Contador de visitas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Torneiro mecânico faz arma artesanal e morre ao testá-la, diz polícia de RO

Eliete Marques Do G1 RO

Delegado afirma que jovem levou tiro no peito ao testar arma.
Irmão mentiu quando disse que homens teriam atirado contra vítima.

 James Rodrigo morreu com tiro acidental (Foto: Eliete Marques/G1) 
James Rodrigo morreu com tiro acidental
(Foto: Reprodução/Facebook)
 
As investigações da morte do torneiro mecânico James Rodrigo Silva Canto, de 23 anos, apontam que ele foi atingido com um tiro acidental disparado por uma arma de fabricação caseira. Segundo a Polícia Civil, o jovem teria fabricado a arma artesanal em forma de caneta e o disparo aconteceu quando ele testava o artefato na última sexta-feira (13), em Ariquemes (RO). O irmão de 19 anos, que socorreu a vítima, teria mentido à polícia e disse que dois homens em uma motocicleta teriam cometido o crime.
Em uma primeira versão, o irmão contou à polícia que ambos estavam em frente ao local de trabalho de James, quando dois suspeitos chegaram, atiraram em direção ao torneiro mecânico e fugiram. A testemunha ainda alegou que não chamou a polícia no momento do crime, pois estaria prestando socorro à vítima.
O delegado Ricardo Rodrigues afirma que após a morte de James, o familiar confessou a verdade sobre o episódio. "Ouvimos testemunhas que confirmaram o tiro acidental. A vítima fabricou a arma, que é uma caneta com munição. Quando testava, a arma disparou e ele foi atingido no peito", explica.
Ao G1, um tio de Canto, que preferiu não se identificar, expõe que a vítima fabricou a arma. "Ele é torneiro mecânico e fez uma caneta com uma balinha dentro. Foi testar e acho que virou para ele. Disseram que foi um buraquinho de nada, mas que o matou. Ele era do bem, rapaz trabalhador. O irmão estava com a cabeça quente e mentiu", lamenta.
Um primo, que também não quis ter o nome divulgado, comenta que a munição era de calibre 22. Segundo o familiar, foi a própria vítima que pediu para o irmão mentir. "Foi o James que mandou o irmão falar aquilo para a polícia antes de morrer. Ele chegou respirando ao hospital, mas não resistiu. O erro foi do James. Foram dados muitos conselhos pra ele não fazer a arma", ressalta.

Rapaz de 23 anos é baleado em frente ao trabalho e morre, em Ariquemes (Foto: Ariquemes 190/Reprodução) 
PM estava no hospital quando rapaz baleado
chegou (Foto: Ariquemes 190/Reprodução)
 
O G1 entrou em contato com o irmão que diz não querer falar sobre o assunto. "Por enquanto não quero falar sobre o que aconteceu. Eu vi meu irmão morrer nos meus braços e quero esquecer o que passou", afirma.
A tornearia, onde aconteceu o acidente, deve ficar fechada até o fim da perícia. De acordo com a Polícia Civil, o irmão poderia responder por falsa comunicação de crime, mas como se retratou, não deve ser responsabilizado.

Nenhum comentário: