

Uol 

Para especialistas, crítica de Dilma a espionagem foi resposta à opinião pública brasileira

 
24.set.2013 - A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, lembrou que, em 2015, a ONU completa 70 anos e, de acordo com o discurso da chefe de estado, seria prudente que o conselho de segurança da entidade fosse criado até lá Leia mais Richard Drew/AP
O tom rígido adotado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (24) em seu discurso de abertura da 68ª Assembleia Geral da ONU foi uma atitude digna de "chefe de Estado" e uma forma de mostrar ao povo brasileiro que o país é comandado por uma líder capaz de dar uma "resposta altiva" ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. É o que dizem especialistas ouvidos pelo UOL.
Em seu discurso em Nova York, Dilma afirmou que os Estados Unidos violam os direitos humanos e as liberdades civis ao espionar governos e cidadãos pelo mundo - o governo dos EUA é acusado de espionar inclusive dados pessoais da presidente. Em resposta, Obama disse na assembleia que os EUA estariam revisando a maneira como coletam informações.

Entenda o caso de espionagem

Em 1º de setembro deste ano, o "Fantástico", da Rede Globo, exibiu uma reportagem no qual mostrou que e-mails pessoais da presidente Dilma foram interceptados pela NSA. Em 8 de setembro, uma segunda reportagem apontou que a Petrobras, maior empresa brasileira, também foi espionada pelos norte-americanos. As reportagens foram produzidas em parceria com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald e baseada em documentos vazados pelo ex-agente da NSA Edward Snowden
 
 
Para Antonio Carlos Lessa, professor de relações internacionais da UnB (Universidade de Brasília), o objetivo de Dilma foi o de se afirmar diante da opinião pública.
"O discurso está muito mais relacionado à política interna do que externa. Dilma quis se afirmar diante da opinião pública. Deu uma resposta altiva ao presidente Obama. Seu discurso serviu para reiterar a postura de altivez que ela quer passar, de que está se fazendo respeitar", afirmou Lessa, que criticou, contudo, que a presidente não atue da mesma forma com a Bolívia, por exemplo.
O coordenador de relações internacionais da ESPM-SP, Rodrigo Cintra, disse que Dilma agiu da forma esperada. "Como chefe de Estado, ela tinha que fazer isso. Houve um atentado à soberania do país. É o que se espera de um chefe de Estado", afirmou.
De acordo com Cintra, o discurso da presidente é uma resposta tanto aos brasileiros quanto à comunidade internacional. "O Brasil abre a Assembleia Geral da ONU e o que se espera é que dê o tom da reunião. Há, então, a expectativa de que o Brasil levante questões que precisam ser debatidas. E o mundo inteiro está reclamando da espionagem", completou.
"A abertura dos debates gerais é um momento importante da diplomacia brasileira, é quando o Brasil pode mostrar ao mundo sua visão acerca das relações internacionais", completou Lessa. "E não é sempre que o presidente vai. Então, quando vai, o discurso ganha uma carga política muito forte, principalmente do ponto de vista interno."
Embora tenha afirmado que a presidente tentou "capitalizar internamente", Antonio Lessa disse não acreditar que o foco do discurso seja a disputa presidencial de 2014. "Não tem fim eleitoreiro, mas tem fim político", afirmou, emendando que o tema da espionagem deverá perder fôlego até as eleições, o mesmo defendido por Cintra. "Acho que estamos muito longe da demanda de 2014", disse o professor da ESPM.

24.set.2013 - Em resposta às críticas de Dilma Rousseff sobre a espionagem norte-americana ao governo brasileiro, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o país já começou a revisar a maneira de coletar informações Leia mais John Moore/Getty Images/AFP/Arte UOL
Quanto ao futuro das relações entre Brasil e Estados Unidos, Lessa disse acreditar que o pior já passou, referindo-se ao fato de Dilma ter adiado a visita oficial que faria aos EUA em outubro.
"O complicado foi ter adiado a visita de Estado. Nas relações bilaterais essa é uma linguagem muito dura, muito violenta. Então, depois daquilo, o discurso de hoje não fez muito estrago", afirmou.
Para o jornalista americano Glenn Greenwald, que revelou ao mundo o programa de espionagem, os EUA "devem pagar" por destruír a privacidade. "O discurso mostra que vivemos em um mundo em que outros países agora têm um poder de influência mais significativo. E, por isso, os EUA não podem mais sair por aí fazendo o que querem sem sofrer consequências", disse.
Já para a oposição, o discurso de Dilma é mera publicidade. Em um comunicado divulgado á imprensa, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que o governo brasileiro precisa assumir "sua responsabilidade em relação à defesa cibernética do país" em vez de tratar a questão "sob a ótica do marketing".

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Com celular, advogada registra tornado que arrasou Taquarituba

  G1
 
Uma moradora de Itaberá, interior de SP, registrou com o celular o tornado que deixou um rastro de morte e destruição em Taquarituba na tarde deste domingo (22). O tornado matou duas pessoas e deixou 66 feridos, além de centenas de desabrigados.
A advogada Tassiane Faé Gomes, de 25 anos, gravou o momento em que o carro onde ela estava entra no meio da tempestade (Veja o vídeo ao lado). Assustados com a força dos ventos e com a visão de galhos de árvore e telhas voando, ela e o namorado decidem voltar pelo caminho de onde vieram.
Tassiane conta que voltava de Carlópolis (PR), a 55 km de Taquarituba, quando percebeu a grande nuvem em formato de funil. “A gente estava seguindo pela estrada quando vimos a nuvem, estava muito baixa e seguia paralela à estrada. Só conseguimos ultrapassar a nuvem depois de um tempo, porque ela era muito grande e se movia com velocidade”, relata.
Ao chegar à entrada de Taquarituba, o casal acabou entrando no meio da tempestade. “Não dava pra enxergar nada, tinha muita coisa voando, o barulho era terrível e o carro estava totalmente sem controle, mesmo em baixa velocidade. Entramos em desespero naquela hora, aí meu namorado deu meia volta e saímos de lá.”
 A advogada conta que os dois pararam em um posto de combustíveis até a nuvem se dissipar. Pouco tempo depois, ao voltar para a cidade, o cenário era de destruição. “Parecia cena de guerra. Tinha árvores e postes caídos, placas de sinalização retorcidas, telhas de zinco espalhadas por todo lugar. Vimos ônibus e caminhões tombados e a cobertura de um posto de combustíveis destruída. O mais impressionante é que não foram nem cinco minutos entre o tempo que a gente fugiu da tempestade até voltarmos e já estava tudo destruído.” (Clique aqui para assistir o vídeo)
Segundo Tassiane, ela e o namorado foram as primeiras pessoas a ajudar as pessoas que estavam em um ônibus que tombou. “Socorremos dois irmãos de Riversul que estavam machucados. Tinha muitas crianças dentro do ônibus, elas que contaram que o motorista tinha morrido”, diz.
Além de Jamil Francisco da Silva, motorista do ônibus, também morreu o jovem Edson Mateus Pereira. Ele estava em um ginásio de esportes cuja cobertura desabou.
A advogada relata que eles tentaram levar os feridos para o hospital, mas o caminho estava bloqueado. “Não tinha como chegar até o hospital pela rua principal. Ficamos desesperados diante da sensação de impotência. Tinha várias pessoas na rua chorando porque a casa tinha desabado, foi horrível.”

marcielerodrigues_1
aline_oliveira4

Coelho Neto ganhará complexo esportivo

Blog do Luís Cardoso
  

DSC_0013

O município de Coelho Neto está prestes a ganhar uma das grandes obras de incentivo ao esporte e que servirá referência para a região. É que a Prefeitura está transformando o antigo Estádio Tancredo Neves num grande Complexo Esportivo.
 Além do campo que sofreu ampliação para atender os padrões oficiais, a pista de atletismo foi ampliada e asfaltada, as arquibancadas foram cobertas, um ginásio poliesportivo coberto foi construído e o local será contemplado ainda com uma academia popular.
A obra custeada com recursos próprios segue em ritmo acelerado e deverá ser um dos presentes entregue a população pela Prefeitura, por ocasião do aniversário da cidade no final do mês de outubro.
Ao falar sobre o investimento, o Prefeito Soliney Silva (sem partido) disse que a obra é um incentivo do governo municipal aos desportistas da cidade. “Teremos uma obra referência para a região que foi idealizada com vistas a dar condições aos praticantes de esporte do nosso município um espaço dotado de toda infra-estrutura necessária tão almejada pelos nossos munícipes. Sem dúvida alguma trata-se de uma grande conquista”, disse ele.

Cássio diz que está com Tite "até a morte" e sonha com Libertadores

Do UOL, em São Paulo


A suposta ameaça de demissão ao técnico Tite não abalou a confiança do elenco no treinador, segundo Cássio. Questionado sobre a má fase do Corinthians, que não vence há seis partidas, o goleiro prometeu apoio total ao trabalho do comandante.
“[A relação com Tite] está normal. A gente respeita muito. É um cara que me ajudou muito quando eu cheguei. Vamos com ele até a morte, estamos do lado dele até o fim”, disse Cássio.
O goleiro foi o grande destaque do time no empate por 0 a 0 contra o Cruzeiro, no último domingo. Diante do líder, o Corinthians quebrou a série de três derrotas, mas segue distante da zona de classificação para a Libertadores. Hoje, o G-4 está a oito pontos de distância.
“Matematicamente ainda não está decidido. Enquanto tiver pontos... Os times estão oscilando. Se for ver, todos os times perdem pontos, a gente está na briga. Temos de continuar forte tentando o G-4”, disse Cássio.
Nesta quarta, porém, a disputa vai ser diferente. Diante do Grêmio, clube que revelou o goleiro, o Corinthians terá de ser mais efetivo se quiser seguir sonhando com o título da Copa do Brasil.
“A Copa do Brasil é traiçoeira. Se você vai mal, não da para reverter. Contra o Luverdense, fomos mal lá e aqui foi bem difícil. Tem de fazer o resultado aqui na quarta-feira. O Grêmio é um time forte”, disse Cássio.