Contador de visitas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Elevado do Joá começa a ser fechado nesta terça-feira para obras

Interdições serão feitas duas vezes por dia, durante o mês de janeiro.
Prefeitura disse que interdições serão nos dois sentidos do elevado.

Do G1 Rio

O Elevado das Bandeiras e os túneis de São Conrado e Joá serão interditados duas vezes ao dia, a partir desta terça-feira (6), para a construção da via paralela ao elevado. O bloqueio é uma medida de segurança para as detonações na rocha, onde serão abertos os novos túneis.

Os funcionários marcaram nas pedras os lugares exatos onde serão explodidos. Agora começa a fase de detonação da rocha para a construção dos novos túneis. As explosões devem acontecer durante dez meses e em janeiro duas vezes por dia.

Segundo a Prefeitura, as interdições serão nos dois sentidos do elevado e dos túneis. Os horários escolhidos são os de menor movimento, para reduzir os impactos no trânsito. De segunda a sábado das 14 às 14h30 e das 9h30 às 22h. As pistas também serão fechadas durante toda a madrugada.

“Nós escolhemos começar as detonações em janeiro, porque é um mês em que existe uma grande redução no volume de tráfego circulando na cidade, em torno de quinze por cento, que são esperados reflexos, congestionamentos, por conta da interdição total dos túneis do elevado das bandeiras”, disse Joaquim Diniz, diretor operacional da CET-Rio.

Os painéis da cidade vão informar a população dos horários das interdições. A recomendação da CET-Rio é que os motoristas se programem para evitar a região nos horários das interdições ou busque caminhos alternativos.

A única rota próxima ao elevado é a estrada do Joá, onde promete intensificar a ação dos agentes. Mas o motorista tem outras opções como a linha amarela, o alto da boa vista e a Grajau-Jacarepaguá.

Duplicação
As obras vão construir com dois túneis paralelos aos já existentes e um novo elevado. A via – que atualmente tem duas pistas – será ampliada para quatro. Para acompanhar o traçado, a ponte da Joatinga também será alargada. Uma ciclovia também está prevista no projeto. O objetivo da medida é acabar com o gargalo do trânsito na região, uma das exigências do Comitê Organizador Rio 2016.

Ligação entre São Conrado e Barra terá nova pista e contará com ciclovia (Foto: Divulgação/Prefeitura)Ligação entre São Conrado e Barra terá nova pista e contará com ciclovia (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Nenhum comentário: