Contador de visitas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Estudantes de 26 cursos superiores fazem Enade


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que é obrigatório no Brasil, foi tranquilo; alunos de cursos superiores responderam a 40 questões
Estudantes universitários aguardam para fazer a prova do Enade na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Estudantes universitários aguardam para fazer a prova do Enade na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (Foto: Flora Dolores)
Estudantes de ensino superior de cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social e Turismo fizeram ontem as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em todo o Brasil.
O objetivo é avaliar o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos previstos nos currículos de graduação, servindo como indicador da qualidade do ensino superior no país. Em São Luís, as provas foram aplicadas pontualmente ao meio-dia e o certame durou quatro horas. Ao todo, foram avaliados estudantes de 26 cursos.
Os testes foram respondidos na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB-Renascença II) e na Faculdade Pitágoras (Turu). Os estudantes foram submetidos a uma avalição com40 questões, sendo 37 objetivas e três discursivas.
No prédio da UNDB, por exemplo, mais de 20 salas ficaram disponíveis para o Enade. O estudante Jhonatan Sales, de 24 anos, aluno no curso de Administração da Faculdade Ceuma, revelou que vinha se preparando há bastante tempo para os testes e espera atingir a nota máxima.
“Nós estávamos mobilizados para o Enade, realmente interessados em alcançar uma boa média, e a minha expectativa é a melhor possível. Estou tranquilo e espero que dê tudo certo”, disse o estudante, minutos antes de adentrar o prédio.
Lacuna Zero
Segundo o professor Humberto Oliveira, do Departamento de Direito da UNDB, a instituição criou o projeto “Lacuna Zero”, do qual ele é o coordenador, especialmente para incentivar os alunos, a partir de uma plataforma com todos os elementos do exame, a um envolvimento maior, para que os resultados possam ser os melhores possíveis.
“Isto porque entendemos a indiscutível importância desse exame para que o Ministério da Educação possa aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, sendo essencial para o futuro do nosso país”, disse o professor Humberto Oliveira.
O Enade é um exame obrigatório. O estudante que não compareceu ou deixou o local de prova antes de uma hora após o início das provas, agora se encontra em situação irregular. O resultado deverá ser divulgado no segundo semestre do ano que vem e o gabarito estará disponível hoje. Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
História
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.
O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso.
Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.
Realizar o Enade é importante, pois, além de propiciar prestígio acadêmico, pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, permite comparar o desempenho individual com o de milhares de colegas, bem como o do curso realizado com os outros da área no estado, na região e no país.
Também poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação. Além disso, é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo condição prévia a conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.
Mais
Cursos avaliados este ano
Este ano, foram avaliados estudantes dos cursos de graduação de Administração, Administração pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - jornalismo, Comunicação Social - Publicidade Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo. Também foram avaliados cursos tecnológicos de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Nenhum comentário: