Contador de visitas

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Começa os julgamentos de animais na Expoimp 2015

Na categoria Bezerra, levou o título a Acala Fiv da Fazenda Igarapé Grande.
Divulgação / Assessoria
IMPERATRIZ – Começou, nesta terça-feira (7), o julgamento de animais na 47ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). O juiz Fábio Miziara avaliou 31 animais da raça Nelore de fazendas do Maranhão.
No total, foram realizados dez julgamentos. Na categoria Bezerra, levou o título a Acala Fiv da Fazenda Igarapé Grande. Já na categoria Reservada Campeã, a bezerra Ica-II da Fazenda Arco-Íris ficou com o título.
Para o proprietário da Fazenda Igarapé Grande, Fernando Torres Araújo, primeiro lugar é fruto de muito trabalho e o resultado é prazeroso. Ele contou como é o processo de preparação dos animais para o torneio.
“A preparação começa logo quando o animal nasce. Aí a gente escolhe os animais que vão para o time de pista. Alguns não seguem, vamos tirando, adicionando até chegarmos aos melhores”, relatou.
Juiz desde 1992, Fábio Miziara já julgou mais de 20 mil animais por todo o Brasil. Ele conta que a principal característica levada em consideração no momento do julgamento é a identificação de animais que têm maior capacidade de produção.
“Levamos em conta a estrutura de corpo, animais de estrutura forte, arqueamento de costela, estrutura de garupa, animais que representam uma pecuária de ciclo curto, com bom desenvolvimento de musculatura, longevidade de aparelho reprodutor e características de funcionalidade: feminilidade e masculinidade”, afirmou.
Miziara também destacou a importância da região na produção pecuária do Maranhão. “Um terço da produção de gado maranhense está na região Sul do Estado. Esta aqui é uma região forte de pecuária no Maranhão”, disse.
Durante a 47ª Expoimp serão julgados gados Nelore, Tabapuã e equinos.

Nenhum comentário: