Contador de visitas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Represa cheia no Cantareira leva a boato sobre atual nível do sistema

Imagens mostram represa em Mairiporã com bom volume d'água.
Reservatório recebe volume captado de outras três represas.

Do G1 São Paulo
Vídeo publicado na internet mostra represa do Sistema Cantareira cheia em Mairiporã (Foto: Reprodução Youtube)Vídeo publicado na internet mostra represa do Cantareira cheia em Mairiporã (Foto: Reprodução/YouTube)
Um vídeo publicado no YouTube que mostra uma das represas do Cantareira cheia d'água levou à circulação de um boato que questiona os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A empresa alerta que as imagens representam apenas uma ponta do sistema, que tem nível de 5,1%.

O vídeo feito por um motorista no dia 22 de janeiro e compartilhado em redes sociais mostra a represa, em Mairiporã, com nível bem próximo às margens. O autor do vídeo questiona: "Para onde será que vai essa água? Tá seco? A represa está cheia!".
Segundo a Sabesp, a represa mostrada no vídeo é a Paiva Castro, a última e a menor do Cantareira. O reservatório tem capacidade de armazenamento de 7 bilhões de litros e fica mais cheia porque recebe o volume captado nos reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha, que estão em nível mais alto.
A empresa negou que o sistema esteja com quantidade normal de água e explicou que o volume que chega na Paiva Castro por gravidade é enviado para a Estação Elevatória Santa Inês. Depois segue para tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú. De lá, a água é distribuída para 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo (veja abaixo).
O Sistema Cantareira tem capacidade total de 1,5 trilhão de litros, considerando os 480 bilhões de litros de volume morto. Na terça-feira, operava com 5,1%, já considerando as duas reservas técnicas.

Ilustração da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre o Sistema Cantareira (Foto: Reprodução ANA)Ilustração da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre o Sistema Cantareira (Foto: Reprodução ANA)
 
Represa Paiva Castro, a última do Sistema Cantareira, em agosto de 2014 (Foto: Isabela Leite/G1)Represa Paiva Castro, a última do Sistema Cantareira, em agosto de 2014 (Foto: Isabela Leite/G1)

Nenhum comentário: