Contador de visitas

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

‘Bope maranhense’ terá preparação de 20 dias na capital

Do G1 MA

Curso teve início nesta segunda-feira, no bairro do Jaracati, em São Luís.
Objetivo é formar tropa para combater o crime organizado.


Começou nesta segunda-feira (27) e deve durar 20 dias um curso de força tática com 54 policiais militares que atuam em São Luís. As aulas acontecem em tempo integral, em uma unidade operacional do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Jaracati. O objetivo, segundo o diretor de ensino da PM, coronel Flávio de Jesus, é montar uma espécie de 'Bope do Maranhão'.

"Estamos preparando esses policiais para o novo modelo de policiamento que será criado no Maranhão. Os militares são oriundos da tropa regular, de todos os batalhões da capital, e que serão formados para que sejam feitos pelotões em cada batalhão da capital, para fazer frente ao crime organizado", afirmou.
Nesse período serão repassados ensinamentos teóricos, operacionais e práticos, com aulas de teatro de operações, tiro embarcado, tomada de reféns, tiro a pé, entre outros. O coordenador do curso é o coronel Ivaldo Barbosa, comandante do Policiamento Especializado da PM, que atualmente coordena as ações de segurança no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Um dos instrutores é coronel José Frederico Gomes Pereira, comandante do 9º Batalhão da PM, que tem curso de operações especiais no Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro. Na semana passada, os candidatos se submeteram a um teste de aptidão física, com corrida, barra e abdominal.

“O objetivo é formarmos uma tropa para o emprego especializado para fazer frente a eventos de risco, para enfrentar o crime organizado. Eles vão atuar em operações especiais. Vamos dividi-los em quatro grupos, e cada um ficará em um dos batalhões da capital (1º, 8º, 9º e 6º BPM). Eles formarão equipes para pronto emprego, de 24 horas. São tropas já estão habilitados para entrar, chegar e intervir”, explicou coronel Pereira.

Uma segunda turma deve ser formada logo após a conclusão do primeiro curso. Dessa vez, com 80 militares que atuam nos municípios do interior. “É uma prioridade do comando atual, do coronel Zanoni Porto, dar oportunidade para que os militares façam cursos de tropa especial. É uma forma de resgatar a autoestima do policial", ressaltou o coronel Pereira.

Aula inaugural do curso de força tática da Polícia Militar (Foto: Divulgação/Ascom) 
Aula inaugural do curso de força tática da Polícia Militar (Foto: Divulgação/Ascom)
Mais militares

Novos policiais militares começam a trabalhar até o fim do mês em todo o estado. Ao todo serão 708 policiais na capital e 1.000 no interior. Até dia 28, eles estarão prontos para o serviço da capital, já nomeados como integrantes do quadro efetivo da Polícia Militar. Entre 40 e 60 militares também serão formados em um segundo momento, fruto de demandas oriundas da Justiça. Eles são integrantes da PM que chegaram por medida liminar, após concurso público.

Nenhum comentário: