Contador de visitas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Câmera perdida no mar é encontrada dois anos depois com fotos intactas

Marvin Costa
por Para o TechTudo
Uma câmera digital perdida em um naufrágio na costa oeste de Vancouver Island, no Canadá, foi encontrada no fundo do mar por dois estudantes de ciências marinhas. Mesmo estando totalmente danificado, o dispositivo continha um cartão de memória em perfeito estado, repleto de fotos do dono.
Câmera perdida no mar é encontrada 2 anos depois com as fotos intactas (Foto: Reprodução/Penta Pixel)Câmera perdida no mar é encontrada 2 anos depois com as fotos intactas (Foto: Reprodução/PetaPixel)
A câmera apresentava ferrugem e se tornou lar de alguns pequenos seres marinhos. O dispositivo foi encontrado durante um mergulho de pesquisa e levado para superfície, onde o professor dos rapazes constatou que o cartão de memória (SD) estava funcionando perfeitamente e guardava as fotos do dono.

O funcionamento do cartão só pode ser verificado quando ele foi inserido em uma outra câmera. O aparelho original estava totalmente danificado. “Haviam várias espécies de pequenos seres marinhos vivendo dentro da câmera quando ela foi encontrada”, afirmou o professor de ecologia marinha da universidade Simon Fraser.
O dono da câmera, o artista Paul Burgoune, foi encontrado após suas fotos serem publicadas nas redes sociais. Ele declarou estar impressionado e empolgado em recuperar suas fotos depois de dois anos do naufrágio. “Isso me chocou. Ter a câmera ou as fotos de volta será realmente maravilhoso”, disse.
Os pesquisadores não identificaram a marca da câmera. Já o cartão, era um Lexar Platinum II, de 8 GB.
Isabelle M Côté publicou no Twitter fotos da câmera encontrada no fundo do mar (Foto: Reprodução/Twitter)Isabelle M Côté publicou no Twitter fotos da câmera encontrada no fundo do mar (Foto: Reprodução/Twitter)

Outros casos similares ficaram conhecidos no mundo. Em março de 2013, após cinco anos perdida no mar do Havai, uma câmera com case subaquático foi encontrada a milhares de quilômetros de seu paradeiro original, em uma praia de Twaiwan.
Já em 2011, uma Canon, modelo EOS 1000D, conhecida no Brasil como Rebel XS, foi encontrada no meio do oceano por Markus Thompson, na baía da cidade de British Columbia, no Canadá com o cartão SD intacto.

Nenhum comentário: