Contador de visitas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Confirmados mais quatro casos de bebês com microcefalia no MA

De acordo com o boletim divulgado na tarde de ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, os casos mais recentes foram diagnosticados nas cidades de Barra do Corda, Dom Pedro e Humberto de Campos

Foto: Graffo
Mais quatro casos de microcefalia foram confirmados ontem, 9, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As ocorrências mais recentes estão nas cidades de Barra do Corda (2), Dom Pedro (1) e Humberto de Campos (1). Das 36 crianças com microcefalia no estado, em pelo menos 25% dos casos as mães tiveram Zika Vírus - transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue - durante a gestação.
Até terça-feira, 8, haviam sido confirmados 32 casos de microcefalia no estado, conforme a nova referência determinada pelo Ministério da Saúde para cálculo do perímetro cefálico, que hoje é de 32 centímetros. Além dos casos de Barra do Corda, Dom Pedro e Humberto de Campos, de acordo com a SES, também foram registrados casos de microcefalia nos municípios de Coroatá, São Francisco do Brejão, Buriticupu, São José de Ribamar, São Luís, Santa Inês, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Urbano Santos, Açailândia, Davinópolis, São João dos Patos, Codó, São Domingos do Azeitão, Axixá, Pio XII e Santa Rita.
Segundo a SES, ainda há um caso de uma criança com microcefalia que nasceu em Imperatriz e que reside atualmente com a família na cidade paraense de Dom Elizeu. Amanhã,o Governo do Estado deverá divulgar um plano estadual de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com informações da secretaria, na ocasião será anunciada a implantação de uma rede assistencial, composta por neuropediatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros profissionais.
Segundo a SES, os profissionais de saúde deverão atuar no controle do mosquito e da microcefalia em dois hospitais do estado: o Hospital Materno Infantil, da cidade de Imperatriz - que atenderá pacientes das regiões central e tocantina - e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís.
Procurado ontem por O Estado, o secretário de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, informou que, na tarde de ontem, esteve presente em uma reunião em Brasília, cujo tema foi o combate à microcefalia. “ Nos próximos dias, deveremos intensificar as ações, visando coibir o aumento dos casos”, disse.
No sábado (5), o Governo Federal - por meio do Ministério da Saúde (MS) – lançou em Recife (PE) o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. De acordo com o MS, o objetivo da iniciativa é formar uma mobilização nacional envolvendo ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com estados e municípios, para conter novos casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika.
Até o dia 28 do mês passado, conforme parecer do MS, 1.248 crianças em pelo menos 14 estados nasceram com suspeita de microcefalia. Desde então, a pasta decretou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no país. Ainda de acordo com o MS, o combate ao mosquito Aedes aegypti é fundamental para o controle do surto de microcefalia no país.
Mais
Cidades em que houve registros
de crianças com microcefalia no MA
- Barra do Corda
- Dom Pedro
- Humberto de Campos
- Coroatá
- São Francisco do Brejão
- Buriticupu
- São José de Ribamar
- São Luís
- Santa Inês
- Caxias
- Imperatriz
- Chapadinha
- Urbano Santos
- Açailândia
- Davinópolis
- São João dos Patos
- Codó
- São Domingos do Azeitão
- Axixá
- Pio XII
- Santa Rita
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Nenhum comentário: