Contador de visitas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Programação junina na praça Maria Aragão começa nesta sexta-feira (12)

A expectativa é receber mais de 100 mil pessoas ao longo da temporada junina.
Reprodução
SÃO LUÍS - A abertura oficial dos festejos juninos em São Luís será realizada nesta sexta-feira (12), às 19h, na praça Maria Aragão, onde foi montado o "Terreiro de Maria". A abertura consolida o "São João de Todos".
A expectativa da organização é receber mais de 100 mil pessoas ao longo da temporada junina. Para isso, foi montada uma megaestrutura de som, palco, iluminação, barracas, segurança e decoração especial para dar o colorido e beleza à festa popular mais esperada dos ludovicenses.
A abertura oficial da programação junina na capital terá início com o levantamento do mastro em homenagem aos santos juninos, cortejo das caixeiras do divino, além de apresentações de grupos e atrações artísticas ao longo da noite. De sexta-feira (12) até 29 de junho, o "Terreiro de Maria" abrirá espaço para grandes atrações artísticas e grupos folclóricos tradicionais.
A programação na Praça Maria Aragão foi pensada para preservar as tradições culturais maranhenses. O projeto contempla ainda atividades como o cortejo de bois de orquestra na noite de São João, a celebração pelo Dia Nacional do Tambor de Crioula e o Encontro de Salvaguarda. "São manifestações que representam a autenticidade das nossas tradições populares e preservam a cultura do nosso povo", disse o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão.
Programação
Na primeira noite de festa no "Terreiro de Maria", após o levantamento do mastro, que ocorre às 19h, o show do Grupo Divinas Folioas abre as atrações artísticas no palco da Praça Maria Aragão. Em seguida, será a vez do boi União da Baixada do Monte Castelo e do boi de orquestra Encanto da Ilha.
A programação segue com a participação da banda Mákina Du Tempo, às 22h, que vai apresentar o show "São João de Todos", com repertório de músicas folclóricas e toadas conhecidas dos maranhenses. Logo após, entra o Boi de Orquestra de Upaon Açu.
Fechando a primeira noite da programação na Maria Aragão, o Boi da Maioba promete levar um batalhão de brincantes com suas matracas para marcar o início da temporada junina em São Luís.
No sábado (13), dia de Santo Antônio, o "Terreiro de Maria" abrirá espaço para o Tambor de Crioula Arte Nossa - Mirim, para alegrar a criançada presente ao local, às 18h. Em seguida, às 19h, toda a animação da Quadrilha Asa Branca, que invadirá o palco da Maria Aragão com suas indumentárias coloridas e suas performances sertanejas. Ainda na noite de Santo Antônio, fazem a festa na Maria Aragão o bumba meu boi Encanto do Olho d´Água, às 21h; seguindo com show de Papete, às 22h. Para fechar a noite, apresentam-se os bumba bois de Sonhos, às 23h; e de Maracanã, à meia-noite.
O final de semana junino na Maria Aragão prossegue no domingo (14), com o Teatro Casemiro Coco e o Auto do bumba meu boi, às 18h. Em seguida, a dança portuguesa Tradição de Portugal da Liberdade entra no Terreiro de Maria, às 19h. Os bumba bois de Leonardo e Nina Rodrigues sobem ao palco às 20h e 21h, respectivamente. Ainda no domingo junino do "Terreiro de Maria", apresentam-se a Companhia Barrica, às 22h; e o Grupo Piaçaba, às 23h. À meia-noite, o batalhão do Boi de Ribamar invade o terreiro com o som contagiante de suas matracas.

Nenhum comentário: