Contador de visitas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Botafogo é dominado, perde do San Lorenzo e dá adeus à Libertadores

Botafogo é dominado, perde do San Lorenzo e dá adeus à Libertadores
Time de coração do Papa Francisco sofre até depois do jogo, por conta do resultado de Unión Española x Independiente del Valle, mas se classifica
DESTAQUES DO JOGO
  • Fase de grupos
    1º eliminação
    Em sua quarta Libertadores, o Bota sofre queda inédita na fase de grupos. O Alvinegro foi à semifinal em 1963 e em 1973, além das oitavas em 1996.
  • lance capital
    28 do 1º tempo
    O Bota se defendia bem e segurava o empate que lhe classificaria quando um chute de longe de Villalba desviou em Julio Cesar e venceu Jefferson.
  • inofensivo
    finalizações
    Mesmo com a volta de Tanque, o time não teve forças para atacar: foram só duas conclusões de Ferreyra, duas de Jorge Wagner e uma de Henrique.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
A vaga na mão há duas rodadas terminou em eliminação. O sonho de ir longe no retorno à Libertadores 17 anos depois acabou precocemente na primeira fase. Após tropeçar em casa para o Unión Española, do Chile, na rodada anterior, o Botafogo, mesmo com o retorno de El Tanque Ferreyra, não deu conta da árdua tarefa de pontuar contra o San Lorenzo, na Argentina. Na noite desta quarta-feira, o Alvinegro foi vítima do caldeirão que virou o Nuevo Gasômetro, em Buenos Aires, e saiu derrotado por 3 a 0. Villalba e Piatti, duas vezes, marcaram os gols da vitória que classificou o time de coração do Papa Francisco para as oitavas de final como segundo colocado do Grupo 2, com oito pontos.

Mas a festa em Buenos AIres só foi possível minutos depois do apito final. Se o equatoriano Independiente del Valle fizesse mais um gol e ganhasse por dois de diferença no Chile, o time se classificaria no lugar do San Lorenzo. Mas o jogo, de muitas viradas, terminou num incrível e insuficiente 5 a 4. Foi como um gol no Nuevo Gasômetro. A Argentina, que já classiificou quatro times para a próxima fase, pode terminar com todos do país nas oitavas se o Newell's Old Boys ao menos empatar em casa com o Nacional de Medellín, da Colômbia, nesta quinta-feira. Já o Brasil amarga pela primeira vez três clubes eliminados na fase de grupos do torneio: além do Botafogo, Flamengo e Atlético-PR caíram.
A outra vaga da chave ficou com o outro carrasco do Botafogo, o Unión Española, que mesmo derrotado em casa ainda acabou como líder do grupo com nove pontos. Os dois classificados aguardam o complemento da rodada desta quinta para a definição de seus adversário. Já ao Alvinegro, eliminado também do Campeonato Carioca antes da fase final, resta no primeiro semestre o início do Campeonato Brasileiro. A equipe fará sua estreia na competição no dia 20, às 16h (de Brasília), contra o São Paulo no Morumbi.
- Quando tivemos mais a bola pra jogar, tomamos o gol e isso acabou nos prejudicando. Sabíamos que a equipe viria para cima e infelizmente o resultado não veio. É complicado ficar fora de uma competição como essa, mas agora é fazer nosso trabalho - declarou Bolívar.
San Lorenzo x Botafogo (Foto: Reuters)Cabisbaixos: mesmo com El Tanque, jogadores do Bota não tiveram reação na Argentina (Foto: Reuters)
Bota se segura, mas desvio vence Jefferson
Contra um estádio lotado, a cantoria ininterrupta e a catimba argentina, além do ambiente de pressão de viver ou morrer na Libertadores, o Botafogo entrou ligado para segurar o empate que lhe dificilmente não daria a vaga nas oitavas. Atacar não era prioridade no time de Eduardo Hungaro. Tanto que o primeiro chute perigoso a gol, de Wallyson, foi só aos 16 minutos, num raro contra-ataque. Lá atrás, a ordem era chutão para frente. Um deles quase complicou, não fosse por Jefferson salvar a bola que Dória tentou afastar, mas bateu em Airton e foi contra o próprio patrimônio. Mesmo com os ensaboados Piatti e Correa deitando e rolando pela direita da defesa do Bota, o Alvinegro evitava danos maiores do que algus sustos. Até que...
Numa saída de bola, Jorge Wagner errou o passe. A bola bateu no marcador e caiu nos pés de Villalba, livre na entrada da área. O meia teve tempo de dominar e chutar contando ainda com um desvio em Julio Cesar para vencer Jefferson e fazer 1 a 0 aos 28 minutos. A desvantagem obrigou os alvinegros a saírem para buscar o empate. E a aposta era jogar em Ferreyra para ele finalizar ou fazer o pivô. Na bola aérea, subiu sozinho em posição legal e, usando o braço, por muito pouco não conseguiu um desvio que seria fatal. Com a bola no chão, sofreu uma falta perigosa na meia-lua da área, cobrada na barreira por Jorge Wagner. Apesar de terminar atacando, o primeiro tempo acabou com ampla vantagem dos argentinos na posse de bola: 60% a 40%.
San Lorenzo x Botafogo (Foto: AFP)Autor de dois gols e o melhor em campo, Piatti virou o herói da classificação do San Lorenzo (Foto: AFP)
Sem força, alvinegro leva baile do San Lorenzo
Sem mudanças, Hungaro apostou na atitude. A postura parecia de fato ter mudado ao ver um ataque perigoso com os primeiros segundos de bola rolando. Mas Jorge Wagner dormiu na bola recuperada na área por Wallyson, e tudo não passou de ledo engano para o treinador alvinegro. O San Lorenzo logo retomou o controle, chegou perto de marcar num cruzamento fechadinho aos seis, e dois minutos depois chegou de novo às redes. Com um chute de fora da área, Piatti e fez 2 a 0 para os argentinos.
Acuado, Hungaro foi para o tudo ou nada com Henrique no lugar de Gabriel e Bolatti no de Airton. O volante argentino, aliás, foi vaiado sempre que tocava na bola pela torcida por ter jogada em outras equipes no país. A cartada final foi Fabiano substituindo Wallyson. Mas nada que ressuscitasse o Botafogo, já entregue no jogo. Só que a vitória por 2 a 0 também não interessava aos donos da casa, já que o triunfo do Independiente del Valle no Chile classificava os equatorianos no lugar dos hermanos. A alternância no placar no outro jogo da noite fazia as emoções mudarem a cada minuto no Nuevo Gasômetro.
Virou ataque contra defesa no fim, atrás de um gol salvador. O time chegou muito perto várias vezes: aos 25, Más parou em Jefferson num chute à queima-roupa; aos 41, Cavallaro, livre na área, completou de primeira um cruzamento por cima do travessão; um minuto depois, Matos driblou Jefferson, mas chutou na rede pelo lado de fora. Coube a Piatti virar o herói. Aos 43, o meia saiu cara a cara com o goleiro e coroou sua grande atuação com o gol que garantiu a esperança. A classificação só foi selada com o término da partida no Chile. Mais um gol do Del Valle mudaria tudo. Mas ele não saiu e, com o apito final a vibração no Nuevo Gasômetro foi intensa.

Nenhum comentário: