Contador de visitas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Manifestação contra falta d'água tem tumulto na Avenida Paulista

PM tentou impedir que grupo bloqueasse o sentido Consolação da via.
Duas pessoas foram detidas; caminhada seguiu até vias do Centro de SP.

Marcelo Mora Do G1 São Paulo
Uma manifestação contra a falta de água em São Paulo teve um tumulto com a Polícia Militar no início da noite desta quarta-feira (11) na Avenida Paulista. Os policiais tentavam impedir que o grupo bloqueasse o sentido Consolação da via, mas alguns manifestantes furaram o cordão de isolamento da PM, que reagiu. Duas pessoas foram detidas.
Cerca de 150 pessoas, segundo números da PM, se reuniram para o ato no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A polícia informou que não permitiria o bloqueio da Avenida Paulista porque não havia uma liderança definida do ato para discutir o trajeto com a corporação. A PM montou um cordão para evitar que os manifestantes deixassem o Masp.
Um grupo conseguiu, no entanto, passar pelo bloqueio e fechar o sentido Consolação. Os policiais reagiram e usaram escudos e cassetetes para empurrar os manifestantes de volta para o Masp. Um homem e uma mulher foram detidos durante a confusão.
Cerca de 10 manifestantes conseguiram passar pela PM e fecharam o sentido Paraíso da Avenida Paulista, na altura da Alameda Casa Branca. Durante o bloqueio, eles deixaram um ônibus que levava um homem doente passar. Os manifestantes chegaram a discutir porque alguns queriam liberar a passagem de todos os ônibus e outros eram contra.

Por volta das 19h45, a PM decidiu abrir o cordão de isolamento e os manifestantes puderam ocupar o sentido Consolação da Avenida Paulista. Segundo o major Romildo Xavier, comandante da operação, foi liberada a saída do grupo quando a PM recebeu uma proposta de trajeto. Segundo ele, o tumulto aconteceu "por pura falta de diálogo dos organizadores".
Os manifestantes desceram a Rua Bela Cintra, sentido Centro, e pararam em frente à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. Depois, foram até a Rua da Consolação e desceram sentido Centro. O grupo percorreu vias da região central e encerrou o ato na Praça Roosevelt, às 21h.

Consolação Avenida Paulista manifestação (Foto: Marcelo Mora/G1)Manifestantes caminham no sentido Consolação da Avenida Paulista (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
PMs fazem fila masp são paulo (Foto: Marcelo Mora/G1)Cordão de isolamento da PM no vão livre do Masp (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Avenida Paulista fechada manifestação SP (Foto: Marcelo Mora/G1)Manifestantes fecham sentido Paraíso da Avenida Paulista (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Tumulto Masp manifestação Avenida paulista (Foto: Marcelo Goncalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo)Tumulto durante manifestação na Avenida Paulista (Foto: Marcelo Goncalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: