Contador de visitas

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Projeto Reviver com Segurança coibirá crimes em São Luís

Setenta policiais militares e da região metropolitana vão participar de treinamento.

O período junino tem um dos maiores fluxos de turistas no Centro Histórico de São Luís, sobretudo na área onde foi desenvolvido o Projeto Reviver, na Praia Grande. Além de segurança, quem visita uma cidade pela primeira vez, busca ser atendido por pessoas preparadas para lhe dar as informações necessárias sobre o local, por isso, o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), Turismo (Setur) e Cultura (Secma), lançou ontem o Projeto Reviver com Segurança, que treinará os policiais militares (PM) que atuam na área para que, além coibir crimes, atendam melhor os visitantes.
Até a próxima semana, 70 policiais militares da Companhia de Policiamento Independente de Turismo (CpTur Ind) e da região metropolitana participarão de treinamento para atenderem de forma mais eficaz a população da capital e os turistas que frequentam a área do Projeto Reviver. Eles receberão noções sobre a história da cidade, localização dos principais pontos turísticos e práticas de bom atendimento. O treinamento tem aulas teóricas, no período da manhã, e um citytuor no fim do dia.
O secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, afirmou que esse treinamento é importante, porque os policiais aprenderão mais do que práticas de segurança. “Por meio dessa parceria entre as secretarias de Estado, os policiais militares que serão capacitados poderão melhorar a segurança da área do Centro Histórico, sobretudo por meio da prevenção, informando aos visitantes que quais os melhores locais para frequentar cada logradouro da área, evitando assim que os turistas se coloquem em posição de vulnerabilidade”, disse.
Conforme a CpTur Ind, a Avenida Beira-Mar é o principal ponto de ação de criminosos da região. Localizada na Rua da Estrela, na Praia Grande, maior ponto de concentração de pessoas na área do Projeto Reviver, a Praça Nauro Machado também aparece como uma das áreas de ações criminosas, assim como as ruas da Palma, Humberto de Campos, Portugal e Boa Ventura.
Treinamento - Os policiais militares foram divididos em três turmas, uma de 30 e outras duas de 20. A primeira turma é composta por equipes que já atuam no policiamento a pé do Centro Histórico. “Esses policiais já têm conhecimento da área, por isso, serão treinados primeiro. Eles receberão um treinamento especializado para atender os locais de interesse dos turistas, por isso, é importante que compreendam como o Centro Histórico funciona”, comentou o major Roberto Moreira Filho, comandante da CPTur Ind, responsável pela execução das ações.
Os policiais também aprenderão noções de inglês. A ideia é que, além de agentes de segurança, eles possam desempenhar o papel de guias durante seu turno de serviço. “A Polícia Militar vai ser um apoio ao turista. Essa é uma ação continuada, que complementa várias outras já implementadas na área do Centro Histórico e a partir da qual desencadearemos uma série de outras medidas para que o visitante possa frequentar a região com tranquilidade”, afirmou Jura Filho, secretário de Estado do Turismo.
Na quarta-feira, dia 4, o Governo do Estado fez o lançamento da programação oficial do São João 2014, que terá apresentações também no Centro Histórico e um maior número de pessoas – entre turistas e a população local – vai frequentar a área. A aglomeração de pessoas costuma facilitar a ação de bandidos e o Reviver com Segurança vai ser mais uma forma de coibir ações criminosas no período. “Este trabalho integrado melhora a eficácia das ações desenvolvidas, por isso, estamos iniciando essa parceria para termos já um São João mais tranquilo”, disse Olga Simão, secretária de Estado da Cultura.

Nenhum comentário: