Contador de visitas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

G1 transmite ao vivo debate da Globo

Encontro entre Dilma e Aécio será nesta sexta, 24, depois de 'Império'.
Indecisos farão perguntas em 2 dos 4 blocos. É o último debate do 2º turno.

Do G1, em Brasília
Debate na Globo (Foto: TV Globo)

A Globo promove nesta sexta-feira (24) o último debate do segundo turno entre os candidatos a presidente Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). O debate começa depois da novela "Império" e será transmitido ao vivo no G1.
O link da transmissão é http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/debate-presidencial-2-turno.html (nas redes sociais, use a hashtag #DebateNaGlobo).
O G1 terá um programa especial que será aberto por volta das 20h45 (horário de Brasília), com os destaques pré-debate. Repórteres entrevistarão os candidatos e convidados. Haverá também a cobertura do pós-debate, com as entrevistas coletivas e avaliações do encontro. Páginas especiais mostrarão também as reações no Twitter e no Facebook.
Como é o debate
Mediado pelo jornalista William Bonner, o debate será realizado no Projac, no Rio, e tem duração prevista de uma hora e 50 minutos. O regulamento foi definido com representantes dos candidatos e seguindo as regras da Justiça Eleitoral.
Serão quatro blocos: no primeiro e no terceiro, os candidatos farão perguntas um ao outro, com tema livre; no segundo e no quarto, as perguntas serão feitas por eleitores indecisos. O quarto bloco será destinado também às considerações finais dos presidenciáveis (leia mais).
Os indecisos serão selecionados em todos os estados pelo instituto de pesquisas Ibope. Cada eleitor indeciso vai elaborar previamente perguntas com temas de interesse nacional. As oito perguntas mais bem formuladas serão selecionadas pela produção do programa para serem feitas aos candidatos.
O cenário será uma arena, com o objetivo de facilitar a movimentação dos candidatos. Os eleitores indecisos estarão sentados em volta. Se algum candidato faltar, seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. Nos dois blocos de tema livre, o candidato presente poderá formular a pergunta que faria ao candidato que se ausentou. Nos outros blocos, todas as perguntas de eleitores indecisos serão respondidas apenas pelo candidato presente.
O debate da Globo ocorre no último dia em que irão ao ar os programas eleitorais do segundo turno. Na quinta, a Globo e as emissoras afiliadas promoveram debates entre candidatos a governador que disputam o segundo turno nos 13 estados e no Distrito Federal.
Programação
Os indecisos selecionados pelo Ibope serão levados a dois camarins e não terão contato com jornalistas, público convidado e assessores dos candidatos.
Haverá na arquibancada montada no estúdio lugares para 90 convidados dos presidenciáveis, além de cadeiras mais próximas para dois assessores diretos de cada um, que poderão falar com os candidatos nos intervalos. Também farão parte da plateia convidados dos dois candidatos e da Globo.
Durante o debate, Dilma e Aécio terão à disposição um púlpito para os confrontos diretos e poderão andar pelo cenário nos blocos em que forem questionados pelos indecisos.
Depois do debate, cada candidato concederá uma entrevista coletiva de dez minutos, com transmissão ao vivo pelo G1. Dilma será a primeira a falar com a imprensa, seguida de Aécio (a ordem das entrevistas foi definida em conjunto com representantes dos partidos).
Jornalistas de todo o país e do exterior acompanharão o debate em uma área à parte e poderão participar das entrevistas coletivas pós-debate.
Eleições 2014 no G1
O G1 tem uma página especial dedicada exclusivamente à cobertura eleitoral. São notícias e informações sobre tudo o que acontece nas campanhas. O eleitor tem a possibilidade de conhecer mais sobre os postulantes ao cargo máximo do Executivo nas páginas de tópico de cada candidato.
Na especial “Da boca do candidato”, é possível saber também o que pensam Dilma e Aécio sobre temas polêmicos como aborto, casamento gay e legalização da maconha.
O internauta pode acessar ainda a trajetória de Aécio e de Dillma, em textos que contam com uma biografia, os cargos eletivos, a declaração de bens, vídeos de entrevistas, fotos e informações da chapa na disputa.
Todas as semanas, colunistas do G1 também fazem uma análise do cenário eleitoral no país. Na página das eleições 2014 no G1, há ainda um link para todas as pesquisas eleitorais, textos de serviço para ajudar o eleitor na hora do voto e posts do blog Eleição em Números, com levantamentos e infográficos.

Nenhum comentário: