Contador de visitas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sampaio Corrêa bate Santa Cruz e mantém esperanças

Com a vitória no Recife, a Bolívia Querida está a três pontos do G-4.
Aldo Carneiro / Pernambuco Press
RECIFE – Na noite desta terça-feira (18), o Sampaio Corrêa sabia que um tropeço diante do Santa Cruz, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, significaria o fim do sonho de disputar a Primeira Divisão em 2015. Sabendo da responsabilidade e da importância da partida, a Bolívia Querida não se intimidou com a pressão do Arruda, mostrou um excelente futebol e conquistou uma importante vitória por 2 a 0, que serviu para manter as esperanças no retorno à Série A, que não disputa desde 1986.
Depois de um primeiro tempo sem muitas emoções, o Sampaio se impôs na etapa final, com Válber abrindo o placar logo aos três minutos, aproveitando jogada de Siloé e o erro da defesa do Santa Cruz. Com a defesa do Bolivão trabalhando bem e controlando a pressão do Santa, Válber apareceu novamente aos 23 minutos, com um belíssimo lançamento para o zagueiro Luiz Otávio, que se aventurou no ataque e fez o segundo gol do time maranhense.
O triunfo na capital pernambucana ampliou as chances de acesso do Sampaio Corrêa, que chegou aos 53 pontos, subiu para a nona posição e está a três pontos do Boa Esporte, que está na quarta colocação. Já o Santa Cruz, com o tropeço diante de sua torcida, segue com 52 pontos, cai para a 10ª posição e praticamente está fora da briga pela quarta vaga na Primeira Divisão.
Restando duas rodadas para o fim da Segundona, tanto Sampaio quanto Santa Cruz farão, neste sábado (22), a despedida de suas torcidas nesta temporada. A Bolívia Querida fará um confronto direto pelo G-4 contra o Atlético Goianiense, no Castelão, enquanto a equipe coral enfrenta o Avaí no Arruda. O duelo do Sampaio contra o Dragão terá transmissão minuto a minuto do Imirante Esporte.
O jogo
Como o único resultado que interessava no Recife era a vitória, o Sampaio Corrêa avançou a sua marcação e tentou impor o seu ritmo de jogo nos primeiros minutos. Uilliam Corrêa, logo no primeiro minuto, forçou Tiago Cardoso a espalmar um chute de longa distância. Assustado, o Santa Cruz tentava responder com avanços pelas laterais e com a habilidade de Keno, mas o Bolivão não dava espaços e seguia tentando. Marino, aos 10, arriscou da entrada da área, mas não levou muito perigo ao time coral.
Depois da pressão inicial do Sampaio, o Santa Cruz passou a ter mais posse de bola e oferecer perigo ao time maranhense. Principal esperança de gols do Santa, Léo Gamalho travou uma disputa acirrada com Mimica e Luiz Otávio, mas os zagueiros da Bolívia Querida conseguiram neutralizar o camisa 9. Aos 25 minutos, o primeiro lance que levantou a torcida coral: após sobra de bola, Keno bateu forte e Rodrigo Ramos desviou pela linha de fundo.
Na reta final do primeiro tempo, o cenário não mudou muito: o Santa Cruz seguiu no ataque, apostando nas jogadas pelo alto, enquanto o Sampaio esboçava alguns contragolpes, especialmente com Hiltinho. Já nos últimos minutos, cada equipe teve uma chance de pouco perigo, com Uilliam Corrêa arriscando uma cobrança de falta direta e Léo Gamalho desviando uma cobrança de escanteio, parando nas mãos de Rodrigo Ramos.
Vibrante, Sampaio silencia o Arruda
Antes mesmo que as duas equipes adotassem alguma postura na etapa final, um lance mudou a história do jogo: aos três minutos, Márcio Diogo fez uma bela jogada, com a bola sobrando para Siloé, que arriscou o levantamento e viu Válber aproveitar o bate-rebate para marcar o primeiro gol do Sampaio. Rapidamente, o cenário se desenhou e o Sampaio passou a explorar os contragolpes, com o Santa Cruz tentando pressionar de qualquer maneira. Wescley, de longe, assustou Rodrigo Ramos, que espalmou para a frente e contou com a zaga para afastar o perigo.
Com o Santa Cruz arriscando suas fichas no ataque e o Sampaio mostrando habilidade nas respostas, o jogo ficou aberto. Aos 16 minutos, Marino chutou forte da entrada da área e quase ampliou para o Sampaio, mas Léo Gamalho, no minuto seguinte, assustou em cobrança de escanteio. A pressão coral, porém, esfriou de vez aos 23 minutos: após cruzamento de Válber, o zagueiro Luiz Otávio testou firme para o gol, sem chances para Tiago Cardoso.
O segundo gol praticamente definiu a situação a favor do Sampaio, que passou a tocar a bola e a esperar o tempo passar, enquanto o Santa Cruz pressionava de forma desorganizada, com direito a vaias dos torcedores. Wescley, aos 35 minutos, chutou forte após tabela com Léo Gamalho e teve a última grande chance do Santa Cruz. Márcio Diogo, por sua vez, também teve a chance de ampliar o marcador para o Sampaio, mas chutou fraco, nas mãos de Tiago Cardoso. O gol perdido, porém, não fez falta para o Bolivão, que acabou as chances de um rival direto e mantém o sonho vivo.
FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Memo (Cassiano), Natan (Emerson Santos) e Wescley; Keno (Pingo) e Léo Gamalho. T: Oliveira Canindé
SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Daniel Damião, Mimica, Luiz Otávio e Willian Simões; Jonas (Robson Simplício), Marino, Uilliam Corrêa, Hiltinho (Márcio Diogo) e Válber; Siloé (William Paulista). T: Vinícius Saldanha

Nenhum comentário: