Contador de visitas

sábado, 17 de maio de 2014

JEMs definem escolas classificadas para a Etapa Estadual

 

A Etapa Metropolitana terá continuidade neste sábado (17), com três modalidades.

Divulgação / Sedel


Biaman Prado / Divulgação
SÃO LUÍS - As disputas da Etapa Metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), estão na reta decisiva. Neste fim de semana, serão definidas mais escolas classificadas para a Etapa Estadual da maior competição estudantil do Maranhão nas modalidades de futsal, handebol e vôlei. Os jogos de sábado (17) e de domingo (18) começam a partir da 8h.
No sábado, haverá apenas disputas de futsal e handebol. Os jogos ocorrerão em três praças esportivas. As partidas de handebol ocorrerão no Ginásio Castelinho. Ao todo, serão realizados 10 confrontos distribuídos entre as categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos), tanto no naipe masculino quanto no feminino.
Já os jogos de futsal serão realizados em dois ginásios. No Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, ocorrerão 12 partidas da categoria Infantil Masculino, enquanto que o Sesi Araçagi será palco para as disputas da categoria Infanto Masculino.
No domingo, além da continuação da rodada do handebol e do futsal, haverá a rodada decisiva do vôlei no Ginásio do Colégio Batista, no bairro do João Paulo. Cinco partidas, sendo duas pelo Infantil Feminino, duas pelo Infanto Feminino e uma pelo Infanto Masculino, movimentam a manhã de domingo.
Equipes classificadas
As disputas do basquete e do futebol de campo da Etapa Metropolitana já foram encerradas e todas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs já foram definidas após a fase classificatória. No basquete, quatros equipes avançaram na categoria Infanto Masculino. Pela mesma categoria, só que na modalidade de futebol de campo, seis escolas se classificaram para a fase final dos jogos escolares.
No futsal e no vôlei, algumas escolas já estão garantidas na Etapa Estadual, mesmo restando algumas rodadas para o término da Etapa Metropolitana. Vale destacar que a Etapa Metropolitana corresponde à primeira fase dos JEMs e prossegue até o fim do mês de maio. Logo em seguida, a partir de junho, ocorre a Etapa Regional dos JEMs, que é dividida em seis regiões. As cidades de Barreirinhas, Pastos Bons, Buriticupu, Codó, Presidente Dutra e Pinheiro sediarão a segunda fase dos Jogos Escolares este ano.
As equipes classificadas após estas duas fases estarão aptas a disputar a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís. Os campeões representarão o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude.
JEMs 2014
A edição de 2014 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) teve alteração no que diz respeito à sua fórmula de disputa. Neste ano, serão realizadas apenas três etapas (Metropolitana/Municipal, Regional e Estadual) e não mais quatro como nas edições anteriores.
Neste novo cenário, a Etapa Estadual das modalidades coletivas, será disputada com um número maior de equipes, classificadas após a realização das etapas anteriores: 16no total. A primeira etapa dos JEMs classificará oito escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) para a Etapa Estadual, sendo quatro escolas da rede pública e quatro da particular.
As outras oito vagas serão destinadas para equipes do interior do Estado, sendo que duas serão do campeão e do vice da fase municipal de Imperatriz. Os últimos representantes serão os campeões das seis etapas regionais, totalizando, assim, 16 escolas participando da Etapa Estadual.
A única exceção será na modalidade futsal, que contará com 20 equipes na Etapa Estadual dos JEMs 2014, sendo 12 classificadas na Etapa Metropolitana, duas classificadas na fase municipal de Imperatriz e os seis campeões regionais.

Nenhum comentário: