Contador de visitas

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Sob muitas Toadas, corpo de Humberto de Maracanã é enterrado

  •  
Durante todo o dia o corpo de Humberto foi velado na sede do Bumba boi de Maracanã.
Corpo foi levando, em cortejo, no carro do Corpo de Bombeiros. Foto: Heider Matos/Imirante.com.
SÃO LUÍS – Sob muitas toadas de Bumba meu boi e diversas homenagens, o corpo do cantador Humberto de Maracanã foi enterrado às 17h15 desta terça-feira (20), no cemitério do Maracanã, zona rural de São Luís. Mesmo após o enterro, familiares, amigos e fãs continuaram entoando as canções composta pelo mestre.
Durante todo o dia o corpo de Humberto foi velado na sede do Bumba boi de Maracanã, localizado no bairro que dá nome à brincadeira. Autoridades e artistas maranhenses passaram pelo local e prestaram as últimas homenagens ao cantador.
Por volta das 16h deu-se início ao cortejo. Centenas de pessoas, entoando as músicas Humberto, acompanharam o corpo do mestre, que foi levado em um carro do Corpo de Bombeiros. Houve um princípio de confusão, pois, algumas pessoas queriam que o caixão fosse levado pelos amigos e fãs, mas o corpo seguiu no carro do corpo de bombeiros.
Suas principais canções foram entoadas por amigos durante o cortejo em direção ao cemitério, a alegria contida nas letras, não escondia a tristeza dos familiares. Maria José Soares, esposa do grande mestre, ressaltou a importância de Humberto para a cultura maranhense. “Com certeza Humberto deixou um grande legado. O último pedido dele foi para que não deixasse o boi acabar”, disse. O cantador do Boi de Iguaíba, Zé Alberto, se lembrou da amizade com o mestre de Maracanã. “Vai fazer muita fala. Apesar de ser de um outro bumba meu boi, sempre fomos muito amigos”, lembrou. Já um dos filhos do cantador, falou dos desafios da brincadeira. “Será um desafio dar continuidade à brincadeira. Meu pai era um ícone, insubstituível, mas o Boi de Maracanã não pode parar”, disse José de Ribamar Algarves Mendes.

O corpo foi enterrado no cemitério do Maracanã. Foto: Heider Matos/Imirante.com.
Sob aplausos, às 17h15, o corpo do cantador foi enterrado. Após o enterro, amigos e fãs continuaram a cantar as toadas do grande mestre.
Morte
Humberto morreu na tarde de segunda-feira (19), na UTI do Hospital Carlos Macieira, em São Luís, vítima de falência múltipla dos órgãos. O mestre estava internado, em estado grave, após uma infecção generalizada. Ainda chegou a ser submetido a uma cirurgia para amputação do membro inferior esquerdo, mas de nada adiantou.
Humberto de Maracanã tinha 75 anos e dedicou 40 anos ao bumba meu boi. O cantador é autor da toada “Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão”, um hino da cultura maranhense, que chegou a ser interpretada por diversos artistas com a cantora Alcione. O mestre recebeu o título de Mestre em Cultura pelo Ministério da Cultura e homenageado pela Câmara de Vereadores de São Luís e pela Assembleia Legislativa do Estado.
Textos, fotos, artes e vídeos do O Estado do Maranhão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do Jornal em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo.

Nenhum comentário: