Contador de visitas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Governo prorroga período oficial de campanha de vacinação

  •  
O prazo oficial da 2ª etapa de vacinação terminaria nesse domingo (30).
SÃO LUÍS - A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) emitiu, nesta quarta-feira (27), portaria autorizando a prorrogação, por mais 10 dias, o período de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado. O prazo oficial da 2ª etapa de vacinação, que terminaria nesse domingo (30), agora vai até o dia 10 de dezembro. Já o prazo de comprovação da imunização do rebanho foi estendido até o dia 19 de dezembro.
De acordo com o diretor geral da Aged, Fernando Lima, a prorrogação foi necessária devido ao baixo índice de procura das vacinas nas revendas autorizadas, e do número insuficiente de doses enviadas para atender a demanda do rebanho do estado, que ultrapassa os 7,5 milhões de cabeças bovinas e bubalinas.
“Tradicionalmente, sabemos que os criadores costumam deixar para os últimos dias o cumprimento da vacinação, porém, comparando com campanhas anteriores verificamos que a média está abaixo do esperado e decidimos estender o prazo para intensificarmos a sensibilização dos criadores para a importância da vacinação do seu rebanho, ainda mais agora, que já conquistamos a zona livre de febre aftosa com vacinação e precisamos redobrar os esforços para manter esse status sanitário”, explica Fernando Lima.
Devem vacinar contra a febre aftosa todos os rebanhos bovinos e bubalinos, caso contrário o proprietário está sujeito à multa e fica impedido de movimentar seus animais além das fronteiras da propriedade, já que não poderá emitir a Guia de Trânsito de Animal (GTA), documento emitido e exigido pela Aged para que possa circular com seus animais.
Vacinação e Comprovação
Além de vacinar, o criador deve comprovar a vacinação contra a febre aftosa em um dos escritórios da Aged, apresentando a nota fiscal da compra da vacina.
Brucelose
Também durante o período oficial de vacinação e comprovação da imunização contra a febre aftosa, os criadores de bovinos e bubalinos fêmeas, com idades entre 3 e 8 meses, também são obrigados a apresentar os atestados de imunização desses animais contra a brucelose. A obrigatoriedade da vacina também é determinada pelo Ministério da Agricultura, e permitida ao longo de todo o ano. A comprovação, porém, deve ser realizada nos períodos oficiais das etapas de vacinação contra a febre aftosa – nos meses de maio e novembro.

Nenhum comentário: