Contador de visitas

terça-feira, 25 de março de 2014

Projeto seleciona jovens para tratamento dentário gratuito em Teresina

'Dentistas do Bem' é a maior triagem odontológica do mundo.
Ação acontece simultaneamente em 270 cidades do Brasil e em 11 países.

Do G1 PI
 
 Se você tem entre 11 a 17 anos ou conhece alguém com essa idade, deve ficar atento a uma informação importante, o Projeto Dentista do Bem, seleciona pessoas com essa idade para receberem tratamento odontológico de graça. Nesta terça-feira (25), a “Turma do Bem”, como preferem ser chamados os dentistas que participam do projeto, vão realizar pela segunda vez a maior triagem odontológica do mundo. Segundo a coordenadora do Programa no Piauí, Marina Pontes, a ação acontece simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e também em Portugual.
Em Teresina, o projeto acontece na sede do Projeto Música Para Todos, situado na Avenida Pedro Almeida, número 145, bairro São Cristóvão, no horário das 8 às 17 horas.
De acordo com a coordenadora Marina Pontes os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto dentista do bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.
Serão três etapas no programa, a primeira será a triagem. “O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família”, informou Marina.
Na segunda parte será feita a seleção, onde após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
Após a seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres. “Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a Programa encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência”, destacou a coordenadora.
Por último, acontece o tratamento, onde os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

Nenhum comentário: