Contador de visitas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Motoristas e pedestres enfrentam caos por causa da chuva em Salvador

Temporal atinge diversos bairros da cidade na manhã desta quinta-feira.
Rios transbordaram e alagaram várias ruas da cidade; trânsito ficou travado.

Do G1 BA
A forte chuva que cai nesta quinta-feira (9) causa transtornos em diversos pontos de Salvador. Além dos alagamentos que atingem bairros como Rio Vermelho, Ondina, Calçada, Comércio e na região do Dois Leões, um rio transbordou e um barranco desmoronou em cima de um ônibus. (Clique aqui e veja todas as imagens)
Este é segundo dia consecutivo de chuvas na cidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já choveu até por volta das 9h40, 93 milímetros na capital baiana. O mau tempo é provocado por uma frente fria que está sobre o Oceano Atlântico e atinge o sul, litoral e Recôncavo Baiano.
De acordo com o Inmet, a temperatura mínima registrada é de 23°C e a máxima de 31°C. A previsão aponta que o dia vai se manter nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. Ainda segundo o instituto, o tempo deve permanecer chuvoso em Salvador nos próximos dias.
Vias alagadas

No Dique do Tororó, região da Arena Fonte Nova, e no Vale do Ogunjá moradores sofreram com alagamentos e motoristas tiveram dificuldade em transitar pelo local. Mesmo com a via tomada pela água, alguns condutores resolveram se arriscar e passar pelos locais, enquanto que outros ficaram parados e esperaram o tempo melhorar. Por conta do problema, o trânsito ficou congestionado em diversos pontos de Salvador. [Confira tudo no vídeo acima]
Desabamentos

Deslizamento de terra deixa feridos em Salvador na manhã desta quinta-feira (Foto: Cássia Bandeira/G1)Deslizamento de terra deixa feridos em Salvador na manhã desta quinta-feira (Foto: Cássia Bandeira/G1)
Um barranco desmoronou em cima de um ponto de ônibus na Avenida Lucaia, sentido Vasco da Gama, e duas pessoas ficaram feridas. Elas foram atendidas por uma equipe do Exército que passava pelo local. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.
Na Avenida Anita Garibaldi, parte de uma encosta caiu e um desabamento parcial ocorreu no bairro de São Caetano. Ainda não há informações de feridos.
Esgoto transborda

No bairro de Avenida Tancredo Neves, um esgoto transbordou e deixou o local completamente alagado. Com rua tomada pela água suja, moradores ficaram "ilhados" e não conseguiram transitar pela região [Confira tudo no vídeo acima].
Carro arrastado

Na região de Dois Leões, um carro foi arrastado pela força da água. [Veja no vídeo acima] . Por conta dos problemas causados pela chuva na capital baiana, diversos semáforos estão quebrados como na Boca do Rio, Calçada, Paralela e na orla. Na altura de Vila Matos, na Avenida Garibaldi, um alagamento ocupa duas das três pistas da via.
Locais que devem ser evitados

Avenida ACM tem congestionamento por causa de alagamentos (Foto: Henrique Mendes/G1)Avenida ACM está entre locais que devem ser evitados (Foto: Henrique Mendes/G1)
Em nota, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que os motoristas devem evitar as avenidas ACM, Juracy Magalhães, Oscar Pontes, Vasco da Gama, Garibaldi, Paralela (sentido Centro), Ogunjá (sentido Bonocô), além da BR-324.
Segundo o órgão de trânsito, os pontos de alagamento começam a escorrer, mas a situação vai levar tempo para ser normalizada na cidade. A Transalvador afirma que "está trabalhando para que tudo volte à normalidade o mais rápido possível".
Falta de luz

Queda de poste no bairro de Nazaré, em Salvador (Foto: Cássia Bandeira / G1 BA)Queda de poste no bairro de Nazaré, em Salvador (Foto: Cássia Bandeira / G1 BA)

A Coelba registrou o aumento no número de ocorrências relacionadas à interrupção no fornecimento de energia nesta quinta-feira. Segundo a empresa, houve a queda de galhos de árvore e objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica. O órgão afirma que, a fiação é atingida, por questões de segurança, os equipamentos de proteção elétrica atuam automaticamente e desligam o fornecimento de energia.
Desabamento
Um prédio de três andares desabou e atingiu duas residências na Rua do Sossego, no bairro da Boca do Rio. O imóvel fica localizado em frente ao Centro de Convenções, mas ninguém ficou ferido.

Travessia Salvador-Mar Grande
Por conta do mau tempo, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) decidiu suspender as operações da travessia marítima Salvador-Mar Grande. Os passeios de escuna pela Baía de Todos-os-Santos também não são realizados. Já a linha marítima que liga Salvador ao Morro de São Paulo está sendo feita com conexão em Itaparica.

Suspensão de atendimento
O expediente e os prazos do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT/BA) foram suspensos em Salvador e municípios da região metropolitana, a exempo Camaçari, Simões Filho e Candeias, em razão da forte chuva. Em nota, o órgão informou que um ato da Presidência do TRT5 vai oficializar a decisão.

Acidente e manifestação
Um caminhão tombou na BA-535, conhecida como Via Parafuso, sentido Salvador nesta quinta-feira. De acordo com a Bahia Norte, concessionária responsável pela rodovia, o local foi interditado por conta do acidente.

Já na BR-324, no quilômetro 621, uma manifestação na altura da Jaqueira do Carneiro também compromete o tráfego de veículos na rodovia.
Aeroporto
Segundo a Infraero, até por volta das 11h30 desta quinta-feira, a operação ocorria normalmente no Aeroporto Internacional de Salvador. A empresa afirma que não foram registrados atrasos ou cancelamentos em razão da chuva.


Alagamento em Ondina. (Foto: Arquivo Pessoal)Alagamento em Ondina (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Na região do Iguatemi, próximo ao semáforo que fica em frente à MC Donalds, a pista está alagada (Foto: Michael Lopes/Arquivo pessoal) 
Na região do Iguatemi, próximo ao semáforo que fica em frente à MC Donalds, a pista está alagada (Foto: Michael Lopes/Arquivo pessoal)
 
Avenida Bonocô congestionada e alagada por conta da chuva, nesta quinta-feira (9). (Foto: Ruan Melo/G1 Bahia)Avenida Bonocô congestionada e alagada por conta da chuva, nesta quinta-feira (9). (Foto: Ruan Melo/G1 Bahia)
 
Trânsito na Garibaldi, sentido centro da cidade, está lento na manhã desta quinta-feira (Foto: Rafaela Ribeiro/G1)Trânsito na Garibaldi, sentido centro da cidade, está congestionado na manhã desta quinta-feira (Foto: Rafaela Ribeiro/G1)
 
Na região do Dois Leões, motoristas enfrentam problemas com ruas alagadas (Foto: Rafaela Ribeiro/G1) 
Na região do Dois Leões, motoristas enfrentam problemas com ruas alagadas (Foto: Rafaela Ribeiro/G1)
 
Registro de alagamento foi feito por volta das 6h50 desta quinta-feira (9), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. (Foto: Maiana Belo / G1 BA)Registro de alagamento foi feito por volta das 5h40 desta quinta-feira (9), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. (Foto: Maiana Belo / G1 BA)
 
Chuva em Salvador (Foto: Rafaela Ribeiro/ G1 BA)Salvador amanheceu com tempo nublado e chuvoso nesta quinta-feira (9). (Foto: Rafaela Ribeiro/ G1 BA)
 

Nenhum comentário: