Contador de visitas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Morador registra as duas maiores enchentes de Santos do mesmo local

Ele tirou fotos da avenida Pinheiro Machado e do canal 1, em 1978 e 2014.
Marcos Valim, de 58 anos, lembrou dos detalhes da enchente há 36 anos.

Mariane Rossi Do G1 Santos
 
Duas fotos feitas por um morador de Santos, no litoral de São Paulo, em um intervalo de 36 anos, mostram as duas maiores enchentes da história da cidade observadas do mesmo ponto. A chuva que atingiu a cidade nesta segunda (22) e terça-feira (23) já é considerada a maior da história, desde que os dados começaram a ser medidos, em 1978.
Assim que soube que a tempestade deste ano havia superado o recorde do verão de 1978, o empresário Marcos Valim Carvalho, de 58 anos, lembrou que em 1978 tinha registrado a enchente na cidade. Ele procurou nos álbuns que estavam guardados em casa e encontrou a fotografia que mostra a avenida Pinheiro Machado e o canal 1 cheios de água da chuva, após uma enchente na cidade.
Na época, o empresário tinha 22 anos e estava no mesmo apartamento que mora atualmente. Ele lembra com detalhes os dias de chuva da década de 70. “Eu tirei essa foto, há 36 anos, logo que acordei. O dia amanheceu com uma tempestade muito grande. Do nada a chuva parou e eu tirei a foto para registrar. Na época ocorreram muitos deslizamentos nos morros, tanto que a terra estava marrom”, conta ele.
Já nesta segunda-feira (22), Carvalho diz que precisou largar o carro em uma rua e ir andando para casa. “Eu fiquei preso no trânsito. Larguei o meu carro na rua, em um lugar seco, e fui a pé para casa, andando dentro da água. Chegando em casa, eu tirei uma foto do mesmo lugar”, explica.
Nas imagens é possível observar que praticamente todas as construções permanecem as mesmas, mesmo passados quase 40 anos. As diferenças ficam por conta do horário em que as fotos foram tiradas. Enquanto a mais antiga foi registrada logo cedo, a deste ano foi feita no início da noite.
Para o empresário, que lembra as duas enchentes, a quantidade de água nos dois episódios foi semelhante, mas, segundo ele, os prejuízos são diferentes. “Em 1978 não gerou tanto impacto porque foi na parte da manhã e em um domingo. Já nesta semana foi no fim da tarde, o pessoal saindo do trabalho. Em impacto, o de ontem foi muito maior”, avalia.
Recorde
De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, que há mais de 20 anos acompanha o índice pluviométrico na Baixada Santista, choveu cerca de 240 milímetros entre às 16h15 de segunda-feira e às 16h15 desta terça-feira. O recorde anterior, de janeiro de 1978, era de 194 milímetros. A Defesa Civil de Santos não tem um acompanhamento histórico diário do índice de chuvas. De acordo com dados obtidos junto ao órgão pelo G1, apenas nesta segunda-feira choveu quase o triplo de dezembro do ano passado inteiro. No ano de 2013, apenas 99 milímetros de chuva foram computados pela Defesa Civil em Santos. Os números levantados pela Defesa Civil equivalem aos dos medidos por Bonafim. (Veja imagens da chuva na região).

Avenida Pinheiro Machado e Canal 1 em 1978 (Foto: Marcos Valim/Arquivo Pessoal)Avenida Pinheiro Machado e Canal 1 em 1978, após forte chuva (Foto: Marcos Valim/Arquivo Pessoal)
 
Avenida Pinheiro Machado e Canal 1 em 2014 (Foto: Marcos Valim/Arquivo Pessoal)Avenida Pinheiro Machado e Canal 1 em 2014, após forte chuva (Foto: Marcos Valim/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário: