Contador de visitas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PUC-SP não forma turma e deixa jovem aprovada no Prouni sem a vaga

Nicole Pires passou em sistemas da informação, mas não pode cursá-lo.
Edital prevê que neste caso, candidato fique na lista de espera da 2ª opção.

Gabriela Gonçalves Do G1, em São Paulo
Nicole Pires foi aprovada no curso de Sistemas da Informação, mas não houve formação de turma (Foto: Arquivo pessoal/Nicole Pires)Nicole Pires foi aprovada no curso de sistemas da informação, mas não houve formação de turma
(Foto: Arquivo pessoal/Nicole Pires)
 
A felicidade da estudante Nicole Pires após ter sido aprovada na universidade durou pouco. Horas depois de receber um e-mail do Ministério da Educação confirmando a pré-seleção para cursar sistemas da informação, com bolsa integral, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a universidade notificou a jovem de 18 anos que não formaria turmas e que, por isso, ela deveria voltar à segunda opção selecionada, o mesmo curso na Universidade Presbiteriana Mackenzie. "Eu fiquei muito feliz quando eu vi o resultado, eu tinha conseguido a bolsa que eu queria. E depois veio o banho de água fria", conta.
Indignada com a situação, Nicole foi até a faculdade para tentar resolver a situação e se matricular em outro curso que formasse turma. "A funcionária simplesmente repetiu o que estava escrito no e-mail que eles me mandaram, que eu deveria voltar à segunda opção já selecionada e, por não ter turma, eu seria apontada como reprovada", conta a estudante, que perdeu a prioridade no Mackenzie quando deu preferência à PUC.

Estudante é aprovada pelo Prouni, mas universidade nãio abre turma para o curso escolhido. (Foto: Arquivo pessoal/Nicole Pires) 
Nicole foi aprovada na primeira opção do Prouni
duas vezes seguidas, mas acabou sem a vaga
(Foto: Arquivo pessoal/Nicole Pires)
 
Procurada pelo G1, A PUC-SP afirmou, em nota que, "em relação ao Prouni, a PUC-SP segue estritamente regras externas, definidas pelo MEC, para todas as etapas do processo". As regras estão disponíveis no site da universidade (veja link).
A assessoria de imprensa da instituição explicou que a PUC não pode interferir nos procedimentos do Prouni, e que Nicole optou por um curso que não despertou interesse suficiente neste ano, mas que, em 2014, houve formação de turma.
O Ministério da Educação afirmou que as instituições participantes do Prouni devem oferecer bolsas de estudo em todos os cursos em que houver vestibular. Caso não haja quantidade suficiente de estudantes para a formação da turma, o curso não é oferecido pela instituição. De acordo com o MEC, "esta previsão [de formação ou não de turma] é relativamente difícil para as instituições".
Segundo ano com vaga perdida
Esta não é a primeira vez que Nicole passa por esta situação. Em 2013, ela ganhou bolsa na União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp), mas a instituição também não formou turma para o curso que ela queria, e ela recebeu a sugestão de se matricular em outra carreira. "Eu faço análise de desenvolvimento de sistemas, mas minha vontade é fazer sistemas da informação e estudar na PUC, por isso prestei o Prouni [de novo]", afirma.

Após garantir a bolsa pela segunda vez, ela recebeu a mesma notícia sobre a turma não formada. Segundo a jovem, ela só poderia fazer a transferência de curso se estivesse matriculada em sistemas de informação.
Agora, a estudante aguarda a segunda chamada do Prouni, na esperança de que sobrem vagas no seu curso de segunda opção, no Mackenzie. Nesta edição, a instituição ofereceu duas vagas por meio do programa do MEC, e a estudante só será convocada caso uma delas não seja preenchida.

Campus da PUC-SP em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo (Foto: Divulgação/PUC-SP) 
Campus da PUC-SP em Perdizes, Zona Oeste de
São Paulo (Foto: Divulgação/PUC-SP)
Edital
De acordo com o edital do Prouni, a bolsa só será concedida se houver formação de turma no período letivo inicial do curso e, para isso, deverá haver um número mínimo de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial.
Ainda segundo a declaração, os candidatos reprovados por não formação de turma podem manifestar interesse em participar da lista de espera da sua segunda opção. "Para participar da lista de espera do Prouni o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar na página do Prouni, no prazo especificado no cronograma, o interesse na bolsa", explica o edital.

Nenhum comentário: