Contador de visitas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Primeiro dia de vacinação contra a gripe tem grande procura

São mais de 60 locais na capital maranhense onde a vacina está disponível.

No primeiro dia da campanha de imunização contra a gripe, ontem, foi grande a procura pelas doses da vacina em hospitais e postos de saúde da rede pública de São Luís. Na capital maranhense, são mais de 60 locais onde os ludovicenses podem ir, em busca da vacina contra o vírus. A campanha está sendo realizada nacionalmente e acontece até o dia 9 de maio.
Na cidade, a meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha, 205.893 de pessoas. As doses da vacina protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
O Centro de Saúde da Liberdade é um dos locais da cidade onde está sendo aplicada a vacina. Para o local foram disponibilizadas mil doses da vacina e, logo no início da manhã de ontem, foi grande a movimentação de pessoas na unidade de saúde que buscaram a imunização.
A autônoma Ana Cláudia Martins, moradora do bairro Monte Castelo, levou na manhã de ontem seu filho José Fernando Sena, de 2 anos, para tomar a vacina contra a gripe. Na opinião dela, é importante que outras mães sigam o seu exemplo e levem seus filhos para serem imunizados, no intuito de evitar futuros problemas por causa do problema. “É bom que eles tomem a vacina, porque assim evita que apareçam outros problemas”, disse.
Além das crianças, as pessoas com mais de 60 anos também devem procurar os postos de saúde da capital maranhense para tomar a vacina. De acordo com a aposentada Maria Evangelista Garcia, de 75 anos, é importante que os idosos sejam imunizados, para a manutenção da saúde. “A vacina é importante para a nossa saúde. Nós precisamos nos prevenir contra as doenças”, disse a aposentada.
O Centro de Saúde Paulo Ramos também foi muito procurado ontem, por causa da campanha de vacinação. O aposentado Antônio Silva, de 67 anos, destacou a importância da vacina para evitar futuras complicações na saúde. “A vacina vai nos livrar de muitos problemas de saúde. É melhor prevenir, pois a saúde é o que nós mais temos de importante na vida”, pontuou.
Campanha - O tema da campanha é Vacinação contra a gripe: você não pode faltar. A novidade para este ano é a ampliação da faixa etária para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. No ano passado, o público infantil que recebeu a vacina foi de crianças de 6 meses a menores de 2 anos.
Além das crianças, integram o público alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, porém para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Em todo o país, o público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) cuja definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Nenhum comentário: