Contador de visitas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Estudantes de SC fazem barco com garrafas pet movido a energia solar

Embarcação utiliza 500 garrafas, leva até 250 kg e tem 1h de autonomia.
Placas solares carregam bateria, que alimenta o motor elétrico do barco.

Do G1 SC
Barco movido à energia solar (Foto: Reprodução/RBS TV)Motor da embarcação tem autonomia de uma hora (Foto: Reprodução/RBS TV)
Um grupo de estudantes do curso de engenharia elétrica de uma universidade de Joinville, no Norte catarinense, desenvolveram um barco sustentável. A embarcação é feita com 500 garrafas pet e o motor elétrico é movido por energia solar.
O projeto começou há cerca de um ano, como uma atividade curricular. De acordo com o estudante. Thiago Uhlig Pereira, o princípio básico da embarcação é a energia solar. "Basicamente, a céluia solar carrega a bateria e a bateria alimenta o motor elétrico", explica.
Para dar maior resistência à embarcação, a equipe injetou gás carbônico dentro de todas as garrafas. Por isso, o barco consegue transportar até 250 quilos. "O princípio do trabalho é ser sustentável, por isso a gente utilizou as garrafas pet. E foi um trabalho feito ano passado e os testes foram feitos este ano", explica o estudante Gustavo Tadin Bruno.

Barco energia solar (Foto: Reprodução/RBS TV) 
Barco é movido à energia solar
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Movido à energia solar, ele tem até uma hora de autonomia. Para carregar toda a bateria são necessárias três horas de luz solar. Em dias nublados, o tempo para completar a carga dobra.
"Para mim foi uma experiência única, poder participar com meus colegas aqui durante um ano, pensando, projetando, como iria ficar e chegar neste momento e ver que o resultado deu certo", finaliza outro integrante da equipe, Bruno José Moroski.
Com o projeto testado e aprovado, agora os estudantes querem planejar uma nova embarcação, que os permita a participar de competições nacionais na área de embarcações solares.

 

Nenhum comentário: