Contador de visitas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Novo presidente italiano Sergio Mattarella presta juramento

Novo presidente, de 73 anos, foi eleito no sábado pelo Parlamento.
Ele disse querer evitar que crise econômica afete os valores do país.

Da France Presse
O novo presidente da Itália, Sergio Mattarella, é recebido em tapete vermelho pelo cãozinho mascote da Guarda Presidencial ao chegar para inspeção em cerimônia de boas-vindas no palácio presidencial de Quirinale, em Roma (Foto: Tony Gentile/Reuters) 
O novo presidente da Itália, Sergio Mattarella, é recebido em tapete vermelho pelo cãozinho mascote da Guarda Presidencial ao chegar para inspeção em cerimônia de boas-vindas no palácio presidencial de Quirinale, em Roma (Foto: Tony Gentile/Reuters)
 
O novo presidente italiano, Sergio Mattarella, assumiu nesta terça-feira (3) oficialmente o cargo na tradicional cerimônia de juramento à Constituição.
Mattarella, de 73 anos, eleito presidente no sábado pelo Parlamento, homenageou em seu primeiro discurso o antecessor Giorgio Napolitano, de 89 anos, que renunciou no dia 14 de janeiro.
O discurso do novo presidente, professor universitário e juiz do Tribunal Constitucional, que iniciou a vida política há 30 anos dentro da outrora poderosa Democracia Cristã, foi interrompido por aplausos mais de 40 vezes, inclusive por parlamentares de direita e do movimento antissistema Cinco Estrelas.
"Devemos evitar o risco de que a crise econômica termine por afetar os valores nos quais se baseia o pacto social da Constituição", afirmou.
"A democracia não é uma conquista definitiva", ressaltou.
O 12º presidente da República da Itália, eleito para um mandato de sete anos, a única pessoa com direito a dissolver o Parlamento e a convocar eleições legislativas antecipadas, prestou homenagem também aos juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, assassinados pela máfia, e um bebê de dois anos que morreu em um atentado contra a sinagoga de Roma na década de 80.
Mattarella, o primeiro siciliano que chega à presidência da Itália, que viveu pessoalmente os horrores da máfia após o assassinato de seu irmão em um atentado da Cosa Nostra, defendeu o "direito ao trabalho" e apostou no saneamento da economia para possibilitar o crescimento econômico da Europa.
Interpretado como um gesto de aproximação, o presidente convidou o magnata e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, assim como todos os líderes políticos do país, à cerimônia oficial no palácio de Quirinale, sede da presidência.
O ex-chefe de Governo e líder de uma direita em declínio poderá comparecer à cerimônia solene, apesar de ter sido expulso do Senado.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, durante sua cerimônia de posse nesta terça-feira (3)  (Foto: Alessandra Tarantino/AP) 
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, durante sua cerimônia de posse nesta terça-feira (3) (Foto: Alessandra Tarantino/AP)

Nenhum comentário: