Contador de visitas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Bandidos viram "atores" para extorquir dinheiro de motoristas

Criminosos atuam na IV Centenário. Eles chegam a cobrar pedágio de condutores.
Bandidos usam artifícios para obrigar motoristas a parar em avenida. - Flora Dolores/O Estado
SÃO LUÍS - Um professor da rede estadual de ensino, que pediu para não ser identificado, foi obrigado, no último domingo, dia 4, a pagar R$ 30 de pedágio a dois indivíduos para conseguir passar, no início da noite, pela Avenida IV Centenário, que liga os bairros Alemanha e Camboa, em São Luís. O ato não é comum na via, mas ocorre, principalmente nos trechos próximos aos redutores de velocidade, nas saídas da via e mostram que há necessidade de mais segurança na área.
Hoje, a segurança na via é realizada apenas por duas viaturas, que também servem os bairros Alemanha e Liberdade. Segundo o tenente-coronel Luís Manoel da Silva, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento na área, geralmente os autores da ação são usuários de drogas, que buscam, de alguma forma, dinheiro para alimentar o vício.
De acordo com o comandante, os bandidos ainda se utilizam de outros artifícios para tentar arrancar dinheiro de motoristas que trafegam pela via em horários de pouco movimento, geralmente à noite, depois das 23h. Ele alerta que alguns se jogam na pista para simular que estão passando mal, e quando o motorista desce do carro para atender o suposto doente, acaba sendo assaltado.
Outros param os veículos no acostamento, ou mesmo no meio da pista, teatralizando um acidente, ou uma pane, e se alguém resolve ajudar, acaba assaltado. Além disso, existem relatos de adolescentes que ocupam a via para forçar a parada de veículos. "Essas são as situações que já tivemos conhecimento, mas algumas outras não passam de boatos e invenções", afirmou o comandante.

Nenhum comentário: