Contador de visitas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

UFMA é a 12ª universidade mais procurada no SiSU, diz MEC


Do G1 MA com informações de O Estado
 

São oferecidas 2.268 vagas para o primeiro semestre letivo na UFMA.
Um total de 78.452 concorrem às 2.268 vagas ofertadas pela universidade.



Um total de 78.452 candidatos se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer às 2.268 vagas ofertadas para o primeiro semestre, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre as instituições mais procuradas pelos futuros universitários, a UFMA está na 12ª colocação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), em todo o Brasil 2,5 milhões de alunos participam da seleção. Conforme calendário divulgado pelo SiSU, o período de matrícula da primeira chamada começa na sexta-feira, dia 17, e se estende até dia 21 deste mês.

Segundo o Departamento de Organização Acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (Deoac- UFMA), a quantidade de inscritos nos 57 cursos ofertados pela entidade superou o número de candidatos registrados nos anos anteriores. Ainda de acordo com o Deoac, apesar da grande quantidade de inscrições, é estimado que todas as vagas estejam preenchidas até o fim da lista de espera. "Tendo como base o ano passado, a gente acredita que em meados do prazo da lista de espera 98% das vagas já estejam todas preenchidas", disse Raimundo Nunes Costa, diretor do Departamento de Organização Acadêmica.
 
Polos 

Os campi do Bacanga, em São Luís, de Imperatriz, de Chapadinha e de Pinheiro foram os polos disponibilizados para as inscrições referentes ao primeiro semestre letivo regular de 2014. No total, 118.249 inscrições foram registradas para os diversos cursos da Universidade Federal do Maranhão por meio do SiSU. Segundo a Deoac, essa quantidade compreende as duas alternativas de graduação que cada candidato poderia optar.
Com 1.852 vagas, o campus do Bacanga, na capital, foi a que mais disponibilizou vagas aos candidatos, representando também o polo com maior volume de inscrições, com 56.042. Ainda na Cidade Universitária, o curso de bacharel em Administração foi o mais procurado pelos estudantes, 5.996 alunos optaram pela carreira. Os cursos de Zootecnia, Pedagogia e Medicina também foram os mais procurados nos polos de Chapadinha, Imperatriz e Pinheiro, respectivamente.
 
Matrícula

A matrícula da 1ª chamada acontece de 17 a 21 deste mês, nas dependências dos campi. No caso dos alunos aprovados para a Cidade Universitária, as matrículas deverão ser feitas apenas no Centro Pedagógico Paulo Freire, no Bacanga. Os candidatos precisam levar os documentos originais e cópia da Identidade, CPF, prova de quitação do serviço militar, título de eleitor, certificado de conclusão do ensino médio ou de estudo equivalente e histórico escolar. Além disso, duas fotos 3x4 coloridas e recentes.

Nenhum comentário: