Contador de visitas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cuidado para não entrar água no ouvido

Imirante.com



Foto: Divulgação
Casos de otite aumentam nesta época por causa do maior contato com a água e as crianças são as mais expostas; é preciso proteção.

Quem nunca passou pelo incômodo de ter água dentro dos ouvidos após mergulhar no mar ou na piscina? O problema é comum, mas precisa de atenção, já que o descuido pode fazer com que se desenvolva a otite, doença que acarreta inflamações e infecções no canal auditivo.
O aumento da temperatura no verão e as férias escolares estimulam a procura por praias e piscinas, mas é preciso estar atento aos danosque podem ocorrer aos ouvidos, já que a otite externa é causada pela entrada de água após o mergulho.

Por causa do calor e do aumento da umidade no conduto auditivo externo, há um crescimento de 70% no número de casos de otite –inflamações e infecções nos ouvidos – durante o verão. O tipo de otite mais comum é causado por germes e fungos presentes na água e, nesses casos, as maiores vítimas são as crianças, que não querem sair de dentro d'água.
É bom lembrar que em crianças os casos de otite são frequentes desde os primeiros meses de vida, mas no verão o problema se agrava. Os pais devem ficar atentos aos sinais, principalmente se a criança está coçando os ouvidos ou apresenta vermelhidão, inchaço ou secreção. A otite é uma simples infecção, mas quando é frequente ou não é bem tratada, pode acarretar graves sequelas, como a perda do nível de audição, o que ocasiona muitas vezes atraso no desenvolvimento da linguagem, distúrbios de fala e menor habilidade no aprendizado.
A prevenção é o melhor remédio. O uso de protetores de ouvido pode servir como precaução para evitar a entrada de água. A Telex Soluções Auditivas oferece protetores com registro do Inmetro, feitos em silicone, sob medida para cada usuário, seja criança ou adulto, em várias cores.
"O uso do protetor auricular é importante para quem gosta de praias e piscinas, inclusive para quem pratica natação e outros esportes aquáticos. Ele promove o vedamento do conduto auditivo evitando a entrada de água", explica Isabela Gomes, fonoaudióloga.
Quem vai a boates com frequência ou escuta música em alto volume, em fones de ouvido, também pode sofrer danos irreparáveis no sistema auditivo, ao longo dos anos. Por isso, para prevenir a perda de audição, todos podem utilizar protetores auriculares, desde crianças com tendência a ter otites e pessoas comuns que desejam ficar livres de barulho excessivo, até músicos e praticantes de esportes. No caso dos protetores que vedam o som em excesso, eles contam com um pequeno filtro adicional que atenua e, ao mesmo tempo, possibilita ouvir a música da balada, uma orquestra ou um show ao vivo, com intensidade sonora mais confortável.

"E quando a perda auditiva já é irreversível, o uso de aparelhos auditivos é, na maioria dos casos, a melhor solução para a criança ou o adulto ouvir bem e, desta forma, conviver com alegria com parentes, amigos e colegas do colégio ou do trabalho, mantendo sua qualidade de vida", conclui a fonoaudióloga Isabela Gomes.

Nenhum comentário: