Contador de visitas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Ministro da Educação nomeia novo presidente do Inep

Do G1, em São Paulo

Cargo será ocupado pelo professor Chico Soares.
Luiz Cláudio Costa assumirá Secretaria Executiva do MEC.


José Francisco Soares é o novo presidente do Inep (Foto: Foca Lisboa/UFMG/Divulgação) 
José Francisco Soares é o novo presidente do Inep
(Foto: Foca Lisboa/UFMG/Divulgação)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem um novo presidente. O professor José Francisco Soares, ou Chico Soares, como é mais conhecido, foi nomeado pelo novo ministro da Educação, Henrique Paim, nesta quarta-feira (12). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13).
O antigo ocupante do cargo, Luiz Cláudio Costa, assumirá a Secretaria Executiva do Ministério da Educação, após dois anos a frente do órgão. Este cargo era ocupado pelo atual ministro Henrique Paim. As mudançam ocorrem em virtude da transferência de Aloizio Mercadante do ministério da Educação para a Casa Civil.
O Inep é uma autarquia do MEC responsável pela aplicação das principais avaliações de educação, entre elas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Chico Soares possui pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor (2002). Além disso, é mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977) e doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison (1981). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e tem atuação acadêmica destacada nas áreas de avaliação de sistemas; instituições; planos, programas e políticas educacionais. No ano de 2012 foi contemplado com o prêmio Bunge, pelas contribuições na área de avaliação educacional.

Nenhum comentário: