Contador de visitas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Buscas por avião desaparecido são retomadas no oeste do Pará

Bimotor transportava equipe da Sesai até aldeia indígena em Jacareacanga.
Passageira chegou a enviar mensagem avisando sobre pane no motor.

Do G1 PA

Continua desaparecido o avião de pequeno porte que transportava uma equipe de profissionais de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indigena (Sesai) até uma aldeia indígena de Jacareacanga, no sudoeste do Pará. O bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 de terça-feira (18). De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa), as buscas pela aeronave continuam nesta quarta-feira (19). Um avião de Manaus e outro de Campo Grande estão ajudando nos trabalhos de localização.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que os profissionais de saúde que estavam no avião que desapareceu são da Fundação Nacional do Índio, Funai. As pessoas da equipe que estavam a bordo do avião são funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Sesai, ligada ao Ministério da Saúde. O erro foi corrigido às 14h42).
Mensagem 3 desaparecida (Foto: Luana Leão/G1)Passageira enviou mensagem de dentro do avião
(Foto: Reprodução)
Segundo a Aeronáutica, o avião desapareceu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio.
Cinco pessoas estavam no bimotor: o piloto, um motorista e três técnicos de enfermagem que seguiam para uma aldeia dos índios Munduruku.
Uma passageira chegou a mandar mensagens de celular avisando que o avião passava por problemas. No primeiro SMS, enviado às 12h47, a técnica em enfermagem Rayline Campos avisava o tio Rubélio Santos sobre o perigo que enfrentava.
"Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu sair bem aviso...to perto do jkre...reza por nos...n avisa a tia ainda... (sic)", dizia a mensagem.
No segundo torpedo, emitido às 12h48, a passageira pediu socorro. "O motor ta parando.socorro tio tio (sic)."
O tio de Rayline recebeu a mensagem às 13h. "Imediatamente, tentei ligar para ela, mas só dava fora de área. Então avisei para um colega que trabalha na Infraero, e ele avisou sobre a situação", relata. "Temos esperança de que ela esteja viva, sim", declarou Santos.
De acordo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.
O G1 fez um novo contato com a empresa Jotan Taxiaéreo, dona do avião desaparecido. No entanto, a companhia informou que ainda não vai se pronunciar sobre o caso.

Nenhum comentário: