Contador de visitas

sábado, 26 de abril de 2014

COMO MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO NA SUA EMPRESA?

O bem-estar no ambiente de trabalho reflete diretamente no humor e na saúde de qualquer funcionário. A importância de trabalhar em um ambiente saudável é primordial para a saúde.

lounge-empreendedor-motivação-no-trabalho
O que pode ser feito para melhorar o rendimento para a empresa e ao mesmo tempo a satisfação do funcionário?
A maioria das pessoas passa a maior parte do dia no local de trabalho, é fundamental ter uma harmonia entre os empregados e, entre eles e o local onde trabalha, e de certa forma, há decisões simples que podem favorecer essa relação.

Ideias criativas são sempre bem-vindas

Ter ideias empreendedoras que agregem valores é essencial. Por exemplo, a preocupação com a saúde dos funcionários só vai trazer resultados positivos, desde a prevenção de doenças até o investimento emocional em atividades físicas. Há empresas que lançam programas de maratonas e geram entre os empregados motivação para começar a correr e alcançar uma meta e até prêmios oferecidos pela empresa.

Alimentação saudável

O horário do almoço pode ser utilizado também como ensinamento e explicação de como se alimentar melhor. Convidar uma nutricionista para dar uma pequena palestra sobre alimentos ajuda a esclarecer dúvidas corriqueiras, mas que fazem diferença na hora de fazer o prato. No caso da empresa dispor do restaurante para os empregados, é interessante ter um cardápio balanceado e pequenos lanches, com chás, frutas durante o dia para não haver longos intervalos entre as principais refeições.

Saúde em dia

Um bom plano de saúde oferecido pela empresa aos funcionários também gera mais segurança e fidelidade. É um investimento que previne gastos com tratamentos, por exemplo. É melhor ter funcionários saudáveis e tê-los sempre presentes do que ter funcionários faltosos por questão de doença que poderia ter sido prevenida. Há empresas que optam pelo plano de saúde empresarial.
Para profissionais que trabalham muitas horas em frente ao computador, é interessante ter a hora do relaxamento, com exercícios físicos para evitar doenças nas articulações, algumas firmas até possuem salas especiais, com música para meditação, para realizar esses procedimentos e relaxar a tensão dos funcionários. Uma fisioterapeuta pode ser convidada para dar explicações e dicas para serem feitas diariamente nos intervalos a fim de prevenir lesões por repetições.

Funcionários talentosos

Valorizar outros talentos dos funcionários também traz motivação. Você pode ter na sua empresa um músico, um pintor ou um poeta, a realização de eventos que mostrem esses outros talentos resulta em uma grande interação no trabalho e diversão ao mesmo tempo, prêmios também podem ser oferecidos para motivar a participação.

Espante a depressão

A mente deve estar também funcionando bem, a vida corrida e atribulada causada por inúmeras responsabilidades e tarefas podem gerar além de outras doenças, a depressão. É recomendável uma sala para conversa e bate-papo durante intervalos do trabalho, momentos de descontração entre os empregados. Sair um pouco do escritório, da sala fechada com arcondicionado e respirar um pouco de ar puro ou fazer pequenas caminhadas após o almoço pode resultar em horas de trabalho mais produtivas, do que um funcionário que não se levanta da cadeira e sempre se sente exausto e esgotado.
Medidas simples mas que trazem resultados enormes para a empresa e para o ambiente laborial. Nunca é tarde para iniciar essas pequena mudanças.

Nenhum comentário: