Contador de visitas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Polícia Militar prende bandidos que incendiaram ônibus em SL

Um dos criminosos foi morto ao trocar tiros com a polícia; ordem para o ataque saiu do Centro de Detenção de Pedrinhas.

Ismael Araujo
Da Editoria de Polícia

Foto: Flora Dolores
Três adolescentes quando eram apresentados
Três bandidos presos, três adolescentes apreendidos e um morto em confronto com a polícia foram o saldo da operação da Polícia Militar logo após três ônibus terem sido atacados ontem, em São Luís. Eles se autodenominam integrantes da facção criminosa Bonde dos 40. A ordem para os ataques aos coletivos, pertencentes à empresa Primor, segundo a polícia, partiu do interno José Mário Marques Monteiro Júnior, o Júnior Calango, que responde pelo crime de tráfico de drogas e roubo a banco no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (CDP). Os detentos não aceitam as novas medidas que estão sendo empregadas pela direção da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) no sistema carcerário do Maranhão.
Os bandidos presos ontem foram identificados como Gilmar Delgado Sousa, de 20 anos; Alan Delgado Sousa, de 19 anos, e Fabiane Fonseca Ferreira, de 29 anos. Ocorreu a apreensão de três adolescentes, de 14, 15 16 anos. Já Eduardo Andrade, o Cara de Cobra, de 18 anos, foi baleado ao trocar tiros com a polícia. Ele foi levado para o Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, no Centro, mas chegou à casa de saúde morto.
Ataques - Um dos primeiros ataques ocorreu por volta das 11h30, na Rua Alameda Andrômeda, no Recanto dos Vinhais. O alvo foi o ônibus da Empresa Primor, de placas NMT-1898, que faz linha Recanto dos Vinhais ao Terminal da Cohama. Um dos moradores dessa localidade, Vitor Abrão Galeski, de 10 anos, presenciou toda a ação criminosa. Ele falou que estava no terraço da sua casa e observou a movimentação estranha no meio da rua. A cobradora, identificada apenas como Fernanda, estava em estado de pânico e o motorista, Carlos Gonzaga, com as mãos na cabeça, sem saber como acionar a polícia. “O meu pai pediu para eles entrarem e tivemos que acalmar os dois, pois estavam muito nervosos”, declarou Vitor Galeski.
Após 10 minutos do ataque, os homens do Corpo de Bombeiros chegaram ao local e conseguiram controlar as chamar dentro do coletivo. O major Walber, que comandou os trabalhos de apagar o incêndio, disse que o coletivo foi totalmente destruído e chegou a falar com os dois funcionários da Primor.
A cobradora e o motorista disseram que três homens entraram no coletivo, no ponto final da linha, no Recanto dos Vinhais, mas quando o ônibus chegou à Rua Alameda Andrômeda anunciaram a ação criminosa. Eles primeiramente apontaram as armas para os dois e mandaram que todos descessem e em seguida atearam o fogo. Policiais militares estiveram no local e conseguiram as primeiras informações sobre o fato.
O outro ataque foi registrado às 12h, na 1ª Travessa do Piquizeiro, e o alvo foi também o ônibus também da empresa Primor, de placas NHP-2027, da linha do Pão de Açúcar. De acordo com informações do motorista Moises Cabral, de 32 anos, ele tinha acabado de estacionar o coletivo no ponto final da linha e apenas a cobradora, identificada apenas como Laurielda, permanecia dentro do ônibus. Cerca de seis homens armados de revólveres e facas entraram no veículo e jogaram gasolina e atearam fogo. A cobradora saiu correndo.
Os moradores ao perceberem o incêndio, jogaram água para tentar apagar o fogo. “Moradores trouxeram água de casa para apagar o fogo e apenas as cadeiras foram queimadas”, disse o motorista.
Ainda nesse mesmo horário, os criminosos tentaram parar um ônibus escolar, nas proximidades do Colégio Cintra, no Anil, mas não conseguiram, pois o motorista conseguiu se evadir, em alta velocidade.
Prisão - Segundo informações do Superintendente da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), Luis Jorge Matos, a Polícia Militar conseguiu prender os irmãos Gilmar e Alan Sousa, nas proximidades da sua residência, na Travessa da Vitória, na Vila Progresso, área do Vinhais. Eles foram reconhecidos pelo motorista e a cobradora como os autores do incêndio ao coletivo, no Recanto dos Vinhais.
Luis Jorge Matos também informou que o tenente Miranda, da Polícia Militar, que realizou a prisão, disse que a dupla participou de um assalto em companhia de mais dois comparsas, na madrugada de terça-feira (30) na lanchonete Big Gago e na Churrascaria Vermelhinho, ambos na Cohama. Eles fugiram utilizando um Corsa Classic preto, de placas NXA-0409, roubado.
No início da tarde, investigações feitas pela polícia no CDP de Pedrinhas, identificou o autor das autorizações para as ações criminosas, o interno José Mário Monteiro. Ele tinha passado a ordem dos ataques por mensagem via celular, inclusive, uma das mensagens foi enviada para o celular da mulher dele, Fabiane Fonseca, moradora da Cidade Operária. “No celular de Júnior Calango, ele dizia para os seus comparsas fazer o ‘salve geral na cidade’, principalmente ataques aos coletivos, pois os internos estavam descontentes com as novas medidas empregadas na unidades prisionais. Uma delas, a modificação das visitas íntimas e banho de sol”, frisou Luis Jorge Matos.
O delegado disse ainda que uma das últimas incursões feita pela PM, na Vila Progresso, conseguiu apreender três adolescentes e, durante a troca de tiros, Cara de Cobra foi baleado. Ele foi levado para o Socorrão I, onde morreu.
Todos foram conduzidos à sede da Seic, no Bairro de Fátima, apresentados ao delegado Antônio Carlos Martins, chefe do Departamento de Combate ao Crime e autuados pelos crimes de organização criminosa, incêndio criminoso e tentativa de homicídio. Até o fechamento desta edição, as buscas continuavam, sob o comando do tenente-coronel Pedro Ribeiro, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar.

Carro de vereador da capital é queimado na porta de casa

O vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues, teve o seu veículo (um Golf cor preta e de placas não foi divulgadas) incendiado na tarde de ontem na Vila Luizão por duas pessoas que estavam em uma moto. De acordo com testemunhas, ninguém ficou ferido. No início da noite de ontem, a polícia, por meio da Unidade de Segurança Comunitária Divineia/Vila Luizão, conduziu uma pessoa – que seria o proprietário da moto e morador da Rua Argentina, na Vila Luizão – suspeita de participação no caso.
Ainda segundo a polícia, o suspeito – que não teve seu nome revelado – foi encaminhado para o 7º Distrito Policial, onde prestou depoimento. A polícia também confirmou que solicitará as imagens das câmeras de vídeomonitoramento da residência do vereador e de casas vizinhas para facilitar a investigação.
Em abril deste ano, a residência do vereador Ivaldo Rodrigues na Vila Luizão foi invadida por cinco homens armados que levaram itens, entre eletrodomésticos e jóias, da vítima. Na ocasião, o vereador chegou a ser agredido pelos assaltantes.

Mais

Registro do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que só este ano já ocorreram 19 atentados a coletivos na cidade, com 12 ônibus incendiados. No dia 22 de setembro, a polícia prendeu 16 suspeitos dos incêndios ocorridos no dia 20. Nessa data, quatro ônibus e um micro-
ônibus foram queimados na Região Metropolitana de São Luís. Domingo (21), um ônibus particular foi incendiado no bairro da Alemanha, em São Luís. No dia seguinte, três coletivos que estavam na garagem de uma empresa, dois automóveis de uma concessionária e seis viaturas estacionadas no pátio da secretaria também foram alvos dos bandidos. Representantes dos órgãos de segurança pública do estado suspeitam que a ordem para os ataques partiu do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Nenhum comentário: