Contador de visitas

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alunos de Medicina promovem ação solidária no Lar São Francisco

Os idosos assistiram a um momento musical e trocaram experiências.
Divulgação / Assessoria
IMPERATRIZ – Com o intuito de aproximar o acadêmico das práticas diárias do cuidado com o idoso, foi realizada nesse fim de semana uma ação solidária do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Lar São Francisco, instituição que atende idosos em Imperatriz.
A ação foi coordenada pela professora Cláudia Arrais, como atividade do grupo de extensão do curso, que tem como principal foco os idosos. A partir de trabalhos propostos em sala de aula, os alunos inicialmente, pesquisaram e apresentaram conteúdos relacionados ao cuidado dos idosos, desde o estatuto às principais doenças.
A sensibilização tem um caráter de humanização, segundo a professora. “Ao trazermos o aluno para este cenário, ele começa a ter uma visão mais abrangente e diferenciada. Assim, poderá conduzir na sua vida profissional e acadêmica uma forma mais humanizada, de acordo com a realidade de cada família e daquela população em que eles estão inseridos”, disse.
Os idosos assistiram a um momento musical, participaram da montagem da árvore de natal e trocaram experiências com os integrantes do projeto. O aluno do segundo período de Medicina Agamenon Rodrigues, destacou a importância da iniciativa. “Este momento proporciona uma visão mais humanizada e centrada não só na doença, mas no bem-estar do idoso, em como estão vivendo e as medidas que podem ser feitas para melhorar a saúde deles”, afirmou.
Márcio Victor do Nascimento, 75 anos, mora há cinco anos no lar. Ele demonstrou alegria com a visita dos alunos. “Vocês alegram a gente quando chegam, eu gosto das músicas, de conversar. Eu fui jovem e acho importante o jovem valorizar a gente e tenho o prazer de receber todos eles”, ressaltou.
“Quando são visitados, eles se sentem mais animados, felizes e recebem a visita como se fosse um parente que os tivesse visitando”, completou o coordenador do Lar, Francisco Pereira de Lima.
Para os interessados em ajudar o Lar São Francisco, basta entrar em contato pelo telefone (99) 3524-3251. A instituição depende de doações da comunidade para se manter. Entre os produtos que mais precisam, estão as fraldas descartáveis, leite em pó integral, alimentos e produtos de limpeza.

Nenhum comentário: