Contador de visitas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Crise econômica afeta o setor de transporte, diz CNT

O diesel, principal insumo do setor, ficou 7,4% mais caro.
Foto: Reprodução/Internet
BRASIL – ​Neste ano, as empresas de transporte acumulam redução de 12,1% de receita líquida, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o resultado é efeito da crise econômica sobre o setor. “O baixo desempenho da economia brasileira, a alta da inflação, a elevação da carga tributária e da taxa de juros afetaram negativamente o desempenho do setor”, diz o informativo divulgado pela CNT nessa segunda-feira (28).
Ainda segundo a confederação, por ser uma atividade meio e por manter conexões com os demais setores, o transporte é diretamente impactado pelo nível da atividade econômica do país. A redução do volume de negócios promoveu a diminuição da demanda pelos serviços de transporte e, consequentemente, do faturamento das empresas transportadoras.
Em 2014, o Produto Interno Bruto brasileiro expandiu apenas 0,1%. No mesmo período, o setor de transporte e logística teve variação real positiva de apenas 0,9% na receita líquida. Já o modal rodoviário registrou queda de 0,6%.
De acordo com a CNT, o diesel, principal insumo do setor, ficou 7,4% mais caro. Outros fatores que impactam sobre o setor são a reoneração da folha de pagamento e a alta de dois pontos percentuais da taxa básica de juros.

Nenhum comentário: