Contador de visitas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

dentificado detento que ordenou ações criminosas em São Luís


Polícia Civil confirma que o detento Henrique Borges Lemos, que estava no Presídio São Luís I, foi quem postou a mensagem autorizando os ataques.

Foto: Divulgação
 
Henrique Borges Lemos Chagas e Jhonatan Ribeiro
O interno do Complexo Penitenciário de Pedrinhas Henrique Borges Lemos Chagas, o Black, segundo a Polícia Civil, seria um dos responsáveis pela onda de terror iniciada no sábado (20) na Região Metropolitana de São Luís. As ordens de ataques foram enviadas por meio de mensagens de celulares, grafadas como Salve geral. De acordo com os dados da polícia, até o momento mais de 30 pessoas, entre adultos e adolescentes, já foram conduzidas à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima, suspeitas de participarem das ações criminosas que destruíram 19 veículos, entre coletivos, micro-ônibus e carros particulares; do ataque ao fórum da cidade de Raposa e até da tentativa de destruição de um coletivo em São José de Ribamar.
Após as ações criminosas, tanto a Polícia Judiciária como a Militar foram mobilizadas para tentar prender os responsáveis pela onda de violência. No decorrer do trabalho investigativo, os policiais detectaram mensagens de celular como “É nós pai”, Iaí, como tá a quebrada?”, “Salve salve, pai, o bagulho qualquer hora fica doido”, entre outras. Segundo informações do titular da Seic, Luis Jorge Matos, a maioria das mensagens era oriunda do celular que pertencia a Henrique Borges, que no sábado estava em uma das celas do Presídio São Luís I, em Pedrinhas.
De posse dessas informações, os policiais ainda na madrugada de domingo (21), conduziram o detento para a Seic, junto com seus colegas de cela, e durante o interrogatório, de acordo com o delegado Luis Jorge Matos, ficou confirmada a participação somente de Henrique Borges Lemos Chagas, o Black, no comando das ações criminosas. Ele foi autuado pelo crime de organização criminosa e dano qualificado com uso de substância inflamável e transferido para o Presídio São Luís III, localizado no povoado de Maruaí, em Pedrinhas.
Mais prisões - O superintendente da Seic informou ainda que na manhã de ontem policiais prenderam Marcelo Augusto Ferreira Rocha, de 19 anos; George Pereira Frazão, o Catraeiro, de 26 anos, e apreenderam mais dois adolescentes suspeitos pelo incêndio ao micro-ônibus, na MA-201, Estrada de Ribamar, ocorrido na tarde de sábado.
O Serviço de Inteligência da Polícia Militar conseguiu localizar suspeitos na Rua da Felicidade, no bairro Roseana Sarney, em São José de Ribamar, e os levou para a Seic. Durante o depoimento, eles falaram que receberam a ordem do presídio para incendiar coletivos, mas, como apareceu o micro-ônibus, então resolveram realizar a ação criminosa.
Também no período da manhã de ontem, a equipe de investigadores da Superintendência da Polícia Civil da Capital (SPCC) conseguiu localizar e prender Jhonatan Ribeiro da Conceição, o Zé, de 23 anos, suspeito de ter incendiado as sete viaturas em desuso que estavam no pátio do prédio da Supervisão de transportes da Secretaria de Segurança Pública, no bairro do Radional, na madrugada de segunda-feira.
Os policiais, por meio de informações e denúncias anônimas, chegaram à casa do suspeito, na Rua 2, na Redenção. Ele foi levado para o 2º Distrito Policial, no João Paulo, onde foi autuado. Jhonatan Ribeiro seria integrante da facção criminosa Bonde dos 40. O celular do detido foi encaminhado para o Instituto de Criminalística (Icrim), no Bacanga, para ser periciado.
Atuação - Luis Jorge Matos informou ainda que a maior parte das prisões de suspeitos pelos ataques registrados em São Luís ocorreu no fim de semana. Na noite de sábado, a polícia capturou 12 criminosos, entre eles cinco adolescentes. Os maiores foram identificados como Anderson Júnior Silva Ramos, de 20 anos; Josuel Santos Lago, de 30 anos; Marcelo Silva Rodrigues, de 23 anos; Jeferson Nascimento da Conceição, de 25 anos; Adelson Gusmão de Sousa, de 35 anos, e Jeferson do Nascimento Rodrigues, de 19 anos.
Já na madrugada de domingo até o fim da tarde de segunda-feira (22), mais 14 suspeitos foram detidos, entre eles seis adolescentes. Os presos foram Fagner Cosa de Sousa, de 23 anos; Carlos Eduardo Martins Braga, de 21 anos; Raylson Maia Pereira, de 19 anos; Laércio Mendonça, de 26 anos; Antônio Carlos Santos Júnior, de 18 anos; Marlon de Carvalho França, de 21 anos; Evanilson Viana Sousa, 24 anos, e Wenerson Santos Martins, de 24 anos. Todos os detidos foram conduzidos para a sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, no Bairro de Fátima. “O trabalho vai continuar na rua com a Polícia Civil e a Polícia Militar com o objetivo de prender o restante do bando. As pessoas que forem flagradas postando vídeos relacionados a atos criminosos inverídicos serão presos e vão responder pelo crime de apologia ao crime”, afirmou Luis Jorge Matos.

Mais

Na manhã de ontem, os policiais rodoviários federais prenderam um dos fugitivos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, na cidade de Caxias. Trata-se de José Ribamar Alves, que fugiu no dia 10 de setembro em companhia de mais 35 internos depois que uma caçamba ter derrubado o muro dos fundos dessa unidade prisional.

Nenhum comentário: