Contador de visitas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dia do Mundial Câncer: especialistas estimulam hábitos saudáveis

A adoção de comportamentos saudáveis no início da vida reduz o risco de câncer e outras doenças.
Reprodução/Internet
IMPERATRIZ – "Ao nosso alcance". Este é o slogan do Dia Mundial do Câncer, celebrado neste 4 de fevereiro. Em 2015, a data destaca que há soluções em todas as etapas da doença. Para isto, estimula um estilo de vida mais saudável, que desempenha um papel importante na prevenção, no desenvolvimento e na progressão de alguns tipos de câncer.
A campanha é articulada em quatro áreas: escolhas de vida saudáveis; detecção precoce; tratamento para todos e melhorias na qualidade de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos, 33% dos cânceres mais comuns podem ser evitados por meio da redução do consumo de álcool, dietas mais saudáveis e melhores níveis de atividade física. Deixar de fumar aumenta a proteção em torno de 50%.
Segundo o radioterapeuta Ricardo Nakamura, a adoção de comportamentos saudáveis no início da vida reduz o risco de câncer e outras doenças não transmissíveis na idade adulta, como o diabetes e doenças cardíacas. “É importante alertar a população como a mudança de hábitos pode ajudar a evitar várias doenças”, afirma.
Alimentação de risco
Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar.
Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, dentre outros.
Tratamento
A atividade física regular é reconhecidamente benéfica na prevenção e tratamento de várias enfermidades. Essa prática também é descrita como positiva na prevenção de alguns tipos de câncer.
Não só queima calorias, as atividades físicas também podem ajudar a diminuir a ansiedade e fadiga durante o tratamento do câncer.

Nenhum comentário: